Os 266 locais de votação de São Luís já estão prontos para receber os quase 620 mil eleitores que irão às urnas na capital amanhã, no segundo turno das eleições. Durante todo o dia de ontem, foi intensa a movimentação nas escolas em que foram montadas as cabinas de votação. As aulas foram suspensas para que mesários e funcionários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) pudessem instalar as urnas eletrônicas e identificar as salas com os números das seções eleitorais. A frota de ônibus e o policiamento serão reforçados durante toda a votação, que ocorrerá das 8h às 17h, em horário local.

Segundo o TRE, a estrutura que será utilizada amanhã é praticamente a mesma do primeiro turno. As únicas mudanças foram a instalação de três novos postos de transmissão em São Luís: no CSU Cohab, Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo, localizado na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e no Colégio Dom Bosco, no Renascença II. Com isso, foram totalizados 106 Postos Avançados de Transmissão (PATs). No primeiro turno foram 103 PATs. Outra modificação é na atuação da Força Nacional de Segurança, que ficará restrita à Região Metropolitana de São Luís.

A instalação das urnas eletrônicas ocorreu no fim da tarde. Após a identificação de todas as seções e instalação das urnas, os equipamentos foram testados e lacrados para garantir a lisura do processo. Após os testes, os locais de votação foram trancados e policiais militares fazem a segurança, impedindo o acesso de pessoas não autorizadas. As escolas só serão abertas amanhã, quando chegarem os mesários para início do atendimento aos eleitores. Todo o processo de organização dos locais de votação é acompanhado por um oficial do TRE-MA.

Em São Luís, funcionarão nove zonas eleitorais, divididas em 266 locais de votação. A capital é o maior colégio eleitoral do estado e concentra 13% do total de eleitores de todo o Maranhão. Na capital funcionam as zonas 1ª, 2ª, 3ª, 10ª, 76ª, 88ª, 89ª, 90ª e 91ª. Todas elas localizam-se no Fórum Eleitoral Desembargador Francisco Costa Fernandes Sobrinho, na Avenida Senador Vitorino Freire, Madre Deus, onde foram treinados os mesários que trabalham nesta eleição.

Os mesários receberam treinamento sobre como desempenhar a função para que nenhum problema ocorra durante as eleições e para que fossem passados a eles os atuais procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral. O eleitor que ainda tiver dúvidas poderá checar qual o seu local de votação por meio do site (www.tre-ma.jus.br) ou através do Disque-Eleitor (0800-098-5000).

As eleições

Lei Seca – A venda e consumo de bebida alcoólica estará proibida, em todo o estado do Maranhão, das 18h de hoje até as 18h de amanhã, durante este segundo turno. O descumprimento da determinação consistirá em crime de desobediência, punível com detenção de 15 dias a seis meses ou multa, conforme o artigo 330 do Código Penal Brasileiro.

Transporte – A frota de ônibus circulará durante todo o dia, amanhã, com o mesmo quantitativo operante nos dias normais, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). A decisão foi tomada em comum acordo com todas as empresas e consórcios que operam no sistema integrado de transporte coletivo de São Luís e comunicada ao TRE/MA.

Segurança – Um contingente de 2 mil policiais militares será responsável pela segurança na Região Metropolitana de São Luís. Além disso, o policiamento nos locais de votação e nas áreas próximas será reforçado. As atividades da PM serão desenvolvidas com o auxílio de viaturas, motocicletas e por meio do policiamento a pé.

Eletrônicos – Considerados inseparáveis por muitos eleitores, celulares, smartphones, tablets, câmeras digitais e aparelhos de MP3 não podem ser levados para a cabine de votação, devendo ficar com os mesários. O eleitor que fizer uma selfie na urna durante a votação pode pegar até dois anos de prisão e pagar multa de cerca de R$ 16 mil. O ato pode ser considerado boca de urna.

Boca de urna – Amanhã, até o término do horário de votação, que acontece das 8h às 17h (horário local), é proibida a aglomeração de pessoas usando camisetas, bonés do partido ou outros instrumentos de propaganda, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos. Todas as infrações serão coibidas por fiscais do TRE-MA.

Manifestação – O eleitor só pode manifestar sua preferência por partido político, coligação ou candidato, por meio de bandeiras, broches ou adesivos, desde que isso ocorra de forma individual e silenciosa. Bastam duas pessoas usando a mesma camisa de um candidato reunidas em praça pública para o ato ser considerado infração eleitoral.

Prisões – Desde terça-feira, 21, nenhum eleitor pode ser preso. Pela Legislação Eleitoral, nos cinco dias que antecedem as eleições, até dois dias após o término do pleito, só podem ser detido o eleitor que for pego em flagrante, aquele contra o qual exista uma sentença criminal condenando-o por crime inafiançável, como racismo, ou por desrespeito a salvo-conduto.

O Estado


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...
O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.