A Prefeitura de São Luís deu início nesta semana à construção de uma rede de drenagem profunda na Rua Brasília, no Bairro Santa Bárbara. Com cerca de 500 metros de extensão, a obra vai solucionar os problemas de alagamentos no acesso principal ao bairro no período de chuvas.

O projeto consiste na implantação de tubulações em aço, com um metro e meio de diâmetro, além de uma galeria com 22 bocas de lobo e 11 poços de visita, que servem de acesso à rede canalizada.

“Esta é uma obra de infraestrutura urbana fundamental para a qualidade de vida da comunidade. Quando estiver pronta, vai trazer conforto, segurança e tranquilidade para os moradores, que não terão mais de viver sob tensão por conta dos recorrentes alagamentos que ocorriam no período chuvoso. O compromisso do prefeito Edivaldo é de melhorar a qualidade de vida do ludovicense”, afirmou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo.

O sistema de drenagem vai orientar o fluxo correto de águas pluviais que, devido à geografia da região, escoavam do bairro São Raimundo e acumulavam sobre a pista principal de acesso ao Santa Bárbara. Na última estação chuvosa, devido ao volume atípico, o bairro ficou praticamente isolado, além de dificultar o acesso a outras comunidades que também utilizam a Rua Brasília, como Tajaçuaba, Vila Magril e Vila Vitória.

A execução do projeto segue em ritmo acelerado. As obras foram iniciadas na última terça-feira (16) e em três dias já foram escavados 150 metros da área onde serão instalados os tubos de escoamento da galeria. Nesse curto período, as equipes iniciaram a concretagem dos poços de visitas.

O início das obras com antecedência em relação ao período chuvoso trouxe alívio para os moradores. “A gente vinha cobrando uma providência e, quando começaram os serviços, foi um alívio para todos os moradores. Com essa obra vejo que existe um esforço da Prefeitura em trazer os benefícios para as comunidades”, afirmou a professora Maria de Jesus do Nascimento, 43 anos.

Coroadinho

A Prefeitura também está realizando o trabalho de infraestrutura em outros bairros da cidade como no Coroadinho. As equipes da Semosp realizam serviços de drenagem superficial na Rua Bom Jesus, a fim de solucionar o problema de acúmulo de água na pista, responsável por danificar a cobertura asfáltica. O local vai receber uma galeria, com trilho, de 7 metros de extensão, além de recomposição da camada de asfáltica.

“As melhorias têm chegado aos poucos. A gente sabe que muita coisa precisa ser feita ainda para melhorar o bairro, mas reconheço o esforço que a Prefeitura vem fazendo para atender as necessidades dos moradores”, comentou a aposentada Maria de Fátima Sousa.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...
O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.