Os aproximadamente 40 metros de altura, dois funcionários, um homem e uma mulher, viveram momentos de grande tensão no final da manhã desta quinta-feira (23). Eles realizavam serviços de manutenção predial na parte externa de um edifício localizado no bairro da Ponta D’areia, em São Luís-MA.


Enquanto trabalhavam normalmente, os dois foram surpreendidos pelo rompimento de um dos cabos de sustentação da plataforma de trabalho em altura que se encontravam.

Mesmo com a estrutura bastante inclinada, os dois funcionários, conseguiram se manter no interior da plataforma, graças ao equipamento de segurança que utilizavam. No solo, dois outros operários acompanharam o instante do acidente, e imediatamente, acionaram o Corpo de Bombeiros.

Uma equipe especializada do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) foi deslocada. A bordo da Unidade de Resgate e Salvamento (URSA-03) os bombeiros seguiram em direção ao local do acidente. Uma viatura do Coordenador de Operações e uma ambulância do Batalhão de Emergência Medica (BBEM), também foram mobilizadas para o atendimento à ocorrência.

Com os dois trabalhadores em situação de risco, a intervenção dos bombeiros foi imediata. A equipe especializada avaliou rapidamente a situação. Por conta da instabilidade da plataforma, optou por içar as vítimas o que seria bem mais ágil e mais seguro.

Um dos membros da guarnição acessou os trabalhadores por meio da descida em uma linha de rapel e blocou (permaneceu fixo) na altura correspondente às vítimas. Enquanto isso, os bombeiros que estavam na cobertura do prédio montaram um sistema de vantagem mecânica que foi levado até o bombeiro blocado. A partir daí, foi feito a clipagem nas vítimas, que foram içadas uma por vez. Logo em seguida, o socorrista também foi içado até o ultimo pavimento.

O homem e a mulher foram resgatados com segurança e não sofreram nenhum ferimento. A retirada da plataforma ficou sob a responsabilidade da empresa que estava prestando o serviço.
“Não é uma ocorrência que atendemos com frequência, mas mesmo assim, destinamos várias horas de treinamento para missões dessa natureza. Realizamos aqui um trabalho em equipe e a sincronia entre nós fez toda a diferença no momento do atendimento”, comentou o sargento Dayvison após participar do salvamento.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.