Lixão às margens do Rio Preguiças em Barreirinhas espanta turistas e atrai urubus; veja imagens

    As imagens abaixo mostram o total descaso com a natureza em uma das regiões mais visitadas por turistas no Maranhão. As margens do Rio Preguiça, em Barreirinhas, está parecendo um lixão a céu aberto.

    No bairro Cruzeiro ninguém suporta o mau cheiro e a presença de urubus.

    O lixo de Atins é transportado na balsa e se espalha pelo local indo parar nas águas do rio. Poluição total!

    Confira abaixo.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Esgoto escorrendo na Litorânea: problema antigo e falta de vergonha!

    Um problema antigo e que ninguém consegue resolver. Sem providência alguma por parte dos órgãos competentes, a água proveniente da rede de esgoto continua escorrendo para o mar na Litorânea, Região Metropolitana de São Luís.  São desejos, sem tratamento, que descem para o Rio Pimenta provocando uma grande poluição.

    O pior é que o que antes era só apenas uma língua de água agora parece mais um vômito de fezes, que além de prejudicar a vida marinha, prejudica a vida humana causando doenças de pele, entre outras. E para piorar afasta turistas pela falta de balneabilidade na praia.

    A população é obrigada a conviver com a poluição pois entra governo, sai governo, e ninguém faz nada.

    Confira nas imagens abaixo.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Praia do Meio, São Marcos, Calhau estão totalmente impróprias para o banho; confira os demais pontos

    A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) divulgou um laudo o qual estudou 22 pontos  de banhos em praias da Grande Ilha, onde aponta 17 locais como impróprios para o banho. Os locais contaminados estão distribuídos entre as praias de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. As praias de São Marcos, Calhau, do Olho d’Água, Araçagi, Praia do Meio e Olho de Porco estão 100% impróprias para o banho.

    O laudo refere-se à ação de monitoramento realizada no período de 21/12/2020 a 18/01/2021, integrando a série de acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias da Ilha do Maranhão.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Mancha de óleo é encontrada pela Marinha no Delta do Parnaíba

    NOTA À IMPRENSA

    São LuísMA, em 18 de setembro de 2019.

    O Comando do Distrito Naval, por intermédio da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), informa que tomou conhecimento da existência de uma suposta mancha de óleo de origem indeterminada e que também foi encontrada uma tartaruga oleada na Ilha de Poldros, pertencente ao município de Araioses-MA, Área de Preservação Ambiental encravada no Delta do Parnaíba.

    Ato contínuo, uma equipe da Capitania dos Portos foi designada para se deslocar até Araioses e, em conjunto especialistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Capitania dos Portos do Piauí, coletará material na localidade para investigar a origem da mancha de óleo e as responsabilidades pelo acidente ambiental nas águas jurisdicionais brasileiras.

    A CPMA disponibiliza os seguintes canais de comunicação para receber denúncias, reclamações e sugestões da população: [email protected], e os telefones 08000988432 e (98) 2107-0721.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.