O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria da República, instaurou um novo Procedimento Administrativo (PA) para rastrear o uso das emendas parlamentares impositivas, conhecidas como emendas pix, em mais cinco Prefeituras maranhenses.

No início do mês, a PR já havia aberto outro P.A para acompanhar o caso em Prefeituras de Junco do Maranhão, Dom Pedro, Trizidela Do Vale, Jenipapo dos Vieiras, Vitória Do Mearim e Santa Filomena Do Maranhão (reveja AQUI).

Os novos Executivos maranhenses alvos do rastreio do Ministério Público Federal são Magalhães de Almeida, Santa Quitéria, Miranda do Norte, Nina Rodrigues e São José dos Basílios.

O artigo 166-A da Constituição Federal (Emenda Constitucional nº 105/2019), estabeleceu que as transferências especiais (“emendas PIX”) serão repassadas diretamente ao ente federado contemplado, independentemente de celebração de convênio ou de instrumento congênere; pertencerão ao ente federado no momento da efetiva transferência de recursos; e deverão ser aplicadas em programas específicos das áreas de competência do Poder Executivo do ente federado beneficiado.

A Procuradoria quer barrar o uso irregular dos recursos oriundos das emendas pix e, por isso, decidiu acompanhar o recebimento dos recursos.

O caso está sob o comando do procurador da República, José Raimundo Leite Filho.

Neto Ferreira 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O candidato a vereador de São Luís, Liviomar Macatrão (Republicanos), participou na última terça-feira (24) do ...
O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria da República, instaurou um novo Procedimento Administrativo (PA) ...
Uma cena lamentável de violência e desordem tomou conta da porta do comitê do candidato a ...
Clarisse Milhomem e Dijé, da Comédia Pão com Ovo, retornam ao Golden Shopping Calhau para mais ...
A sessão plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão desta terça-feira (24) foi marcada pelo repúdio de ...
A deputada federal Lucyana Genésio (PDT-MA) protocolou o Projeto de Lei (PL) 3591/24, que institui a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.