O projeto é de toda a família, mas capitaneado pelo mais influente membro do clã Brandão e principal articulador financeiro, Marcus Brandão, pai do jovem Orleans Brandão, escolhido para ser o sucessor do tio Carlos Brandão, se for eleito em 2026 ao cargo de governador.

Até lá, o “minino”, como é conhecido na família, terá que vencer muitos obstáculos. Não existe nenhum jurídico, até mesmo na idade quando estará completando 31 anos e a Constituição permite até os 30 anos.

Ser sobrinho do governador, que ficará no cargo e comandará sua sucessão ajuda muito, ser membro da família que comanda o poder, demais. Mas o fato de ter iniciado na política apenas no ano passado, quando foi indicado pelo tio governador para uma secretaria que trata de assuntos municipalistas, ainda não lhe deu experiência mínima para ter jogo de cintura e circular entre os políticos.

Natural de São Luís, mas radicado em Colinas, onde cuida dos interesses do pais, o jovem nunca se meteu nas reuniões que definem quem será o prefeito da cidade comandada pela família e não tem moral para oferecer pitacos nas disputas internas de outras cidades. Mas não é o que tem feito o imberbe. Embora secretário municipalista para tratar de interesses de 217 cidades, tem subido nos palanques e manifestado interesse em apoiar somente um em detrimento dos demais.

Por essa razão, tem gerado descontentamentos dentro do grupo que apoia o governador, o que pode comprometer seu projeto e da família. Brandãozinho, ao que parece, não tá nem aí, pois apenas mostra o espelho do pai, que atropela quem possa lhe atrapalhar, inclusive o titular do Blog do Luis Cardoso.

Em caso de sair mesmo candidato, dinheiro e o poder da máquina não lhe faltará, restando apenas ter que enfrentar os políticos, notadamente senadores, deputados federais e estaduais. Até agora, a maioria dos atuais políticos não tem levado à sério o projeto do clã.

Em se tratando do mesmo grupo, tem fila. Roseana Sarney, antes de ser candidata ao cargo de governadora, foi secretária particular da Presidência da República e deputada federal. O próprio Brandão também foi deputado federal.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diretor da Codevasf Gil Cutrim recebeu em sessão solene nesta segunda-feira dia 21 no plenário Nagib ...
Medida foi tomada após descumprimento de liminar sobre transporte escolar A pedido do Ministério Público do ...
Disputa mais acirrada do país teve compra de votos Em Nova Olinda do Maranhão, os mais ...
Vítima de um enfarte fulminante, faleceu na madrugada deste domingo, 20, em São Luís, o jornalista ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.