Flávio Dino foi desleal com o Partido Comunista do Brasil, diz dirigente histórico do PCdoB
Aloísio Barroso, dirigente histórico do PCdoB
A DESERÇÃO DISFARÇADA DO GOVERNADOR
Após meses inventando uma conversa de “fusão” partidária com o PSB, o governador do Maranhão desfila-se do PCdoB, às vésperas de reunião da Direção Nacional convocante do seu 15º Congresso. Flávio Dino e seus funcionários passaram mais de um ano plantando fartas notas na mídia burguesa sobre algo inexistente, enquanto aprontava as malas para o PSB: este partido, inclusive, jamais deu uma palavra formal sobre a tal “fusão” com o PCdoB. Igualmente, comunicara à imprensa, cerca de dois anos antes das eleições de 2022, repetindo que ele votaria em Lula à presidência da República, em pronunciamentos completamente à revelia da direção partidária. Pior, ele mesmo – e por si mesmo! – declarara-se candidato àquele posto (Valor Econômico, 26/07/2019) sem ter havido qualquer discussão substantiva nesse sentido.
Flavio Dino foi DESLEAL com o Partido Comunista do Brasil, provocou enorme confusão na militância de norte a sul, chegando a insinuar que o PCdoB estaria liquidado institucionalmente; outra mentira que mistura não realizar eventualmente a (restritiva e antidemocrática) “cláusula de barreira”, com o suposto fim da representação parlamentar e institucional desse partido. Mais ainda: para não sair sozinho do Partido tentou “arrebanhar” importantes lideranças comunistas, que, dignamente, a isso rechaçaram. O que faz suspeitar que havia também o objetivo de “esvaziar” e assim desacreditar mais ainda o PCdoB. Ou aparentá-lo mais insignificante.
Portador de juras à democracia – e tendo dado inegável contribuição a esta dura luta -, várias vezes porta-voz loquaz do “materialismo histórico”, assim como dizia-se praticante do “centralismo democrático”, Dino desmorona ideologicamente e sai do PCdoB – o que é um direito seu. Mas revela que coleciona sobejas mostras de mandonismo e caciquismo político, típicos de políticos liberais-burgueses, portanto inteiramente avesso ao (árduo e inquietante) caminho coletivo das decisões e convicções comunistas. Conduta essa igualmente incompatível com a perseverança militante para as grandes transformações que requerem os combates de classe à transição ao Socialismo.
CENTENÁRIO, o Partido Comunista do Brasil e seus militantes já viveram todas as lacerantes vicissitudes que se pode esperar de uma corrente político-ideológica compromissada com os trabalhadores até as últimas consequências. Por isso mesmo, além de ajustar (criticamente) suas políticas, não pode legitimar passivamente a retórica de trânsfugas ambiciosos que choramingam agora a “acolhida fraterna” que sempre tiveram da gloriosa legenda comunista.
AVANTE!
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
É mesmo? O que esperar de comunista? Hein camarada? Bem feito. Desgraceira esse PCB e esse governador. . Coisa mais retrógrada. Tem que enterrar essa ideologia que matou mais do que Nazismo.
CHORA, MORENA! TIO FLAVIO AGORA É SOCIALISTA. DEIXOU DE SER COMUNISTA. KKK OS CLOROQUINOS DE PLANTÃO SURTAM. KKKKKK E O COMUNISMO MATOU MAIS QUE O NAZISMO? QUANDO? ONDE? CARA, NEM SABE O QUE TKKKKKK E O CAPITALISMO MATA MAIS QUE OS DOIS JUNTOS. TRÊS DOENÇAS DA HUMANIDADE, SENDO QUE O NAZISMO É A PIOR. MAIS ISSO DE POLÍTICO É QUASE PRA TODOS. HOJE ESTÃO ALI, AMANHÃ ESTARÃO AÍ DENTRO. E SEGUE O MUNDO…
SÓ PRA LEMBRA; O NAZISMO MATOU CERCA DE 19 MILHÕES DE PESSOAS O COMUNISMO MATOU CERCA DE 94,4 MILHÕES DE PESSOAS AO REDOR DO MUNDO SENDO SÓ NA CHINA 65 MILHÕES.
Boa tarde! Sua nota parece mais fofoca. É óbvio que, pretenso lançar-se candidato a presidência, ele tem que viabilizar sua candidatura, e para isso uma das alternativas é mudar para partido com mais envergadura, com mais capilaridade que o torne uma opção a ser viável. Isso acontece a toda hora. O presidente da república e seus filhos mudam de partido com a mesma intenção e, até então, não vimos comentários nesse blog. Flávio Dino é uma ótima opção frente ao asno que temos como “presidente”. Lula e Ciro e os demais deveriam apoiá-lo nesse projeto.
Minha opinião.
Resposta
A nota a que você, equivocadamente, se refere é um artigo de um dirigente nacional do PCdoB em um desabafo. Aliás, procure se informar melhor, pois a cúpula comunista está detonando teu patrão. Lamento!
Ela pode correr pra qualquer canto, que não é mais eleita para nada. Duvida?!
AGORA, MEU GOVERNADOR, POR FAVOR, DESISTA DESSA IDEIA DE SÃO JOÃO EM SETEMBRO. NADA A VER. MUITAS MORTES. PRA QUE QUE ÍNDIA VAI REBOLAR? E PARE COM ISSO DE LEVAR GRUPO CULTURAL COM 10 PELADOS (QUANDO DÁ DEZ) PRA ESSE “ARRAIAL DA VACINAÇÃO”. POR QUE SOMENTE OS DEZ GRUPOS DE SEMRPE? QUEM ESCOLHE QUEM VAI? COMO É FEITA A ESCOLHA? QUEM FICA DE FORA SEMPRE É DISCRIMINADO. OU AJUDA TODO MUNDO OU NÃO AJUDA NINGUÉM. GRUPO GRANDE E FANMOSO NÃO PRECISA DE DINHEIRO. QUEM ESTÁ PRECISNDO SÃO OS GRUPOS MÉDIOD E PEQUENOS. É LÓGICO.
Flávio Dino, o exterminador de OLIGARQUIA, nosso futuro senador.
Comunista e desleal são sinônimos!!!
Todo comunista é desleal, principalmente com a população que o colocou no poder, pois prefere empobrecer o povo e quebrar o estado para manter o seu projeto de poder!!!
NENHUM OVO COLOCA UM GOVERNO COMUNISTA POR QUE QUER. ELES SEMPRE TOMAM O PODER PELA FORÇA. FD ERA COMUNISTA, AGOA É SOCIALISTA, MAS INTEGRA UM SISTEMA AMPLAMENTE CAPITALISTA.
CORRIGINDO: POVO. KKKKKK