César Asfor Rocha e o Senador José SarneyCésar Asfor Rocha e o Senador José Sarney

Antes da eleição do primeiro turno, o blog informou a preferência do senador José Sarney pela indicação do amigo pessoal, César Asfor Rocha, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Federal, para compor a corte do Supremo Tribunal Federal, com base em informações de fonte de Brasília.

Na data da publicação do post, o STF havia empatado em 5 a 5 a decisão sobre a aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa para estas eleições

Fora colocado aqui que, com a aposentadoria do ministro Eros Grau, restava uma cadeira vazia na composição do STF.

E mais: que o senador José Sarney estaria trabalhando pela indicação de Asfor Rocha, que é favorável à aplicabilidade da nova regra somente para o ano seguinte da sua promulgação, para consolidar as candidaturas de alguns senadores pelo PMDB com chances de vitória.

Com o segundo empate no STF, prevaleceu a decisão do TSE que validou a lei para estas eleições. Com essa decisão, o PMDB, que elegeu dois senadores posteriormente barrados pela Ficha Limpa, Marcelo Miranda (TO) e Jader Barbalho (PA), este último da tropa de choque do presidente do Senado Federal.

O PMDB e Sarney decidiram encampar o nome do Asfor Rocha para ocupar a a 11° vaga no Supremo para que a questão da Ficha Limpa seja votada novamente antes do recesso parlamentar.

Sarney levou Rocha para um almoço nesta semana com o presidente Lula que logo tornou-se amigo do ex-presidente do STJ. Em Brasília, a indicação vem sendo dada como favas contadas. Vamos aguardar!


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O candidato a prefeito de São Luís, Dr. Yglésio (PRTB), recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral do ...
Candidata a prefeita de Itinga do Maranhão, Vete Botelho ganha força e protagonismo com o apoio ...
Um princípio de incêndio foi registrado, na madrugada desta quarta-feira (2), o terceiro andar da maternidade ...
Uma pesquisa de intenção de votos realizada pela Absoluta Pesquisas sob o registro MA-01675/2024 confirma o ...
Grupo criminoso oferecia até R$ 40 mil para que candidatos desistissem do pleito Caxias/MA. A Polícia Federal ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.