Agência Senado:

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) aprovou nesta quarta-feira projeto de lei que exige pelo menos três anos de filiação a um mesmo partido para que o candidato possa concorrer nas eleições. A proposta prevê ainda a perda imediata do mandato para quem deixa a legenda com o qual foi eleito. Aprovado com ressalvas, o projeto de lei segue agora para a Câmara dos Deputados.

Baseando-se em decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o “troca-troca” de políticos entre partidos, o relator do projeto, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), acrescentou ressalvas às medidas propostas pelo autor da proposta, senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

Uma delas diz que o candidato não terá de respeitar o prazo de três anos, nem perderá o mandato se mudar de sigla por conta da incorporação ou fusão de partido e da criação de um novo partido.

A mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário ou grave discriminação pessoal que torne impossível a convivência partidária também permitem a mudança do político de sigla sem a perda do mandato.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nessa reta final das eleições municipais, a cidade de Itapecuru-Mirim tem visto uma reviravolta na disputa ...
Em uma demonstração de força o jovem Fernando Pessoa foi recebido por uma multidão no povoado ...
Artista é alvo de investigação sobre lavagem de dinheiro e divulgação de jogos online ilegais O ...
Na manhã desta terça (24/09), a PF cumpriu mandados de busca e apreensão e quebra de ...
Na segunda-feira (23/9), a Justiça de Pernambuco determinou a liberação de 17 investigados pela Operação Integration ...
A cidade de Tuntum acaba de receber um reforço no efetivo policial e varias viaturas, trazendo ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.