Enquanto no Maranhão os dados eram camuflados pela Secretaria de Saúde, até que este blog começou a publicar o número real de infectados e de mortos pela gripe A (chamada gripe suína), forçando a secretaria a se manifestar, no Piauí o governador Wellington Dias (PT), com duas mortes causadas pela gripe, decretou estado de emergência.

Ontem (22), Dias reuniu autoridades na tentativa de traçar estratégias para combater a gripe. O decreto de situação de emergência vai vigorar por três meses e garante maior facilidade, por exemplo, na compra ou no aluguel de equipamentos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), como respiradores, informa a Agência Brasil.

Ainda segundo a Agência Brasil, outra medida adotada, de acordo com nota publicada pelo governo do Piauí, foi a liberação de 16 leitos do Hospital da Polícia Militar para pacientes transferidos do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela que não estejam com a doença. Dessa forma, o instituto, que funciona como referência no Estado para o tratamento da gripe, ficará à disposição de pessoas infectadas pelo vírus Influenza H1N1.

As grávidas com suspeita de terem contraído o vírus não serão mais tratadas na Maternidade Dona Evangelina Rosa, mas no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela.

O governador autorizou ainda um estudo de viabilidade para que o Laboratório Central (Lacen) do Piauí possa ser equipado para realizar os exames que detectam a doença. Atualmente, o teste é realizado apenas pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e o resultado demora até três semanas para ficar pronto.

Diferenças – Por aí se observa como se governa. No Maranhão não foi feito nada de pelo menos próximo das medidas do Governo do Piauí. Aqui a população conta com a sorte: primeiro, para não pegar o vírus da Gripe A e, por fim, resta rezar para que a doença não se transforme em fatalidade.

No Governo Roseana Sarney resolveu-se fazer politicagem até com a Saúde. Em vez de cuidar do básico e de tomar medidas para combater uma doença como a Gripe A, o secretário da Saúde, Ricardo Murad, tratou de inventar a construção de 64 hospitais, cujo futuro é virar elefantes brancos.

Os maranhenses não merecem. O Maranhão precisa mudar de rumo pelo menos uma vez. Do contrário seguirá como um Estado privatizado, sem perspectivas, com uma governadora caprichosa que brinca de governar.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nos próximos 15 dias, Diego Galdino, atual secretário-executivo do Ministério do Esporte, assume interinamente o comando ...
A emissora conquistou o primeiro e o terceiro lugares na categoria Vídeo da premiação que visa ...
Em defesa do cidadão, na tarde da última sexta-feira (20), a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), ...
Em uma demonstração de força e apoio popular, mais de 15 mil pessoas tomaram as ruas ...
A candidata à prefeitura de Axixá, Roberta Maria Gonçalves Barreto (MDB), de 45 anos, registrou um ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.