PF constata o desvio de R$ 92 milhões por ex-prefeitos em interior do Maranhão
Carros de luxo foram apreendidos hoje de manhã, além de sequestro de 62 imóveis adquiridos com o dinheiro desviado da prefeitura de Jenipapo dos Vieiras na gestão do ex-prefeito Jean. Outro parente dele, Carrim, foi preso por posse ilegal de armas.
Não houve prisão de nenhum dos ex-gestores, mas tio e sobrinho (Jean e Gustavo) foram indiciados. Gustavo, que assumiu em 2013, disse que não houve operação de busca e apreensão na sua casa em Jenipapo dos Vieiras
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, dia 29 de novembro de 2018, a operação HYBRIS com a finalidade de reprimir crimes de responsabilidade, lavagem de dinheiro e organização criminosa praticados pelos ex-gestores da prefeitura de Jenipapo dos Vieiras no período de 2005 a 2013.
As investigações foram iniciadas no ano de 2012 e culminaram com a identificação de um esquema criminoso que se apropriou de recursos públicos por meio de fraude em licitações e sua posterior ocultação com a compra de vasta quantidade de imóveis no interior do Estado do Maranhão, distribuindo-os entre familiares do ex-prefeito do
município.
O grupo criminoso atuava desde 2005 dissimulando os desvios de verbas públicas destinadas aos fundos de participação municipal, saúde e educação por meio da contratação de empresas familiares que operacionalizavam as ações, que aconteciam principalmente com o saque em espécie de milhões de reais.
O prejuízo aos cofres públicos, segundo levantamentos preliminares, gira em torno de R$ 92 milhões de reais. Vale lembrar que o município de Jenipapo dos Vieiras apresentou-se como a terceira cidade com menor índice de desenvolvimento humano – IDHM do Maranhão no ano 2010.A Polícia Federal cumpriu 11 (onze) mandados judiciais de busca e apreensão nas cidades de São Luis, Jenipapo dos Vieiras e Cedral e, ainda, foi determinado o sequestro judicial de 62 imóveis que estão em nome dos investigados. A operação contou com a participação de 60 (sessenta) Policiais Federais desta Superintendência Regional do Maranhão.
O nome Hybris da operação vem de Aristóteles, que definia a humilhação de pessoas pelo mero descaso, independente de causa ou qualquer coisa que tenha acontecido ou que elas tenham feito. Hybris não é o acerto de contas por erros cometidos – isso é vingança. Hybris é o descaso que alguém tem pelos outros, ou pelos deuses, quando acha que pode fazer tudo que quiser.
Os envolvidos foram indiciados pelos crimes de responsabilidade, lavagem de dinheiro e associação criminosa, cujas penas máximas podem alcançar 22 anos de prisão.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
BOM A PF FAZER UMA VARREDURA EM OUTROS MUNICÍPIOS DO MARANHÃO!
EXEMPLO: PINDARÉ MIRIM.
NÃO SE PAGA FUNCIONÁRIOS CONTRATADOS A MESES!
NAO SE VER OBRAS NO MUNICÍPIO!
PRINCIPALMENTE NA ZONA RURAL!
NEM ESTRADA SE QUER TEM!
MAIS SE TEM FAZENDAS MILIONÁRIAS E CARROS DE LUXOS
FICA DE OLHO PF.
Tá demorando o ministério público e a polícia federal chegarem em São Bento.
Lá o prefeito rouba na cara de pau e ninguém consegue fazer nada a cidade está abandonada e ele contratando empresas de parentes para prestar serviços.
Ministério público do Estado Maranhão vamos acordar e investigar por favor
Esta é uma das razões porque os prefeitos e governadores do nordeste não queriam Bolsonaro para presidente, sabem que a cobra vai fumar…
Porque os nomes dos bandidos não foram publicados?
Tem que morrer na cadeia seus vermes, tirando o pouco que o pobre tem Bolsonaro vem ai ??
Essa subraça moral rouba o Nordeste há décadas.Em 1958 vi o 1° trem da Central do Brasil passar em Três Rios, com centenas de retirantes, que na época eram chamados de “flagelados”. Parecia filme de terror. Homens, jovens, mulheres e crianças esfomeados, maltrapilhos e fedendo longe. E essa canalha, até hoje, roubando seus próprios conterrâneos. Merecem pena de morte, pois eles a aplicam no próprio povo há muito tempo, sem piedade.
Ta demorando a policia Federal e o Ministério Publico fazer uma varredura geral na cidade de Jatobá MA, há 22 anos o mesmo grupo, pai, sobrinhas e agora filha, manda e desmanda na cidade, eleitos comprando votos da população, a cidade não tem nada, falta tudo, desde a merenda escolar, até enfermeiros nos hospitais, quem quê fazer alguma consulta deve se dirigir as cidades vizinhas, e todos os asseclas da prefeita ou prefeitura ostentando casas luxuosas, apartamentos em Teresina, carros de luxos, lá isso é notável e visível é tudo escancarado pra população. Policia Federal tomem providencia daquele miserável município que sofre pelo descaso dos gestores publico
TEM QUE INVESTIGAR MILAGRES DO MARANHÃO SÓ PARENTE TRABALHA NA PREFEITURA ETC E O EX PREFEITO FICOU MILIONARIO
TEM QUE INVESTIGAR MILAGRES DO MARANHÃO SÓ PARENTE TRABALHA NA PREFEITURA ETC E O EX PREFEITO FICOU MILIONARIO
Gostaria muito que a PF fosse a cidade de de Graça Aranha-MA, la a cidade na gestão do atual pref não fez uma obra, mais o que chama a atenção e que o mesmo e dono de quase toda a cidade, compra qualquer imóveis a venda, esbanjando só de carro de luxo, e muitas licitações suspeitas, e até a data de hoje não se ver uma fiscalização, a câmara e comanada por sobrinho que tive o mandado por compras de votos, mais continua no cargo. PF passem por la!!
Tem que investigar Buriticupu
Não tem uma obra feita com recurso do município.Não tem dinheiro pra nada.Nem pra comprar alimentos. Mas o prefeito está cada vez mais rico,comprando postos de gasolina e gado.E os fornecedores sem receber.E coisas sendo compradas sem licitaçao.