Das duas uma: o prefeito reeleito do município de Bacuri, Dr Washington, não tem advogado eleitoral, ou então, o gestor municipal decidiu debochar da Justiça Eleitoral. Um dos maiores absurdos das eleições dos últimos anos no Maranhão aconteceu esta semana na cidade.

Um vídeo de mais de dois minutos de duração, publicado nas redes sociais do atual prefeito e também do candidato a prefeito que ele apoia para sua sucessão, Jovan (Republicanos), reúne todos os médicos que atuam no Município, os quais os salários são pagos com recursos públicos, inclusive, profissionais do Programa Mais Médico do Governo Federal, para declaração de apoio em favor do candidato governista.

A peça publicitária de campanha eleitoral é editada com a marca e o número da campanha de Jovan, os médicos de forma sincronizada para além de declararem votos para o candidato apoiado pelo prefeito, também pedem votos dos seus pacientes eleitores e sustentam que o trabalho médico deles só irá continuar na cidade de Bacuri caso o candidato do partido Publicanos [10] vença a eleição.

Para completar o verdadeiro “show de horrores” que fere em cheio as regras eleitorais, ao final do vídeo produzido para a campanha eleitoral, ainda aparece o prefeito Dr Washington, que também é médico e confirma que os servidores públicos municipais contratados para prestação serviços médicos irão ser demitidos se o seu candidato a prefeito não vencer a eleição.

O vídeo é um completo e cristalino abuso de poder político e econômico mesmo. O Art. 73 inciso III do Código Eleitoral é bem claro quando diz que é conduta vedada “ceder servidor público ou empregado da administração direta ou indireta federal, estadual ou municipal do Poder Executivo, ou usar de seus serviços, para comitês de campanha eleitoral de candidato, partido político ou coligação, durante o horário de expediente normal, salvo se o servidor ou empregado estiver licenciado”.

Esse caso envolvendo os médicos do Município de Bacuri, independente do resultado da eleição, deverá ser alvo de uma Ação de Investigação Eleitoral. Pois além da conduta vedada – usar servidores na propaganda – ainda indica que esses Médicos estão todo dia trabalhando a serviço da candidatura de Jovan.

– O que dizem os especialistas da área 

Três dos  maiores advogados eleitorais ouvidos pelo Blog do Domingos Costa, classificaram o vídeo da seguinte forma: “absurdo”; “Imbecilidade sem tamanho”; “loucura a nível extremo”.

Domingos Costa 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Giancarlo Santos Massete Ribeiro, ex-Secretário de Regularização Fundiária de São José de Ribamar e pai da ...
A deputada federal Lucyana Genésio (PDT-MA) foi ao Ministério da Saúde, para acompanhar os trâmites da ...
A Polícia Civil do Maranhão, através da Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa ...
Pessoas ligadas ao clã Amovelar, em anonimato, contaram que o grupo liderado pelo Velho Luís, pretende ...
O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), declarou apoio ao prefeito de São Benedito do Rio ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.