Exploração ilegal de madeira extraída de terras indígenas está sendo investigada

A Polícia Federal no Maranhão deflagrou, nesta terça-feira (2/9), mais uma fase da operação Arariboia Livre, com o objetivo de intensificar o combate ao desmatamento ilegal (extração, beneficiamento, comercialização) nas proximidades da terra indígena Arariboia, além de materializar medidas de contenção e outras que contribuam para a desintrusão e combate aos crimes ambientais.

A ação foi desencadeada em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão.

Nessa fase, sete empreendimentos foram fiscalizados com o objetivo de verificar a legalidade do funcionamento, bem como a origem da madeira encontrada no local. Em sua maioria, os estabelecimentos não tinham licença dos órgãos ambientais competentes, verificando-se o armazenamento de produtos florestais sem comprovação da origem.

Uma pessoa foi presa em flagrante pelo crime de receptação qualificada e por vender, expor a venda, ou ter em depósito madeira e outros produtos de origem florestal sem licença válida para o tempo de armazenamento.

Desde que a operação Arariboia Livre teve início, no ano passado, houve o cumprimento judicial de 11 mandados de busca e apreensão; fiscalização da Polícia Federal em 98 estabelecimentos madeireiros; prisão em flagrante de 16 pessoas; apreensão de 2.373,772 m³ de madeiras sem Documento de Origem Florestal, além de ter sido destruído/inutilizado grande quantidade de instrumentos utilizados na prática de infração ambiental.

A Polícia Federal continua monitorando os alertas de desmatamentos no estado do Maranhão e planejando ações para reprimir o comércio e a receptação de recursos florestais extraídos de terras indígenas, além de repressão a outros ilícitos ambientais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hereditário, desde os julgamentos das RE 878.694 e 646.721, a distinção entre casos envolvendo casamento estável ...
A Justiça Eleitoral deferiu a candidatura de Vete Botelho (PSB) à Prefeitura de Itinga do Maranhão, ...
A mais recente pesquisa realizada pelo instituto Prever, divulgada neste sábado, 14 de setembro, revela uma ...
As ruas de Bacabal se transformaram em um verdadeiro carnaval na tarde/noite desta sexta-feira (13), com ...
Direito e Ordem O ministro Humberto Martins, quando exercia a função de Corregedor Nacional de Justiça, ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.