A Comissão de Constituição e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) analisou, na manhã desta terça-feira (10), medidas provisórias e projetos de lei, entre enviados pelo Governo do Estado e de iniciativa parlamentar. A comissão agora é presidida pelo deputado Ricardo Rios (PDT) e da reunião participaram também os parlamentares Rafael Leitoa (PDT), Zé Inácio (PT), Antônio Pereira (DEM) e César Pires (PV).

O novo presidente da CCJ fez uma avaliação positiva da reunião, cuja pauta continha 78 matérias. Ele destacou o projeto de iniciativa do Governo do Estado que trata do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado (ZEE), do Bioma Amazônico Maranhense, relatado por Rafael Leitoa.

“Foi uma reunião muito produtiva e a avaliação é positiva, nesta que foi a segunda do ano da CCJ, na qual foram apresentados pareceres importantes, como ao projeto do Estado que trata de zoneamento ecológico. Tem parecer favorável apresentado pelo relator Rafael Leitoa e sobre outras matérias importantes para a população do Maranhão”, disse Ricardo Rios.

Rafael Leitoa, que é vice-presidente da CCJ e relator de várias medidas provisórias, avaliou positivamente a reunião. Uma das medidas provisórias relatadas por ele é a de número 302/19, que altera a Lei 6.503, de novembro de 1995, dispondo sobre o Estatuto da Policiais-Militares do Maranhão.

Outra MP relatada por Leitoa é a de número 303/2019, que dispõe sobre a Perícia Oficial de Natureza Criminal, órgão integrante da Estrutura da Polícia Civil do Maranhão, criando o cargo de perito criminal geral. O relator pediu vista da matéria por conta de haver recebido proposta do sindicato da categoria, para apresentar emenda dando autonomia administrativa e que o cargo seja ocupado por um profissional que venha da classe especial. “A representante da Associação dos Peritos Criminais que pediu autonomia administrativa e que o perito geral venha da classe especial. Vamos discutir as propostas antes da apreciação da MP”, contou.

Meio Ambiente

Duas outras medidas provisórias foram relatadas por Rafael Leitoa: a de número 304/219, que reduz a alíquota de IMCS sobre referentes, e a 305, que dispõe sobre a anistia de multas e juros relacionados a IPVA. O parlamentar contou que o projeto sobre Zoneamento Ecológico será enviado com urgência para a Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo deputado Adelmo Soares (PCdoB). Nesta terça-feira, Adelmo analisou com assessores a pauta para a próxima reunião da comissão e deve incluir essa matéria.

Vários outros projetos de lei foram distribuídos para os relatores, que apresentarão pareceres na próxima reunião da CCJ.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais uma ocorrência de violência política assustou os moradores de Bacabal. A Polícia Militar prendeu dois ...
Há poucos dias das eleições, a população de Arari-MA mostra que quer renovação na gestão municipal ...
A uma semana das eleições municipais, o Instituto de Pesquisa Exata divulgou o cenário eleitoral do ...
Na última terça-feira, 24, um episódio de compra de votos abalou o cenário político de Axixá, ...
Na noite desta quarta-feira, 25, o candidato a vereador de São Luís, Liviomar Macatrão (10111), participou ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.