Ascom/PMSL

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou hoje (27), a entrega do pacote de obras realizadas em 42 unidades básicas e outros equipamentos da rede municipal. Dessas, 22 já foram entregues. São Luís ganha duas novas unidades: o Centro de Saúde Valdecy Eleutéria Martins – Alto Paraíso e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi).  

A série de obras inclui, ainda, a entrega da cobertura da piscina do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi) e a assinatura da ordem de serviço para início da reforma do prédio onde será instalado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na Avenida dos Africanos. 

“Esta série de obras é o resultado de um plano de trabalho com foco na qualidade do atendimento em saúde da população”, afirmou o secretário de Saúde do Município, Gutemberg Araújo. “Reformamos e equipamos nossas unidades básicas e modernizamos, com aparelhos de última geração, os serviços do Laboratório Central e do Almoxarifado.” 

Hoje foi a vez do novo prédio que vai reunir Ouvidoria, Cartão SUS e a Assistência Farmacêutica, na Rua Oswaldo Cruz, s/n, Centro. A solenidade contou com a presença do prefeito João Castelo e do secretário Gutemberg Araújo. O prédio foi adaptado para as novas funções, ganhou revisão nas instalações elétricas e hidráulicas, pintura e reforma da cobertura, além de móveis e computadores. 

A nova sede do Laboratório Central Liana Maria Fiquene Couto será inaugurada na quarta-feira, 28, às 10h30. O prédio fica na Avenida Guaxenduba, 199, Centro. Com dois pavimentos, foi equipado com modernos aparelhos para realização de exames e serviços em análises clínicas. A estrutura faz do Laboratório Central referência para a capital e cidades do interior. 

Na quinta-feira, 29, será a vez do Centro de Saúde Carlos Alberto Salgado Borges –Maracanã (Estrada da Vitória, s/n), às 10h30. O prédio recebeu pintura, nova cobertura do telhado, revisão elétrica, hidráulica e sanitária, revisão de portas e fechaduras, reforma do piso na área externa e instalação de ar condicionado.  No mesmo dia, às 11h30, será entregue oficialmente o novo prédio do Almoxarifado Central, na BR 135, KM 06, galpões 16 a 18, Maracanã. A estrutura passou por pintura, reforma da cobertura e revisões nas instalações. E o sistema de controle, estoque e distribuição foi todo automatizado, o que significa ganho de tempo e diminuição dos custos com medicamentos e insumos. 

Atendimento a crianças, jovens e idosos – A saúde mental ganha reforço, com a inauguração do Centro de Atendimento Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), com sede à Rua Raimundo Correa, 91, Monte Castelo, e do CAPS III, à mesma rua, número 107. Ambos serão entregues no dia 30 deste mês. O CAPSi atenderá jovens de até 15 anos e o CAPS III, fruto da ampliação dos serviços do CAPS II, vai oferecer, além do atendimento clínico, leitos de observação. 

No Residencial Paraíso será inaugurado o Centro de Saúde Valdecy Eleutéria Martins– Alto Paraíso, na segunda-feira, dia 2, às 10h (Avenida Paraíso, s/n). A unidade básica de saúde da família foi construída para atendimento de equipe (médicos e enfermeiros) e dispõe de duas salas de odontologia, ginecologia, sala de reunião e setor administrativo. 

Na mesma data, às 16h, será assinada a ordem de serviço da obra do novo prédio do Samu, que passará a funcionar na Avenida dos Africanos, próximo à Lusitana. “Encontramos o prédio ideal para instalar o Samu, que ganhará agilidade nos deslocamentos em razão da localização. Além disso, terá um moderno sistema de comunicação para atender melhor a população”, afirma o secretário. 

E encerrando o pacote de obras da saúde do Município, na terça, dia 3 de abril, será entregue a cobertura da piscina do Caisi, no Sítio Leal, Qd-N, n-12, Filipinho. Com a cobertura, os idosos atendidos pelo Centro terão mais conforto em suas atividades físicas aquáticas. Em seguida, às 11h30, será entregue o novo Centro de Saúde Embrião Astrolábio Caldas Marques – Vila Bacanga, na Avenida dos Portugueses, s/n. O prédio foi reformado, ganhou duas novas salas e foi reequipado. 

BOX:

PROGRAMAÇÃO

ORDEMDATALOCAL
127/0310h30 – Ouvidoria – Cartão SUS –  Assistência FarmacêuticaRua Oswaldo Cruz, s/n, Centro
228/0310h30 – Laboratório Central Liana  Maria Fiquene Couto Avenida Guaxenduba, 199, Centro
329/0310h30 – Centro de Saúde Carlos  Alberto Salgado Borges – MaracanãEstrada da Vitória, s/n 

11h30 – Almoxarifado Central, na  BR 135, KM 06, galpões 16 a 18, Maracanã

430/0310h – CAPSi e CAPS IIIRua Raimundo Correa, números 91 e  107
502/0410h – Centro de Saúde Valdecy  Eleutéria Martins – Alto ParaísoAvenida Paraíso, s/n, Residencial  Paraíso 

16h – Ordem de serviço do SAMU

Avenida dos Africanos, próximo à  Lusitana

603/049h30 – Cobertura da piscina do CAISIQd-N, n-12, Sítio Leal, Filipinho 

11h30 – Centro de Saúde Embrião  Astrolábio Caldas Marques – Vila Bacanga

Avenida dos Portugueses, s/n


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Evento deve movimentar a economia local com estrutura de ponta, segurança e grandes atrações, como Ivete ...
O Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça de Carolina, acionou o Judiciário, ...
A Promotoria de Justiça de São Mateus, com atribuição eleitoral, instaurou um Procedimento Preparatório Eleitoral para ...
O Ministério Público Estadual instaurou inquérito civil por supostas contratações irregulares no município de Magalhães de ...
No interior do veiculo, havia duas crianças menores de cinco anos, que não utilizavam qualquer dispositivo ...
Operação NONSENSE investiga grupo criminoso por inflar matrículas no EducaCenso para desviar quase R$ 200 milhões ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.