Morre Ziraldo, aos 91 anos

    Correio Braziliense

    Ziraldo ficou famoso por criar a história do personagem Menino Maluquinho, ainda na década de 1980. Entre outras obras, o escritor se tornou um dos mais aclamados escritores infantis do Brasil

    O trabalho de Ziraldo marcou a história do Brasil – (crédito: MARCELO CORREA/ DIVULGAÇÃO)

    Morreu neste sábado (6/4), o jornalista, cartunista, chargista, pintor e escritor Ziraldo Alves Pinto. Ele tinha 91 anos. Ziraldo ficou famoso por criar a história do personagem Menino Maluquinhoainda na década de 1980. Entre outras obras, o escritor se tornou um dos mais aclamados escritores infantis do Brasil. Ziraldo deixa três filhos — Daniela Thomas, Fabrízia Alves Pinto e Antonio Pinto.

    Segundo informações da assessoria de imprensa da família do cartunista, Ziraldo morreu por volta das 15h deste sábado. Ele estava em casa e dormia. A informação da morte foi primeiro dada pela emissora Globonews.

    Mineiro de Caratinga, Ziraldo nasceu em outubro de 1932, o mais velho de sete irmãos.

    Carreira ilustre da arte brasileira

    Além do popular O menino maluquinho, as obras de Ziraldo permeiam a arte infantil brasileira. O primeiro trabalho de Ziraldo data de 1939 (com apenas 6 anos de idade). Trata-se de um ilustração publicada no jornal A Folha de Minas — onde anos depois, em 1954, passou a comandar uma página de humor.

    Formou-se em direito em 1957, na Faculdade de Direito de Minas Gerais. Antes dos sucessos com trabalhos infantis, Ziraldo trabalhou no Jornal do Brasil e O Cruzeiro, com charges políticas.

    A Turma do Pererê foi o primeiro trabalho nacional em quadrinhos e mergulhou no folclore brasileiro. O material parou de circular com o advento da ditadura militar em 1964. Cinco anos depois, Ziraldo fundou o periódico O Pasquim — com importante posicionamento político.

    Logo após o Ato Institucional Número Cinco (AI-5) da ditadura, em 1968, Ziraldo foi preso.

    Foi só em 1979 que Ziraldo passou a se dedicar a literatura infantil. O maior sucesso, O menino maluquinho, foi publicado em 1980.

    Histórico de saúde

    Em 2018, Ziraldo sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, e precisou de uma internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ainda em 2013, o cartunista sofreu um infarto durante uma viajem para a Alemanha.

    Visita ao Correio Braziliense

    A sexta-feira 21 de outubro de 2016 ficou para sempre na memória de todos os profissionais que estavam na redação do Correio Braziliense. O ilustre cartunista fez uma visita a redação do Correio durante passagem por Brasília para participar da Bienal Brasil do Livro e da Leitura. Ziraldo Alves Pinto morreu neste sábado (6/4).

    Na manhã de 22 de outubro de 2016, o jornalista Severino Francisco escreveu sobre a visita de Ziraldo à redação do Correio. “A redação do Correio esteve agitada. Não era nenhum ator da Rede Globo; era o escritor, chargista e quadrinista Ziraldo, o autor de Flicts, Menino Maluquinho, Turma do Pererê, entre outros personagens célebres. O que se reverenciava era o talento, o humor e a inteligência. Ziraldo deu autógrafos, desenhou o Menino Maluquinho, tirou fotos e conversou com a turma da arte do Correio. Ele está de passagem em Brasília para participar da Bienal Brasil do Livro e da Leitura e falará sobre o tema Como ler para crianças“.

    Em outro trecho do texto, Severino Francisco escreve: “Sabe por que o Brasil sempre está péssimo nos rankings de ensino?, indaga Ziraldo. E responde: Porque os gênios da matemática têm dificuldade de ler e entender os enunciados. ‘Noventa e cinco por cento dos brasileiros são analfabetos funcionais. Contaram-me que, no último Enem, entre milhões de textos, só havia cerca de 250 corretos. O governo tem de parar de se preocupar com o ensino médio. Não há como, se não para de mandar milhões de crianças analfabetas para o ensino médio'”.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Morre a fundadora do Magazine Luiza aos 97 anos

    Agência Brasil

    A fundadora do Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato, morreu na madrugada desta segunda-feira (12), em Franca, no interior paulista, aos 97 anos. Ela era tia da empresária Luiza Helena Trajano, atual presidente do Conselho de Administração da empresa.

    Aos 31 anos, investiu as economias dos anos de trabalho no varejo para comprar seu próprio negócio, a loja de presentes Cristaleira, localizada no centro de Franca, que depois foi rebatizada de Magazine Luiza.

    No início da década de 90, ela escolheu a sobrinha Luiza Helena Trajano como sucessora à frente dos negócios. Na época, a empresa era uma rede de varejo de eletroeletrônicos e móveis familiar, com lojas localizadas, principalmente, em cidades de São Paulo e Minas Gerais. Sob o comando de Luiza Helena, o Magazine Luiza tornou-se uma varejista nacional e de capital aberto.

    “Muitos dos valores que hoje regem os mais de 30 mil colaboradores do Magalu são reflexo do jeito de pensar e de agir de sua fundadora. Tia Luiza tinha uma energia quase inesgotável para o trabalho. Não importava se a tarefa a ser feita era empacotar um produto ou descarregar um caminhão de mercadorias. Era uma vendedora apaixonada, que conhecia as necessidades, os gostos e as possibilidades de seus clientes. Cada um deles era e deveria ser tratado como alguém especial, como a razão de ser do negócio”, diz nota da Magazine Luiza.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Morre o ex-vereador de São Luís Pádua Nazareno

    O ex-vereador de São Luís e engenheiro Pádua Nazareno morreu neste domingo (11), após anos lutando contra um câncer. Atualmente, era secretário municipal licenciado de Mobilidade Urbana de Paço do Lumiar.

    Pádua Nazareno também foi vereador de São Luís, obtendo a maior votação da história política da capital maranhense. Ele também foi secretário de Trânsito e Transporte na gestão do então prefeito Jackson Lago.

    O corpo de Pádua Nazareno será velado a partir das 18h deste domingo na Pax União do centro. Ainda não há informações sobre o local do sepultamento.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Morre em Teresina a ex-prefeita de Caxias Márcia Marinho

    O Informante 

    Faleceu neste sábado, em Teresina (PI), onde estava hospitalizada, a ex-prefeita de Caxias (MA) Márcia Marinho, 65 anos.

    Esposa do ex-deputado Paulo Marinho e mãe do deputado federal suplente, Paulo Marinho Júnior, Márcia Marinho enfrentava um câncer há vários anos. Há seis anos havia feito um transplante de medula em São Paulo. O estado de saúde da ex-prefeita se agravou recentemente e ela foi levada hospitalizada em Teresina, onde faleceu hoje.

    Além de prefeita de Caxias, Márcia Marinho, que era filha da desembargadora já falecida Madalena Serejo, foi deputada estadual, deputada federal, ex-secretária da Mulher no primeiro mandato do prefeito caxiense Fábio Gentil e também gerente regional de Pedreiras, no governo de Roseana Sarney, que tinha em sua cota de melhores amigas.

    Márcia era mãe também de João Vitor e da médica  Larissa.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Morre Valdecy Claudino, irmão de João Claudino, um dos fundadores do Armazém Paraíba

    Faleceu neste domingo (28), aos 94 anos, em São Paulo, por causas ainda não divulgadas, o empresário Valdecy Claudino, um dos fundadores do Armazém Paraíba, uma das maiores redes de varejo do Brasil.  Nesta segunda todas as lojas do grupo estarão fechadas.

    João e Valdecy Claudino

    Valdecy e o irmão, João Claudino Fernandes, que faleceu em abril de 2020, fundaram há 65 anos um dos maiores grupos do Norte e Nordeste do país, o Armazém Paraíba, com lojas em vários estados, incluindo o Maranhão.

    O Armazém Paraíba foi fundado em julho de 1958, em Bacabal, pelos irmãos João Fernandes e Valdecy Claudino e se tornou uma das maiores redes de lojas de departamentos no Brasil. Hoje, 65 anos depois, a marca que começou com apenas um ponto de venda, tem mais de 500 unidades em cerca de 350 cidades e conta com mais de 25 mil colaboradores.

    O corpo do empresário Valdecy está sendo velado hoje e será sepultado às 15h30 no Cemitério Morumby, em São Paulo.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Morte de jovem médico, encontrado sem vida em pousada, gera comoção

    Ithallo Ricardo Fortaleza de Paula , de 34 anos, foi encontrado sem vida em um quarto de uma pousada em que costuma hospedar-se na cidade de Primeira Cruz, no Maranhão.

    Foto Reprodução

    Vítima de infarto nesta quarta-feira (24), o Clínico Geral atuava em Santo Amaro, além de Primeira Cruz, e era muito reconhecido na região.

    A morte precoce causou grande comoção nas redes sociais.

    O velório de Ithallo está sendo realizado nesta quinta-feira (25) no Salvatore Funeral Home no Calhau, em São Luís. O sepultamento será no Cemitério Jardim da Paz, na Estrada de Ribamar, na tarde de hoje.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Morre ‘Zé Branco’, voz do ‘Quem manda é você’ e ícone do rádio no MA

    Natural de Caxias, um dos ícones do radialismo maranhense, José Branco, morreu na manhã de hoje, 9 de Janeiro, na Unidade Mista do Bequimão, em São Luís. Ele sofria de Alzheimer e de broncopneumonia.

    Zé Branco

    Zé Branco, como era conhecido, foi a voz do programa radiofônico muito famoso na década de 80 ‘Quem manda é você’. O comunicador teve passagens pelas rádios Gurupi e Difusora.

    O velório será realizado hoje a partir das 15h, na Pax União na Rua Grande, Centro de São Luís e o sepultamento no cemitério do Gavião.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Assembleia manifesta pesar pela morte da mãe do ex-deputado Joaquim Haickel

    A presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputada Iracema Vale, emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Clarice Ponto Haickel, mãe do ex-deputado Joaquim Haickel e viúva do saudoso Nagib Haickel, que também foi deputado e presidiu a Alema.

    Clarice Haickel

    Clarice faleceu na noite desta quarta-feira (27), no Hospital São Domingos, aos 94 anos, de causas naturais.

    O velório está sendo realizado na residência da família, no Olho D’Água.

    A seguir a Nota de Pesar:

    A Assembleia Legislativa do Maranhão lamenta o falecimento da senhora Clarice Pinto Haickel, mãe do ex-deputado Joaquim Haickel e viúva do ex-presidente da Assembleia, Nagib Haickel, ocorrido em São Luís, nesta quarta-feira (27).

    Neste momento de pesar, a Assembleia se associa aos amigos e familiares pela perda da incentivadora da Creche Escola Sementinha, em 1993. E ressalta que o nome e o legado da Senhora Clarice Haickel permanecerão vivos na memória do povo do Maranhão.

    Iracema Vale

    Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito Rigo Teles lamenta o falecimento do escritor e poeta Antônio Carlos

    Nota de pesar:

    É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do escritor e poeta, Antônio Carlos, 66 anos, também conhecido entre os maranhenses pelo apelido carinhoso de Pipoca, ocorrido neste domingo (8) em Brasília.

    Antônio Carlos era membro da Academia de Letras de nossa cidade, e também possuía o título de cidadão Barra-cordense. Um grande profissional da comunicação, que deixa como legado seu amor por Barra do Corda e pelo Maranhão. Neste momento de dor e separação, enviamos nossos pêsames aos familiares e amigos, rogando ao Senhor para que o acolha em sua morada celestial.
    Descanse em paz, Antônio Carlos.

    Rigo Teles
    Prefeito de Barra do Corda

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Morre em Brasília o jornalista Antônio Carlos Lima (Pipoca)

    O Informante 

    Faleceu no início da tarde deste domingo, 8, em Brasília (DF), onde lutava contra um câncer de estômago, o jornalista Antônio Carlos Lima (Pipoca), 66 anos.

    Membro da Academia Maranhense de Letras (AML), Antônio Carlos foi secretário de Comunicação nos governos de Edison Lobão e Roseana Sarney.

    Irmão do jornalista, o empresário Félix Lima, proprietário da Clara Comunicação, e que se encontra em Brasília, disse a O INFORMANTE que está sendo providenciado o traslado do corpo para São Luís.
    O velório acontecerá na Academia Maranhense de Letras.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Morre Dona Dadá, mãe do prefeito Pedro Fernandes e avó do deputado Pedro Lucas

    Morreu na manhã desta terça-feira (3), em São Luís, Raimunda Fernandes Ribeiro, carinhosamente chamada de Dona Dadá, aos 95 anos de idade.

    O neto Pedro Lucas homenageou a avó nas redes sociais

    A mãe do ex-deputado estadual Manoel Ribeiro e do prefeito da cidade Arame, Pedro Fernandes, também avó paterna do deputado federal Pedro Lucas Fernandes e do secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Casé, estava internada há alguns dias no UDI Hospital. As causa não foram divulgadas.

    O corpo de Dona Dadá está sendo velado  na PAX União no Centro da capital. O sepultamento corre às 10hs desta quarta-feira (4) no cemitério do Gavião, na Madre Deus.

    O titular do Blog manifesta pesar á família enlutada.

    A Assembleia Legislativa emitiu Nota de pesar.

    NOTA DE PESAR – Senhora Raimunda Fernandes Ribeiro

    A Assembleia Legislativa do Maranhão lamenta profundamente o falecimento da senhora Raimunda Fernandes Ribeiro, 95 anos, conhecida como Dona Dadá, mãe do ex-deputado Manoel Ribeiro, ocorrido na manhã desta terça-feira (03), em São Luís.

    Neste momento de pesar, a Assembleia presta condolências aos familiares e amigos de dona Dadá, desejando força para que superem a dor da imensurável perda.

    Iracema Vale
    Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.