Tribunal de Justiça do Maranhão notificou 29 situações de insegurança nas comarcas em sete meses

Denise Motta
iG

Vice-presidente da Câmara de Timon, Orleans Moreira Cruz (PMDB), 62, foi preso em maio, acusado de participação em atentado. Em julho, TJMA revogou decisão.Vice-presidente da Câmara de Timon, Orleans Moreira Cruz (PMDB), 62, foi preso em maio, acusado de participação em atentado. Em julho, TJMA revogou decisão.

No Maranhão, existem três juízes com escoltas policiais e pelo menos 30 ameaçados de morte, conforme dados da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA). Dentro da Amazônia Legal, foi o único Estado a registrar atentados contra juízes no primeiro semestre desse ano: foram três atentados em menos de seis meses.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

A residência de um juiz na cidade de Tuntum, distante 305 quilômetros de São Luís, foi alvejada com vários tiros.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Orleans Moreira Cruz (PMDB), 62, foi preso em maio acusado de ter participação no atentado.

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) notificou 29 situações de insegurança nas comarcas em sete meses. Uma média de uma por semana. Mas essas ocorrências vão desde falta de efetivo, passando por arrombamentos e ameaças contra magistrados.

Além de Tuntum, os atentados ocorreram em Rosário, cidade a 100 quilômetros de São Luís, onde houve um arrombamento e em Cururupu, a 465 quilômetros da capital, onde uma juíza foi ameaçada de morte por pistoleiros. Todas essas situações ocorreram após os juízes tomarem decisões contrárias a grupos políticos da região, como investigações que acabaram em mandatos cassados.

Situações como essa obrigaram o TJ-MA a aumentar a segurança nas comarcas. Está em processo de licitação a contratação de vigilância privada armada para as maiores comarcas do Maranhão. Dezesseis postos de fiscalização já funcionam em caráter emergencial e mais 34 passarão a funcionar em setembro. O investimento em segurança nas comarcas do Maranhão chega a R$ 1,8 milhões.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) começou a julgar na tarde desta quarta-feira (02), as ...
De acordo com Dhebora, as agressões teriam ocorrido ao longo de várias horas, e o irmão ...
Jornalista, locutor e apresentador estava internado em um hospital em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, ...
Na noite desta quarta-feira (02), uma grande multidão tomou as ruas do povoado Ipu-Iru a “Capital ...
A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) publicou uma portaria que vai restringir a venda, ...
O candidato a prefeito de São Luís, Dr. Yglésio (PRTB), recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral do ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.