Defesa alega que a decisão foi inadmissível e inconstitucional. Ela é acusada de peculado e formação de quadrilha.

TJMA

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão negou nesta quinta-feira, 19, por unanimidade, habeas corpus em favor de Sâmia Jansen Xavier de Sousa, ex-diretora do TJMA, acusada de crimes de peculato e formação de quadrilha por suposto desvio de dinheiro público em proveito próprio ou de terceiros.

A defesa pretendia a concessão do pedido – exclusivo para a ex-servidora – para trancar a ação penal antes que seja concluída. A ex-diretora geral do TJMA e mais doze pessoas são acusadas na denúncia que envolve distribuição de cargos comissionadas entre amigos e familiares, entre novembro de 2006 e fevereiro de 2007.

O Ministério Público estadual opinou que provas colhidas em sindicância do Tribunal e em inquérito instaurado pelo MP demonstraram que dez cargos foram ocupados por pessoas que não prestaram serviços ao Judiciário no período para o qual foram nomeadas.

Os desembargadores Bernardo Rodrigues (relator), Raimundo Nonato de Souza e Maria dos Remédios Buna, membros da Câmara, mantiveram a sentença do juiz Ronaldo Maciel (2ª Vara Criminal de São Luís), pelo recebimento da denúncia e abertura da ação penal, por entender que há prova da existência do crime e indícios de autoria. O parecer da Procuradoria Geral de Justiça também foi pela denegação do habeas corpus.

DEFESA – A defesa da acusada alega que a decisão do juiz de 1º grau foi inadmissível e inconstitucional, por receber a denúncia de forma genérica e sem fundamentos jurídicos. Sustenta não haver descrição clara da participação da ex-diretora na prática dos atos apontados como criminosos, e que ela jamais soube que seus parentes haviam sido nomeados para cargos do TJMA, pois as nomeações não foram publicadas.

O advogado argumenta que as denúncias não tipificam crime de peculato e que não há elementos que permitam concluir pela tipificação do crime de quadrilha ou bando. Pediu concessão de liminar e o trancamento da ação penal.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O candidato a prefeito de São Luís, Dr. Yglésio (PRTB), recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral do ...
Candidata a prefeita de Itinga do Maranhão, Vete Botelho ganha força e protagonismo com o apoio ...
Um princípio de incêndio foi registrado, na madrugada desta quarta-feira (2), o terceiro andar da maternidade ...
Uma pesquisa de intenção de votos realizada pela Absoluta Pesquisas sob o registro MA-01675/2024 confirma o ...
Grupo criminoso oferecia até R$ 40 mil para que candidatos desistissem do pleito Caxias/MA. A Polícia Federal ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.