A semana politicamente gelada esquentou com a notícia de que a governadora Roseana Sarney (PMDB) e seu grupo querem a candidatura ao Senado de um político de esquerda. Logo depois surgia o nome do suplente de deputado federal (em mandato por conta da vaga de Waldir Maranhão, que deixou a Câmara para ser secretário de Ciência e Tecnologia) Washington Luiz (PT).

Washington Luiz não se fez de rogado: se o partido e aliados toparem, ele topa. Disse ao Blog do Colunão que é complicado, sem abrir a porta para a impossibilidade. E a semana esquentou ainda mais com a declaração de Washington de que toparia também ser o vice na chapa de Roseana.

Estratégia

A decisão do grupo da governadora tem finalidade clara, embora venha embalada para presente como sendo apenas um desejo de eleger alguém da esquerda. O grupo Sarney quer matar a disputa no primeiro turno e sabe que a possibilidade da candidatura de Flávio Dino (PCdoB) pode vir a ser uma pedra no meio do caminho desse desejo.

O que fazer, então?

Interlocutores do grupo Roseana Sarney entraram em contato com membros da direção nacional do PT. Mostraram o desejo de ter o partido coligado com o grupo Sarney. Ouviram que não há a menor possibilidade de intervenção no PT do Maranhão, já que não há como fazer o mesmo em Estados onde a aliança PT-PMDB está travada.

Os interlocutores ouviram que a governadora do Maranhão fizesse o dever de casa, ou seja: procurasse atrair o PT. Daí a estratégia de buscar um candidato ao Senado na esquerda, leia-se no PT.

Mas há entraves dentro do partido. Washington fez de Monteiro presidente do PT maranhense, mas não conta com a maioria dos delegados. Na verdade, dos 175 delegados, algo em torno de 95 são favoráveis a uma aliança com Dino. Mais grave: dentro do próprio grupo de Washington não há unanimidade. Parte do grupo não aceita a coligação com o PMDB.

Tirar o PT dos braços de Flávio Dino é uma grande jogada. Dino trabalha com a idéia de unir no mesmo palanque PCdoB, PSB e PT. Sem o PT, o tempo de televisão no período eleitoral emagreceria substancialmente.

Flávio fala

O deputado federal Flávio Dino reúne a imprensa nesta sexta-feira. Vai apresentar a Carta ao Povo do Maranhão, onde reafirmará sua disposição de disputar o Governo do Maranhão. A Carta também conclama o povo, as esquerdas, as lideranças políticas e os movimentos sociais a se unir em torno de um programa de mudanças para o Estado.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em uma demonstração de força e apoio popular, mais de 15 mil pessoas tomaram as ruas ...
A candidata à prefeitura de Axixá, Roberta Maria Gonçalves Barreto (MDB), de 45 anos, registrou um ...
A Polícia Civil do Maranhão, por meio do Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC/SEIC), ...
Unesco divulgou relatório, em julho deste ano, no qual chama a atenção para os possíveis prejuízos ...
O deputado estadual Glalbert Cutrim esteve em Sucupira do Riachão para reafirmar seu apoio à candidatura ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.