A operação manzuá levou significativa parte das minhas lembranças de criança e adolescente do período junino.

Quantas vezes acordavámos, eu, irmãos e primos, e a molecada do bairro com o barulho das matracas e dos bandeirões, da zabumba e dos instrumentos de metais dos bois de orquestras.

Corríamos para o terreiro junino do João Paulo, criado e mantido pelo saudoso vereador José Cupertino. Sempre pelas madrugadas alegres que nos proporcionavam pegar o sol com as mãos, encher nossas almas de toadas e fazer do corpo a coreografia da felicidade.

Hoje, por determinação dessa tal Operação Manzuá, a partir das 2h não mais é permitido que as brincadeiras de bumba-boi, quadrilhas, danças e outras manifestações possam mostrar o que temos melhor do nosso São João.

A partir das 2h da madrugada, por ordem da Operação Manzuá, São Luís é obrigada a dormir, ainda que sob protestos das suas manifestações culturais. Os terreiros juninos são lacrados, ainda que centenas de turistas não acreditem no que vejam e voltem para a cama; porque até os bares da orla estarão lacrados, a partir das 2h da madrugada.

A ninguém é mais permitido olhar o sol nascer nos bares das praias tomando um chope, sucos, água de côco ou se reforçando com a deliciosa peixada.

A Operação Manzuá tem certo sentido, mas peca nos exageros e nos limites a horários querendo colaborar para reduzir os índices de violência na capital.

A vizinha cidade, Fortaleza, que tem um São João menor em tudo em relação ao nosso, os terreiros amanhecem, os bares da orla funcionam 24h e o policiamento nos locais é ostensivo. E os índices de violência de lá são inferiores aos de cá.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foram feitos dois cenários. No espontâneo, 195 pessoas disseram preferir o candidato Danielzinho, o que corresponde ...
Segundo os números, no cenário espontâneo, a candidatada Cibele Napoleão (PL) lidera a corrida com 63,9% ...
O prefeito de Bom Jesus das Selvas, Fernando Coelho, está no bojo de um inquérito criminal ...
O candidato a vereador de São Luís Irlan Serra realizou um grande ato em uma casa ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.