Já estão abertas as Inscrições para o Miss Maranhão Oficial 2024

É com grande entusiasmo que anunciamos que as inscrições estão oficialmente abertas para o Miss Maranhão Oficial 2024! Este prestigiado concurso de beleza, que tem sido uma vitrine para a elegância, charme e talento das mulheres maranhenses, está de volta para mais uma edição emocionante.

O Miss Maranhão Oficial 2024 será realizado no dia 12 de julho de 2024, às 19h, no renomado Teatro Arthur Azevedo, um dos ícones culturais do nosso estado. Este evento promete ser uma noite inesquecível, repleta de glamour, moda e brilho, onde as candidatas disputarão o título cobiçado de Miss Maranhão.

A vencedora deste prestigiado concurso terá a honra de representar o Maranhão no Miss Brasil Oficial 2024, que acontecerá em São Paulo, no dia 29 de agosto. Será uma oportunidade única de representar nossa cultura, tradições e beleza no cenário nacional.

As interessadas em participar do Miss Maranhão Oficial 2024 podem realizar suas inscrições entrando em contato com o Studio Márcio Prado, coordenador estadual do concurso.

Se você é uma mulher determinada, confiante e apaixonada por representar o Maranhão, esta é a sua chance de brilhar nos palcos do Miss Maranhão Oficial 2024. Não perca esta oportunidade única de fazer parte deste evento memorável e deixar sua marca na história do concurso de beleza mais prestigiado do estado. Prepare-se para uma jornada de autodescoberta, crescimento pessoal e muita emoção.

Inscreva-se agora e embarque nesta jornada rumo à coroa de Miss Maranhão 2024! Para mais informações e atualizações sobre o concurso, siga-nos nas redes sociais : @missmaranhaooficial_
Contato para Inscrições: Studio Márcio Prado – Coordenador Estadual do Miss Maranhão Oficial.
Telefone: 98 988037448 e envie 2 fotos com nome, idade e altura.

Apoio: Helpkini, Restaurante Feijão de Corda, Vizzano Calçados, Bus Transportes, Vereador Astro de Ogum, Vereador Alvaro Pires, Agência SLZ Viagens.

Serviço:

O que: Miss Maranhão 2024
Onde: Teatro Arthur Azevedo
Quando: 12 de Julho de 2024
Horário: 19h
Informações: 98 988037448
Produção Executiva: Vânia Lopes
Realização: Studio Márcio Prado

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Oportunidade: Grupo Equatorial Energia abre inscrições para o Programa Escola de Eletricistas 2024

Em parceria com o Senai, programa de qualificação gratuita vai oferecer 450 vagas para cursos que visam formar profissionais para atuação no setor de distribuição de energia elétrica em seis estados.

O Grupo Equatorial Energia abriu inscrições para a edição 2024 do programa Escola de Eletricistas, que oferece formação gratuita para quem deseja atuar no setor de distribuição de energia elétrica. Ao todo, são 450 vagas abertas, em seis estados, para os cursos que serão ministrados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai). O edital já está disponível no site escoladeeletricistaseqtl.com.br e as inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 02 de maio.

A formação é direcionada para homens e mulheres maiores de 18 anos, que possuam diploma de conclusão de ensino médio e carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B definitiva, dentro do prazo de validade. As vagas serão abertas em 18 municípios dos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul e Goiás. Ao todo, serão disponibilizadas 25 vagas por turma, sem vínculo empregatício, a partir da aprovação em todas as etapas do processo seletivo

De acordo com Alessandra Silvestre, o principal objetivo do projeto é preparar profissionais para ocuparem posição no setor de energia elétrica e contribuir para a transformação na vida das pessoas por meio da educação, geração de emprego e renda. “O projeto tem um impacto enorme na vida das pessoas, pois impulsiona e potencializa a empregabilidade dos participantes, promovendo a educação e qualificação profissional, para que as pessoas tenham chance de desenvolver o seu potencial, afirma Alessandra Silvestre, Superintendente de Atração, Desenvolvimento e Cultura.

A qualificação possui carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112 horas de curso comportamental, que visa apoiar o aluno no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e estruturação do Projeto de Vida. A duração aproximada do programa é de quatro meses e, durante esse período, será ofertada uma ajuda de custo mensal para auxiliar o aluno na conclusão da formação.

O processo seletivo será realizado em etapas, sendo todas de caráter eliminatório e/ou classificatório. A divulgação da lista de candidatos aptos para a realização da prova objetiva, tendo como critério o atendimento aos requisitos estabelecidos no Edital, será divulgada no site escoladeeletricistaseqtl.com.br de acordo com o cronograma previsto no Edital de cada município

Etapas da seleção

No Maranhão, as inscrições acontecem nos dias 02 de maio a 30 de maio de 2024 para São Luís e 02 de maio a 15 de julho de 2024 para as cidades de Bacabal e Balsas. Serão 75 vagas disponibilizadas, sendo 25 vagas por turma. Os links para inscrições serão disponibilizados nos canais de comunicação da Equatorial Maranhão e do SENAI. É importante salientar que as vagas são limitadas, nesse caso, o período de inscrições pode ser encerrado antes do previsto caso atinja o limite de 200 inscrições aptas por localidade.

Os primeiros 200 inscritos aptos no processo seletivo da Escola de Eletricistas, serão convocados para a etapa da prova objetiva, desde que atendam aos critérios estipulados no edital. A prova objetiva será aplicada de forma on-line e ao vivo na plataforma do Microsoft Teams e avaliará conhecimentos de português e matemática dos candidatos. A datas de realização das provas consta no próprio edital. É necessário que o(a) candidato(a) tenha acesso à internet banda larga e o conhecimento de procedimentos simples para acesso ao ambiente virtual de inscrição e avaliações. O regulamento completo está disponível no site: escoladeeletricistaseqtl.com.br

Resultados:
Desde o início do projeto, em 2022, o Escola de Eletricistas já formou 1.134 novos profissionais para atuar no setor elétrico. Destes, 317 são mulheres. O presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, destaca a importância desta iniciativa, que contribui para a transformação na vida das pessoas e impulsiona a promoção do desenvolvimento social. “Estamos muito entusiasmados com esta iniciativa, pois visa não apenas criar oportunidades de emprego, mas também gerar renda ao capacitar novos profissionais para setor elétrico. Nosso objetivo é ir além do desenvolvimento técnico, incorporando também habilidades comportamentais essenciais e valorizadas no atual mercado de trabalho. Esta abordagem é fundamental para preparar esses futuros profissionais, garantindo que estejam prontos para integrar-se de forma imediata e eficaz ao mercado de trabalho”, afirma.

A Trainee Técnico, Ana Leia Telles Dutra, como egressa do programa, conta sobre a mudança de sua vida após a qualificação. “O Escola de Eletricistas foi um divisor de águas em minha vida. Agradeço a Equatorial por essa oportunidade. Após a conclusão do curso novas portas se abriram para mim, participei de um processo seletivo e logo fui aprovada. Atualmente, trabalho na Equatorial Maranhão e me sinto realizada com o que eu faço. Trabalhar todos os dias para levar qualidade de vida por meio da energia é muito gratificante”, relata Ana Leia.

Sustentabilidade – O Escola de Eletricistas é um programa que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o 4 que visa promover educação de qualidade, mas também atende aos Objetivos 1 (erradicação da pobreza), 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (redução das desigualdades), até 2030. Todos esses compromissos reforçam o objetivo maior do Grupo Equatorial em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e um futuro cada vez melhor.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Enem 2024: pedido de isenção da taxa começará em 15 de abril

Imirante

Veja como pedir isenção da taxa de inscrição do exame.

BRASIL – As pessoas interessadas em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 devem ficar atentas. O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição será entre 15 e 26 de abril. Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2023 também precisa justificar a ausência nesse período. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição será entre 15 e 26 de abril. (Foto: Ana Carolina Moreno/g1)

O professor da Educação Básica Alessandro Araújo explica que o Enem é uma das formas de ingressar na educação superior no Brasil.

“O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o conhecimento dos estudantes que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio no Brasil. Ele é usado como critério de seleção para o ingresso em muitas instituições públicas de ensino superior, como as universidades federais e estaduais”, informa.

O professor ainda destaca que os estudantes de escolas públicas podem obter bolsas de estudos integrais ou parciais em universidade privada, por meio do programa Universidade para Todos, o Prouni.

Como pedir isenção da taxa de inscrição

Os interessados deverão pedir a isenção pela internet no portal do Inep, na aba ‘Página do Participante’, com o Login Único do Gov.br.

Segundo o MEC, o Inep prevê a isenção de taxas para aqueles que se enquadram nos seguintes critérios:

  • Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024) em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, com registro no CadÚnico.

O resultado das solicitações de isenção da taxa e justificativa de ausência serão divulgados no dia 13 de maio.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Uema divulga edital para preenchimento de 384 vagas com notas do Enem

Estão abertas, até o dia 15 de março, as inscrições para o processo seletivo simplificado de preenchimento das vagas remanescentes do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O edital vai selecionar candidatos por meio do aproveitamento das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nas edições de 2022 ou 2023.
(Foto: Divulgação / Uema)

O edital do processo seletivo simplificado destina-se a selecionar candidatos, no limite das vagas ofertadas, nos seus cursos de graduação, na modalidade presencial, para o primeiro semestre de 2024.

Serão oferecidas 384 vagas para o primeiro semestre de 2024, distribuídas nos diversos campi da Uema em todo o estado, e nos cursos da grade curricular, conforme disposto no Edital N.º 15/2024-GR/UEMA.

Poderão se inscrever os candidatos que concluíram integralmente o ensino médio, que realizaram as edições do Enem 2022 ou 2023, cuja nota tenha sido igual ou superior a 300 pontos; tenham obtido nota diferente de zero na redação e que não tiveram a matrícula efetivada no Paes 2024.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de março, exclusivamente on-line, por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponível no site https://remanescentes.uema.br/.

A divulgação do resultado da relação definitiva será no dia 29 de março de 2024. O candidato, antes de fazer a inscrição, deverá ler atentamente o edital e, também, todas as demais informações que forem disponibilizadas no site https://remanescentes.uema.br/.

Para mais informações, basta acessar o edital AQUI

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Lojas Riachuelo abre vagas para pessoas com deficiência na função de assistente de loja

Via Trampo 

As Lojas Riachuelo estão comprometidas com a diversidade e inclusão, abrindo vagas para a função de Assistente de Loja destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência. As inscrições estão abertas até 17 de fevereiro de 2024.

Os desafios dessa função envolvem:

  • Realizar o atendimento ao cliente, assegurando uma experiência positiva.
  • Executar os processos operacionais e de visual merchandising da área.
  • Atender o cliente em todos os pontos de contato.
  • Oferecer o cartão Riachuelo e produtos financeiros aos clientes.
  • Conhecer e buscar o cumprimento das metas estabelecidas.

Para se candidatar, é necessário:

  • Ensino Médio Completo.
  • Identificação com o varejo de moda.
  • Disponibilidade de horário, inclusive aos finais de semana e feriados.
  • Gostar de atendimento ao público e ter afinidade com moda.

Além de fazer parte de uma equipe dinâmica e comprometida, os benefícios oferecidos incluem:

  • Assistência médica após 6 meses.
  • Assistência odontológica.
  • Seguro de vida em grupo.
  • Gympass.
  • Parcerias educacionais.
  • Descontos exclusivos na Riachuelo.
  • Vale Refeição ou Alimentação.

Se você se encaixa nos requisitos e busca uma carreira desafiadora e recompensadora, não perca tempo! Inscreva-se AQUI  até 17 de fevereiro de 2024 e faça parte da equipe Riachuelo.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura de São Luís abre inscrição para programa habitacional do Centro Histórico

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) e da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), lançou o novo Cadastro Habitacional de Interesse Social, desta vez vinculado ao Programa de Revitalização do Centro Histórico, com o apoio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe).

Foto Reprodução

As inscrições iniciaram nesta segunda-feira (12) de forma presencial – na Central de Atendimento da Habitação, localizada na Avenida Marechal Castelo Branco, no São Francisco – e seguem até sexta-feira (16). A ação é parte da política de combate ao déficit habitacional da gestão do prefeito Eduardo Braide.

O cadastro servirá de base para a seleção e sorteio de 22 moradias em unidades habitacionais localizadas na Rua do Giz e Rua da Palma, no Centro Histórico, restaurados por meio de convênios celebrados entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Prefeitura Municipal de São Luís, por meio da Fundação de Patrimônio Histórico, que realizou as obras.

Esta é a primeira de muitas ações voltadas para a área habitacional programadas pela gestão do prefeito Eduardo Braide. Oferecer moradias àqueles que precisam é oferecer, também, dignidade, segurança e cuidado. Além disso, o programa chega em um momento especial para o Centro Histórico que, recentemente, ganhou destaque nacional com a eleição da Rua do Giz como uma das seis mais bonitas do país, onde parte das moradias estão localizadas. Isso nos deixa ainda mais entusiasmados”, destacou o secretário Bruno Costa, titular da Semurh.

Público-alvo

Nesta edição, o programa é destinado, exclusivamente, à população do Centro, priorizando idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que, atualmente, residam em ocupações irregulares construídas em espaços públicos e privados, dentre outros critérios que podem ser consultados no Edital nº 001/2021, publicado no Diário Oficial do Município e disponível no portal da Semurh na aba ‘Editais’.

Além de proporcionar maior qualidade de vida à população, o programa pretende incentivar a ocupação e valorizar o Centro Histórico e seus casarões localizados em área de tombamento, que receberam e vêm recebendo investimentos para requalificação e reforma.

Um dos maiores desafios para a gestão do Centro Histórico de São Luís, declarado pela Unesco Patrimônio Mundial, é a moradia. Nos últimos anos, o processo de esvaziamento do Centro em função da falta de moradia criou uma desarmonia, tornando o Centro Histórico não sustentável em função do desequilíbrio entre a moradia e os demais usos, principalmente o institucional e o comercial. O desafio da Prefeitura de São Luís é reequilibrar essa relação e aumentar o número de moradias para que o Centro volte a ser sustentável”, reiterou Kátia Bogéa, presidente da FUMPH.

O programa conta, ainda, com ações de capacitação da população beneficiada, visando promover a autonomia, o protagonismo social, o entendimento em relação ao meio ambiente e ao patrimônio, assim como ações de inclusão produtiva, econômica e social, possibilitando o incremento da renda familiar.

Seguindo as diretrizes da gestão do prefeito Eduardo Braide, a Semispe está sempre buscando ações que promovam o desenvolvimento da nossa cidade. Assessorar as famílias beneficiárias é um dos meios que irão fortalecer a economia local e o avanço no Centro da nossa cidade. Trabalharemos cada vez mais em busca de soluções criativas que contemplem a sustentabilidade e a inovação”, afirmou a secretária Verônica P. Pires, titular da Semispe.

Para inscrição

Para concorrer às moradias, os interessados devem se dirigir até a Central de Atendimento da Habitação da Semurh, localizada na Avenida Marechal Castelo Branco, nº 559 – São Francisco, no horário das 8h às 17h, entre os dias 12 e 16 deste mês.

“Vamos manter as inscrições presenciais por entendermos que muitas pessoas que fazem parte do público-alvo não têm acesso a internet. Devido ao momento, tomaremos todos os cuidados sanitários para resguardar a saúde da população”, explicou Bruno Costa.

Para garantir a participação no processo, é necessário o preenchimento correto de todos os dados solicitados no ato da inscrição e apresentação dos seguintes documentos (original e cópia):

  • Carteira de identidade (Registro)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de endereço
  • Comprovante de renda familiar (contracheque ou declaração de autônomo)

No caso de pessoas ou grupo familiar do qual faça parte pessoas com deficiência, é necessário apresentar, também, laudo médico atestando a condição.

Após a inscrição, os cadastrados receberão visitas da equipe técnica da Semurh para confirmação das informações apresentadas. Vale ressaltar que a realização da inscrição no Cadastro Habitacional de Interesse Social não garante o benefício de moradia no Centro Histórico.

As inscrições deferidas e indeferidas serão divulgadas em mural público na Central de Atendimento da Habitação e, também, publicadas no portal da Prefeitura de São Luís (www.saoluis.ma.gov.br) e no Diário Oficial do Município (DOM).

Aqueles que tiverem sua inscrição indeferida poderão entrar com recurso junto à Central de Atendimento da Habitação no prazo de até dois dias úteis, contados a partir da data da publicação e homologação das inscrições deferidas. Após este período, será lançado novo Edital próprio para seleção/sorteio das famílias.

O sorteio das moradias está programado para a primeira quinzena de agosto. As demais datas podem ser consultadas no edital.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Atenção concurseiros! Vejam quantas vagas para o Maranhão no Banco do Brasil

Uma boa oportunidade surge para concurseiros que ainda não têm formação superior. O Banco do Brasil divukgou edital e abriu inscrições para concurso público, nesta quinta-feira (24) ofertando 141 vagas somente para o Maranhão.

Foto Reprodução

Os cargos disponíveis são de escriturário nas modalidades Agente Comercial e Agente de Tecnologia.

Quem tiver interessado em se inscrever terá que acessar o site da Cesgranrio, até às 23h59 do dia 28 de julho. O valor é de R$ 38.

Os candidatos precisam ter idade mínima de 18 anos e apresentar certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio.

As provas estão previstas para serem realizadas no dia 26 de setembro de 2021 em São Luís, Imperatriz, Timon e Balsas.

Confira aqui o EDITAL

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.