Criminoso chinês procurado pela Interpol é preso pela Polícia Federal em São Luís

    A Polícia Federal prendeu, em São Luís, nesta quinta-feira (23), um estrangeiro foragido da Justiça da República Popular da China, desde 2013 e procurado pela INTERPOL, onde figurava na Lista de Difusão Vermelha (Red Notice). O mandado de prisão foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal.

    Sede da Polícia Federal em São Luís

    O natural chinês de 56 anos, é acusado e de fraude contra o sistema financeiro da China, podendo ser condenado a pena de até sete anos de prisão.

    A Representação Regional da INTERPOL no Maranhão realizou um complexo trabalho de investigação para confirmação da identidade do estrangeiro, que há nove anos atuava como comerciante no centro de São Luís, que abriga um grande núcleo comercial chinês. A prisão foi realizada no momento que o suspeito chegava no local de trabalho.

    Foram realizados, ainda, exames prosoprográficos, onde a identificação de suspeito é feita a partir da comparação de forma objetiva e metodológica dos elementos constitutivos da face apresentados em fotos.

    Agora, ele permanecerá à disposição da Justiça aguardando os trâmites relativos ao processo de extradição.

    A Polícia Federal é a representante da INTERPOL no Brasil, uma organização intergovernamental composta por 195 países membros.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Hacker que desviou R$ 13 milhões do Nubank é preso no Maranhão

    Foragido da Justiça por integrar quadrilha na cidade de Imperatriz, o hacker L.C.M. (nome não revelado) foi preso pela Polícia Civil do Maranhão, numa operação conjunta entre Superintendência Estadual de Investigação Criminal – SEIC (DCCT) e Grupo de Pronto Emprego – GPE/ITZ, no bairro Santa Rita, em Imperatriz.

    Foto Divulgação

    A prisão preventiva faz parte do desdobramento da 2ª fase da Operação Ostentação que deu início na cidade de Imperatriz, em dezembro de 2020 que tem como alvo uma quadrilha que já desviou cerca de R$ 13 milhões do banco digital Nubank.

    Após a prisão, L.C.M. foi levado para o Sistema Penitenciário do Maranhão, onde deve permanecer à disposição da justiça.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Seis homens fogem do presídio de Paço do Lumiar

    Sem muitos detalhes, o sistema penitenciário informou hoje a fuga de seis homens da penitenciária de Paço do Lumiar, conhecido por Apac.

    Quatro deles foram identificados como Erinaldo, França Chaves, Francisco Mesquita e Carlos Diniz. A recaptura aos detentos já foi posta em prática.

    Aguardem novas informações.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.