É ouro! Maranhense supera ansiedade e derruba recorde de 29 anos

    Rayane Soares, que já havia conquistado prata nos 100 metros para pessoas com deficiência visual, dá show e crava recorde mundial.

    Rayane Soares, que já havia conquistado prata nos 100 metros para pessoas com deficiência visual, dá show e crava recorde mundial (Douglas Magno/CPB

    PARIS – A maranhense Rayane Soares disputou neste sábado a final dos quatrocentos metros classe T13 – para pessoas com deficiência visual nas Paralimpíadas. A atleta estava em busca da segunda medalha paralímpica da carreira – ela conquistou a primeira também em Paris na final dos 100 metros. Além do ouro, Rayane também pulverizou o recorde mundial.

    A maranhense superou ansiedade e a notícia de que teria que correr, em tese, em um local desfavorável. Para se ter uma ideia do tamanho do feito de Rayane Soares, ela baixou um recorde mundial que já durava 29 anos. A marca pertencia à americana Marla Runyan, uma atleta histórica dona de cinco ouros e uma prata em Paralimpíadas, mas que também teve a oportunidade de defender os Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000.

    “Eu tenho muita ansiedade, fico com muito medo dos 400 metros e eu pedi a Deus coragem porque treinada eu estava. Eu não gosto de correr na raia oito e descobri ontem de noite, quando eu fui dormir, que eu estava na raia oito. Fiquei muito ansiosa e muito nervosa. Foi difícil dormir, meu coração batia muito forte e minha cabeça batia junto com o coração. O resultado, em si, não me surpreende, mas fazer ele aqui, nos Jogos Paralímpicos, isso sim me surpreende por toda a ansiedade e por todo o medo que a gente sente antes de uma competição como essa”, revelou Rayane Soares.

    Rayane Soares vem em ascensão no esporte paralímpico. Ela foi ouro nos 200 metros, prata nos 100 metros e bronze nos 400 metros no Mundial de Kobe 2024; além de ouro nos 100 metros e 400 metros nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; bronze nos 400 metros no Mundial Paris 2023; ouro nos 400 metros e prata nos 200 metros no Mundial Dubai 2019 e prata nos 100 metros nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019.

    Imirante 

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Independente Clube é tetracampeão brasileiro de tênis de mesa

    O Independente Clube conquistou o tetracampeonato nacional do TMB Challenge Plus, campeonato nacional de tênis de mesa realizado entre os dias 16 e 18 de agosto na cidade de Teresina.

    O clube que teve o apoio do Governo do Maranhão para levar 37 atletas, sendo dois paraolímpicos, que conquistaram mais de 20 medalhas no torneio que reuniu atletas desde 7 anos até 65 anos e de todos os estados brasileiros.

    O Independente Clube tem o apoio da Lei de Incentivo de Esporte do Maranhão. Em São Luís, o clube funciona no Parque Athenas com aulas de segunda a quinta a partir das 15h30 até às 21h30. Nas sextas ocorrem os treinos livres até as 22h.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Ponto facultativo decretado por Rigo Teles é citado na transmissão do jogo de volêi entre Brasil e República Dominicana

    O prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, decretou ponto facultativo para que servidores e alunos possam assistir o jogo da Seleção Brasileira de vôlei contra a Seleção da República Dominicana , que estão se enfrentando agora, 9h.

    Entre as atletas femininas destaca-se a Líbero Nyeme que é da cidade de Barra do Corda.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Rayssa Leal faz história outra vez e conquista o bronze no skate street das Olimpíadas de Paris

    Skatista reage na última manobra e se torna a brasileira mais jovem a subir ao pódio em edições diferentes de Jogos Olímpicos

    Rayssa Leal recebe medalha de bronze nas Olimpíadas de Paris

    Rayssa Leal estava em casa no Parque Urbano La Concorde. Com as arquibancadas cheias de torcedores brasileiros, a atleta recebeu apoio em todos os momentos da final do skate street feminino. Era o palco perfeito para fazer história – outra vez. Com somatório de 253,37, Rayssa conquistou a medalha de bronze no skate street dos Jogos de Paris e, aos 16 anos, se tornou a brasileira mais jovem a subir ao pódio em edições diferentes Olimpíadas. Ela tinha conquistado a prata em Tóquio 2020.

    O pódio ainda teve uma dobradinha de japonesas. Coco Yoshizawa tirou a maior nota da prova, 96,49, e levou o ouro, com somatório de 272,75. Liz Akama registrou 265,95 e ganhou a medalha de prata.

    O caminho até o bronze 

    A decisão do skate street feminino teve dinâmica idêntica à das eliminatórias, também disputadas neste domingo. Cada uma das oito finalistas pôde dar duas voltas (ou corridas) na pista do Parque Urbano La Concorde, e só a maior nota (de 0 a 100) foi levada em consideração. Depois, as competidoras tiveram direito a cinco tentativas de manobras (diferentes das mostradas nas corridas), com as três piores avaliações descartadas.

    Rayssa Leal na final do skate street feminino em Paris — Foto: REUTERS/Pilar Olivares

    Rayssa foi a segunda atleta a entrar em ação na final. A corrida inicial teve um erro, mas a brasileira completou outras manobras com alto nível de dificuldade. Por isso, recebeu nota 71,66, bem acima das avaliações que tinha conseguido nas eliminatórias.

    Skate: Rayssa Leal faz 71.66 na primeira volta da final do street feminino

    Na volta final, Rayssa teve duas falhas de execução e, por isso, abriu mão de completar a corrida, porque sabia que ficaria com a primeira nota – a quinta melhor da decisão. Assim como nas eliminatórias, ela precisaria caprichar nas manobras individuais para brigar por medalhas.

    Apoio não faltou. Os torcedores brasileiros se faziam ouvir no Parque Urbano La Concorde. Gritavam o nome e aplaudiam a cada vez que Rayssa aparecia no telão ou se preparava para ir à pista. O incentivo aumentava principalmente nos momentos de dificuldade, como quando a brasileira errou a primeira manobra individual. Alguns fãs até vestiam asas de fadas, que fazem alusão a um antigo apelido da skatista: “Fadinha”.

    Ainda mais pressionada, Rayssa arriscou um flip board de back e teve êxito, para o delírio do Parque Urbano La Concorde. Os torcedores se levantaram para aplaudir, e a brasileira recebeu a maior nota da final até então: 92,88.

    Na terceira tentativa, Rayssa não conseguiu concluir um flip smith de back, que persegue a brasileira. Ela nunca completou a manobra em eventos que adotam o formato olímpico.

    O desejo por medalhas de ouro e prata foi encerrado na quarta tentativa, quando Rayssa já perdeu o controle do skate no início da manobra. Com só mais uma descida pela frente, a brasileira não tinha mais chance de alcançar as japonesas Coco Yoshikawa e Liz Akama, que lideravam a classificação geral. Ainda brigava pelo bronze.
    Mas fica a lição: nada é impossível para a menina que saiu de Imperatriz, no Maranhão, e ganhou o mundo. Na última manobra, quando muitos poderiam já ter desistido, Rayssa respirou fundo e atingiu uma execução perfeita. Nota 88,83 e o bronze garantido para alguém que pode ter deixado apelido de “Fadinha”, mas nunca deixou de voar.

    Letícia Bufoni ovacionada

    Fora da disputa das Olimpíadas de Paris, Letícia Bufoni foi escolhida para oficializar a abertura da final do skate street feminino. A brasileira, considerada referência na modalidade, foi muito celebrada pelo público no Parque Urbano La Concorde

    Confira a classificação final do skate street feminino em Paris:

    1. Coco Yoshizawa (Japão) – 272,75
    2. Liz Akama (Japão) – 265,95
    3. Rayssa Leal (Brasil) – 253,37
    4. Chenxi Cui (China) – 241,56
    5. Poe Pinson (Estados Unidos) – 222,34
    6. Paige Heyn (Estados Unidos) – 163,23
    7. Funa Nakayama (Japão) – 79,77
    8. Chloe Covell (Austrália) – 70,33

    GE Globo 

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Ministro André Fufuca anuncia demissão de autor de postagem racista no Ministério do Esporte

    O ministro do Esporte, André Fufuca, afirmou nesta sexta-feira (26/7) que determinou a exoneração do responsável pela publicação racista feita pela pasta durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris.

    A página oficial do Ministério do Esporte publicou uma foto de um macaco com a legenda. “Todo mundo aguardando o nosso barco”. A imagem fazia uma alusão à delegação brasileira que iria passar pelo Rio Sena. O post foi apagado minutos depois.

    “Ao tomar conhecimento do post publicado, determinei imediata exoneração do autor do post e solicitei abertura de processo administrativo disciplinar para apurar as responsabilidades e responsáveis”, afirmou o ministro.

    Em nota, o Ministério do Esporte reconheceu o erro e lamentou o episódio. “A publicação foi imediatamente retirada do ar, devido à sua conotação insensível e ofensiva”.

    Leonardo Cardoso 

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Handebol: Brasil estreia em Paris com vitória impecável contra Espanha

    Equipe feminina faz 29 a 18, em 1ª vitória sobre rivais em 10 anos

    A seleção brasileira feminina de handebol fez uma estreia impecável na Olimpíada de Paris ao derrotar a Espanha por 29 a 18, na Arena 6 do Complexo Esportivo Paris, pelo Grupo B. É a primeira vitória sobre as rivais em 10 anos – a última foi em um torneio internacional na casa das adversárias.. O triunfo de estreia teve como protagonista: a goleira Gabi Moreschi, estreante em Jogos, que fez incríveis 14 defesas em 31 arremessos das espanholas (aproveitamento geral de 47% quando a média costuma ser de 30%).

    As maiores pontuadoras no jogo de hoje foram Bruna de Paula e Patrícia, com seis gols cada. A seleção volta à quadra contra a Hungria, no domingo (28), às 4h (horário de Brasília). A seleção está no “grupo da morte”, considerado o mais difícil da competição. Terá ainda pela frente a França, atual campeã olímpica e mundial, e a Holanda, campeã mundial em 2021. O último jogo da fase de grupos será contra Angola. Na Chave A estão Noruega, Alemanha, Eslovênia, Suécia, Dinamarca, República da Coreia do Sul.

    Agência Brasil

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    A maranhense Rayssa Leal é campeã da etapa da China do Pré-Olímpico de skate

    A brasileira Rayssa Leal conquistou, neste domingo, a medalha de ouro na etapa da China do Pré-Olímpico de skate, competição que valeu pontos para o ranking classificatório para os Jogos de Paris. A maranhense terminou com 274,89 pontos, na frente das japonesas Liz Akama (273,45) e Coco Yoshozawa (257,73).

    Na parte das voltas, a brasileira conseguiu a ótima nota de 92,23, passando para a etapa das manobras únicas na primeira posição. Ali, começou mantendo a liderança com a nota 86,30. Na sequência, conseguiu um 91,81 e pôde ficar tranquila para tentar arriscar nas três rodadas finais. Depois de duas quedas, atingiu 90,85 na última manobra para garantir o título.

    Atual vice-campeã olímpica, Rayssa Leal vem de um título na etapa de San Diego da Street League, há três semanas, mas não tinha ido bem na etapa dos Emirados Árabes do Circuito Mundial, quando terminou na sétima posição.

    Ainda falta uma etapa para o fim das etapas do Pré-Olímpico, será em junho na Hungria, e Rayssa é a líder do ranking. A confirmação da vaga ainda não veio por mera formalidade, mas ela não tem mais chances matemáticas de ficar fora das 22 primeiras colocadas que conquistam a classificação.

    Na prova masculina, também neste domingo, Giovanni Vianna terminou na sétima posição. No park masculino, Pedro Barros foi quinto, Augusto Akio sétimo e Luigi Cini o oitavo. No park feminino, Isadora Pacheco foi quarta colocada e Dora Varella a sexta.

    Miguel Pinheiro 

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    No maior Campeonato de Futebol da história de Tuntum o Paysandu é campeão e leva R$ 15 mil de premiação

    Com o estádio lotado chegou a o fim o melhor e maior campeonato Tuntuense de Futebol da Primeira Divisão que distribuiu uma premiação histórica de R$25.000,00 bancados pela Prefeitura Municipal, prefeito Fernando Pessoa.

    O campeonato que foi organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, secretário Walter Lopes, contou com a participação de nove equipes e foi sucesso de público, em todas as rodadas.

    A grade final foi disputada entre o Paysandu e o Ipu-Iru, que chegaram com méritos a disputa pelo título, porém em um jogo bastante disputado o Paysandu venceu por 1 a 0 e ficou com o título de campeão e um prêmio de R$ 15.000,00, o vice-campeão Ipu-Iru recebeu R$ 5.500,00.
    Receberam prêmios também o terceiro colocado Palmeiras R$ 2.000,00 o quarto colocado Atalanta R$ 1.000,00. O goleiro Bruno do Atalanta foi o menos vazado, Gabriel do Borússia o artilheiro e o craque do campeonato Remerson do Paysandu.

    O Campeonato Tuntuense da Primeira Divisão homenageou o ex-jogador Pedro Paulo da Associação Esportiva Tuntuense.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    O Contador não de ‘estórias’, mas de vitórias…

    Semana de vitória. Após vitória elástica nas eleições que renovaram 1/3 do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRCMA), para fechar com chave de ouro o time da FL Consultoria, comandado pelo empresário Contabilista Fernando Henrique, venceu a Copa Contábil pela segunda vez consecutiva, consagrando-se o melhor time com o bicampeonato.

    O atual VP da Câmara Técnica é focado dentro e fora de campo. Com a Quinta Técnica, um vasto material faz parte do canal do Youtube do serviço que leva conhecimento à Classe Contábil. O empenho, por vezes, faz a vida poder parecer uma corrida de 100 metros rasos. Ciente disso, o guerreiro “Fernandão” decidiu tirar um tempo para se cuidar, uns dias de descanso (quem não merece?) ao lado da esposa e filhos. O verdadeiro campeão da semana…

    “Quem não usa o tempo a seu favor, vira refém dele. Coloque o ponteiro do relógio a seu serviço e assim você obterá do tempo as melhores respostas e viverá com alegria cada décimo de segundo que Deus lhe der”.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Tuntum venceu o Timon por 3 a 0 e garante volta à elite do futebol maranhense em 2024

    O Tuntum Esporte Clube venceu o Timon por 3 a 0, com gols de André Radija, Dedé e Marciano e fez a festa no estádio Rafael Seabra, em Tuntum, na noite desta quinta-feira (12).

    Após o empate em 2 a 2 no duelo de ida, o Leão conseguiu se sobressair diante do Papagaio, e carimbar o passaporte de volta à elite do do futebol Maranhense.

    Com a vitória Tuntum garantiu a classificação para a final do Campeonato Maranhense Série B.

    A final será disputada em jogo único, no estádio Rafael Seabra em Tuntum, no próximo domingo (15), as 17 horas.

    A torcida do Leão dos Cocais marcou presença lotando o estádio.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Tuntum se classifica invicto e fica a dois jogos da série A de 2024

    O Tuntum venceu o Bacabal por 2 a 1 na tarde desta segunda-feira, pela 6ª e última rodada do Grupo A do Maranhense Série B. A partida foi disputada no estádio Rafael Seabra.

    Allyson abriu o placar da partida a favor do Leão dos Cocais, aos 22 minutos da primeira etapa. Pedro Igor ampliou aos 43 minutos dos segundo tempo e o Leão do Mearim diminuiu nos acréscimos.
    Com o resultado, o Tuntum avança como líder do Grupo A, com 12 pontos. O Bacabal encerra a participação no Maranhense Série B na quarta colocação, com três pontos, e nenhuma vitória. Por terminar em último no grupo, o Leão do Mearim terá que disputar a fase preliminar da Segundinha no ano que vem.

    Na semifinal, o Tuntum vai enfrentar o Timon, que terminou na vice-liderança do Grupo B. O primeiro jogo está previsto para ser disputado nesta sexta-feira (6), no estádio Nhozinho Santos, em São Luís, com horário a definir.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Cordino entra na Justiça por vagas nacionais e punição maior a desistentes da Copa FMF

    Imirante

    Além das vagas na Série D e na Copa do Brasil, a Onça de Barra do Corda solicita suspensão de dois anos a seis clubes.

    Em seu mandado de garantia, o Cordino requer as vagas nacionais e cita o regulamento específico do Campeonato Maranhense de 2023, que prevê dois anos de suspensão aos clubes desistentes da Copa FMF. Após decidir pelo cancelamento da Copa FMF, a Federação Maranhense confirmou apenas uma multa de R$ 5 mil a cada equipe que desistiu da competição, com o valor sendo destinado ao custeio do Campeonato Maranhense de 2024.

    A Copa FMF foi cancelada e extinta oficialmente no dia 22 de setembro, após reunião da diretoria da Federação Maranhense de Futebol. Além disso, a FMF confirmou os donos das vagas que estariam em disputa no torneio seletivo: enquanto o Moto Club garantiu presença na Série D, o Sampaio Corrêa vai jogar a Copa do Brasil, levando em consideração a classificação do Campeonato Maranhense de 2023.

    A decisão da Federação Maranhense de cancelar a Copa FMF ocorreu após o envio de um ofício conjunto de Sampaio Corrêa, Moto Club, IAPE, São José de Ribamar e Pinheiro, no dia 21 de setembro, solicitando desistência da Copa FMF e o cancelamento da competição. Pouco antes, no dia 18, o Chapadinha pediu sua exclusão do torneio seletivo.

    Com a desistência desses seis times, a Copa FMF ficou inviável, já que o art. 25 do Regulamento Geral de Competições da CBF obriga uma copa estadual ou torneio seletivo com vaga em competições nacionais a ter participação mínima de seis times, sendo quatro deles da primeira divisão do Estadual. Após essas saídas, apenas o Cordino e o campeão da Segundinha Maranhense ainda estariam aptos para disputar o torneio seletivo. Com a primeira desistência do Chapadinha, o vice da Segundinha ganhou uma vaga, mas a Copa FMF continuaria sem preencher os requisitos mínimos da CBF.

    Ofício

    No ofício enviado à FMF, Sampaio Corrêa, Moto Club, IAPE, São José de Ribamar e Pinheiro alegaram que a realização da Copa FMF 2023 prejudicaria seus recursos financeiros, já que eles teriam de arcar com custos de arbitragem, viagens, hospedagens e pagamento de atletas para uma competição de curto período, o que comprometeria o planejamento para a disputa do Campeonato Maranhense de 2024 e outros torneios. Vale ressaltar que Sampaio Corrêa e Moto Club, dois dos times que assinam o documento, vão competir na Pré-Copa do Nordeste logo no início da próxima temporada. Além disso, o comunicado destaca que o Chapadinha, sexto colocado no último Estadual, já tinha anunciado oficialmente sua desistência da Copa FMF.

    A participação do Sampaio Corrêa no Campeonato Brasileiro Série B também foi apontado pelos cinco clubes como um empecilho para a Copa FMF 2023, já que o torneio estadual seria realizado em meio aos últimos compromissos da Bolívia Querida na Segundona. A manutenção do Sampaio na Série B, ressalta o ofício, é de interesse de todos os clubes maranhenses, já que o Tricolor soma pontos importantes para o estado no Ranking de Federações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), utilizado na distribuição das vagas em competições nacionais, com destaque para a terceira vaga maranhense na Copa do Brasil.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.