A situação para a oposição apenas se complica ainda mais. Restando apenas um ano para a campanha eleitoral, alguns líderes da oposição peregrinam por bairros e povoados na busca por apoios. Na maioria, a resposta é NÃO!

Totalmente esfacelada e sem rumo, a oposição em Barra do Corda tenta encontrar um nome para enfrentar o prefeito Rigo Teles, detentor de mais de 80% de aprovação na gestão.

Falta exatamente um ano para a realização das convenções que irão escolher os candidatos aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito.

Em Barra do Corda, mais de 60 mil eleitores estão aptos a irem às urnas em 6 de outubro de 2024.

Fazendo um apanhado das últimas duas eleições municipais em Barra do Corda, 2016 e 2020, a então oposição liderada pelo grupo Nenzin/Rigo Teles, já demonstrava bastante força para enfrentar o grupo liderado pelo então prefeito Eric Costa.

Em 2012, Eric Costa venceu o grupo liderado pelo prefeito Nenzin com uma diferença de 5 mil votos.

Já em 2016, foi por um fio que o grupo Nenzin não derrotou nas urnas o prefeito Eric Costa que buscava reeleição. Estando no poder e se valendo da força da prefeitura e com o apoio 100% do governo Flávio Dino, Eric Costa conseguiu se reeleger com uma pequena diferença de 1.700 votos.

Ou seja, a diferença de 4.787 votos em 2012 na qual garantiu a vitória de Eric sobre Carlito Santos, caiu para 1.700 votos em 2016, uma queda de 3.087 votos em apenas quatro anos e um sinal claro de que o grupo liderado por ele perderia a eleição em 2020.

Ocorre, que o prefeito Eric Costa ficou iludido com o resultado da eleição para deputado estadual em 2018 quando seu cunhado Fernando Pessoa recebeu quase 16 mil votos, deixando, aparentemente, o grupo Nenzin sem esperança de conquistar a prefeitura em 2020.

A ilusão foi tão grande, que o então prefeito Eric Costa recorreu às emissoras de rádios para debochar do então deputado Rigo Teles, chegando, a desafiar Rigo a disputar a eleição de prefeito em 2020. Foi um verdadeiro erro político de Eric Costa. Ele não se dava conta de que estava realizando a pior gestão na história de Barra do Corda, sem respaldo para mostrar sequer uma obra, por menor que fosse em sua gestão. A gestão era tão desastrosa, que a rejeição do prefeito Eric Costa chegou a  80%.

A REALIDADE ATUAL É OUTRA:

O prefeito Rigo Teles venceu a eleição em 2020 com a maior diferença de votos da história de Barra do Corda, 6.200 votos de maioria.

Desde que assumiu o comando da prefeitura em janeiro de 2021, o prefeito Rigo Teles vem transformando Barra do Corda em um verdadeiro canteiro de obras. Em apenas dois anos e sete meses, a gestão Rigo Teles já implantou em ruas e avenidas mais de 80 km de pavimentação(asfalto, bloquetes e pedra cateté). Escolas construídas, reformadas, outras em construção e reforma, beira um total de 20, isso apenas em dois anos e meio de gestão. Além, de praças, arenas, construção de estádio de futebol na zona rural, iluminação pública em 90% do município, implantação de sistemas de abastecimento de água em vários bairros e povoados, recuperação de estradas vicinais, construção de Unidades Básicas de Saúde, modernização dos pontos turísticos incluindo a Beira Rio, e tantas outras.

A gestão Rigo Teles atua em todas as áreas. Os dois hospitais da cidade encontram-se passando por grandes reformas e ampliações. Após entregues, serão referências na região central.

A aprovação da gestão Rigo Teles supera 80% em todas as pesquisas realizadas. Com a esposa deputada, Abigail, e convidada pelo governador ao cargo de secretária de estado, a força do prefeito Rigo Teles cresceu ainda mais. Abigail vem atuando fortemente em São Luís na busca por mais projetos para Barra do Corda, e vem conseguindo.

A situação para a oposição apenas se complica ainda mais. Restando apenas um ano para a campanha eleitoral, alguns líderes da oposição peregrinam por bairros e povoados na busca por apoios. Na maioria, a resposta é NÃO!

Adriano Brandes evita caminhar na companhia do ex-prefeito Eric Costa. Por outro lado, o deputado Eric Costa, peregrina, na maioria das vezes, a noite, em algumas residências dos poucos amigos que ele deixou na cidade.

COMPARAÇÃO:

Nenzin foi prefeito entre 1997/2000, perdeu a eleição para Avelar, mas sempre foi um grande líder político. Foi tão corajoso a ponto de disputar a eleição de 2004. Nenzin não correu, pois sabia do seu grande legado. Venceu o pai de Eric Costa, Jecivaldo, com quase 5 mil votos de maioria.

A pergunta é; se o deputado Eric Costa afirma nos corredores da Assembleia Legislativa e em algumas cidades que foi um bom prefeito em Barra do Corda, por qual motivo não “peita” em Rigo Teles nas eleições de 2024? Nem preocupação deveria ter, mesmo sendo derrotado, ele continuaria sendo deputado estadual. Sequer complica seu mandato na assembleia.

PERGUNTINHAS BÁSICAS:

Quem peitará em Rigo Teles nas eleições de 2024?

Dr Adriano Brandes e Eric Costa irão mesmo se abraçar no mesmo palanque?

Se o candidato da oposição for mesmo Dr Adriano, ele aceitará o ex-prefeito Eric Costa em seu palanque?

Se o deputado Eric Costa decidir em ser candidato a prefeito em Barra do Corda em 2024, Dr Adriano Brandes aceitaria ser vice?

OPOSIÇÃO EM TEMPOS DIFERENTES: 

A oposição de HOJE, liderada por Dr Adriano e Eric Costa, não consegue ser nem mesmo 50% do que foi a oposição de 2016 e 2020(grupo Nenzin/Rigo Teles).

Em 2016, a oposição liderada pelo grupo Nenzin mostrou grande força e quase venceu. Em 2020, liderada por Rigo Teles, a oposição veio com tudo e derrotou o grupo liderado pelo então prefeito Eric Costa.

A oposição atual não possui líderes. Ele possui apenas figuras políticas.

Existe uma grande diferença entre ser FIGURA POLÍTICA e LÍDER POLÍTICO.

NENZIN(saudosa memória) e Rigo Teles(ex-deputado e atual prefeito) sempre foram grandes líderes políticos. Estando ou não no poder.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.