Em meio a temporal, parte do forro do ‘José Humberto’ se rompe durante travessia

    Na manhã desta quinta (25), passageiros do ferryboat José Humberto, alvo de críticas em relação à qualidade de sua estrutura, ficaram assustados com o rompimento de parte do forro da embarcação. O caso ocorreu durante a travessia entre São Luís e Cujupe, enquanto chovia muito forte. Apesar do susto, nenhum dos passageiros ficou ferido por conta do ocorrido.

    Por meio de nota, a MOB explicou que, com o grande volume de chuvas que atingiu a região metropolitana de São Luís, houve um acúmulo de água na embarcação, fazendo com que o forro rompesse.

    A agência informou ainda que o ocorrido não prejudicou a segurança da embarcação e dos passageiros. O problema já foi solucionado.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Obra inacabada do Governo do Estado vai por ‘água abaixo’ em Timbiras

    Uma ponte que estava com obras paradas, promessa antiga do governador do Maranhão, Flávio Dino, aos moradores do município de Timbiras, foi levada pelas águas da chuva neste fim de semana.

    Ponte é levada em enxurrada em Timbiras

    A obra, que tanto o prefeito Antônio Borba faz questão de dizer que era padrinho, estava sob o comando do Governo estadual e há dias sem nenhum serviço.

    Na verdade desde 2018 que o governador promete substituir a estrutura antiga da ponte de madeira, que liga o bairro Horta ao centro,  por concreto, porém somente agora, mais de dois anos depois, é que as obras foram iniciadas e lamentavelmente desceram por água abaixo. É  o que mostra o vídeo publicado pelo Blog do De Sá. Confira.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Com cheia do Rio Mearim, prefeito de Trizidela do Vale decreta Situação de Emergência

    O prefeito de Trizidela do Vale, Deibson Balé, editou neste domingo (28) o decreto emergencial 20/2021, declarando situação de Emergência nas áreas do Município afetadas por inundações.

    Prefeito Deibson Balé

    Com as chuvas intensas deste fim de semana houve um aumento de volume das águas do Rio Mearim deixando várias residências e comércios inundados.

    A Defesa Civil realizou vários atendimentos e alguns moradores foram removidos dos locais afetados para alojamentos próprios municipais e em outras residências.

    De acordo com o decreto, o município disponibilizou todo o aparato disponível para minimizar os efeitos da inundação, bem como para assistência e socorro aos desabrigados; que, em consequência resultaram danos materiais e prejuízos econômicos e sociais ao Município.

    Confira aqui na edição do Diário Oficial da Prefeitura de Trizidela do Vale: Decreto Emergencial 20.2021

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Temporal em São Luís alaga ruas, avenidas, condomínios e lojas

    No inicio da tarde de hoje, terça-feira (31), o temporal em São Luís deixou a nossa capital parada. Além de alagar condomínios e lojas, as fortes chuvas tomaram conta de ruas e avenidas, como mostram as imagens abaixo:

    Estacionamento do Residencial Novo Anil na Cohab
    Parte  do elevado da Cohama ficou intransitável

    Veja os vídeos que mostram ruas, avenidas e lojas alagadas:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Rio aumenta o volume e rompe BR-222, em Açailândia

    A chuva forte que caiu durante a tarde de ontem e noite na Região Tocantina fez aumentar o volume de um rio que passa pela altura da cidade de Açailândia, e no povoado Pequiá, a BR-222 rompeu, causando uma enorme cratera por onde as águas desaguaram.

    A situação é crítica. Agora, o desvio é muito distante pelo Pará ou pela BR-226 passando pelas aldeias indígenas. Confira em vídeo o trecho interrompido pelas águas:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Chuvas levam asfalto, abrem bueiros e deixam Imperatriz destroçada

    Quem acompanhou na tarde e noite de ontem, domingo (15) as fortes chuvas castigando Imperatriz só veio saber do real prejuízo hoje, segunda-feira (16), pela manhã. Ruas e avenidas esburacadas, cortadas, pontes caídas, asfaltos arrancados pelas correntezas, carros danificados e, principalmente um homem desaparecido, casas e comércios com móveis estragados.  

    Além das chuvas torrenciais durante a noite e madrugada, o nível do Rio Tocantins subiu 6,70 metros acima do normal. Então, para se chegar de um ponto ao outro, alguns alugaram canoas. Automóveis e ônibus ficaram sem se locomover. Bairros ficaram inundados, como o de Bacuri, por exemplo, na foto abaixo:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Chuvas inundam ruas da região metropolitana de São Luís

    Foram aproximadamente quase duas horas de fortes chuvas seguidas de raios e ventanias em vários pontos da Grande Ilha, causando enormes prejuízos para moradores e comerciantes.

    As águas de pequenos córregos em São Luís transbordaram, criando transtornos no trânsito, ruas e avenidas que ficaram alagadas em São Luís. Veja no vídeo abaixo como ficou a avenida Guajajaras no São Cristóvão:

    No Maiobão, o prejuízo não foi de menos. As ruas ficaram cobertas pelas águas, como se fossem enxurradas e causaram medo aos moradores:

    Ainda no Maiobão, a correnteza arrastou carros e motos. Confira nas imagens abaixo:

    Depois do Maiobão, no Tambaú, as ruas esburacadas tomaram forma de riachos chegando inclusive a penetrar nas casas e comércios.

    Veja mais vídeos abaixo:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Primeira chuva forte deixa Codó debaixo de água

    A forte chuva que caiu ontem em Codó, no período da tarde, deixou ruas, praças, avenidas e até o comércio isolados. Os  vídeos mostram o sufoco que passou moradores e trabalhadores dos estabelecimentos comerciais.

    No Mercado Central as águas dos canais mais próximos transbordaram e invadiram as lojas, como mostra o vídeo enviado por internautas ao Blog do Luis Cardoso.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Mais de 200 mil pessoas afetadas pelas fortes chuvas e enchentes

    Muitos perderam móveis e imóveis e outros ficaram alojados em abrigos, além das correntezas que impediram acessos de carros e motos em ruas, tornando difícil o acesso das pessoas aos seus lares.

    Desabrigados estão sendo levados para uma escola municipal ou para as casas de parentes. — Foto: Reprodução/ TV Mirante

    O G1 Maranhão trouxe uma reportagem completa sobre as 24 cidades maranhenses que decretaram estado de emergência e outras 17 que estão em estado de observação. Confira abaixo a matéria do portal:

    Chuvas no Maranhão: Cresce o número de cidades em situação de emergência; Agora são 24

    O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informou nesta segunda-feira (15) que 24 municípios maranhenses estão em Situação de Emergência e enviaram decreto para conhecimento da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. São as cidades:

    • Santo Amaro
    • Santa Helena
    • Boa Vista do Gurupi
    • Itaipava do Grajaú
    • Formosa da Serra Negra
    • Barão de Grajaú
    • Nina Rodrigues
    • Sítio Novo
    • Icatu
    • Alto Alegre do Pindaré
    • Paço do Lumiar
    • Araioses
    • São José de Ribamar
    • Timon
    • Conceição do Lago Açu
    • Imperatriz
    • Pinheiro
    • Araguanã
    • Turilândia
    • Tutóia
    • Carutapera
    • Luís Domingues
    • Presidente Sarney
    • Pindaré Mirim

    Algumas municípios já tiveram a situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional da Defesa Civil e passarão a receber assistência do Governo Federal. Outras 17 cidades e regiões afetadas estão sendo monitoradas pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão.

    Algumas cidades afetadas

    Segundo o Corpo de Bombeiros, a cidade de Codó integra a lista de áreas em risco. A cidade é cortada pelo Rio Itapecuru, que já esteve acima dos sete metros. O nível aceitável, segundo a Defesa, é de até 6,80 metros. O volume de água do rio coloca centenas de famílias em risco de alagamento e inundações. Mais de 15 famílias foram orientadas a sair de suas casas a fim de evitar acidentes.

    Defesa Civil diz que nível do Rio Itapecuru já ultrapassou os 7 metros após início das chuvas em Codó — Foto: Reprodução/TV Mirante

    Em Imperatriz, segundo levantamento da Defesa Civil Estadual, aproximadamente 700 famílias foram atingidas pelas inundações por conta das chuvas. Destas, 200 estão desabrigadas. Além da montagem de barracas para abrigo de famílias, os bombeiros ajudaram a instalar um posto de saúde em acampamento para atender a comunidade ribeirinha.

    Após fortes chuvas, riachos em Imperatriz transbordaram e causaram transtornos na cidade — Foto: Reprodução/TV Mirante

    Em Santa Helena, onde a situação é mais grave, a Cruz Vermelha visitou famílias em 11 abrigos no último fim de semana. A cheia do rio Turiaçu deixou casas quase encobertas e quase oito mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas na cidade.

    Cheia do rio Turiaçu provoca inundações na cidade de Santa Helena — Foto: Reprodução/TV Mirante

    Na última semana, a cheia do rio Pindaré causou vários transtornos aos moradores de Pindaré-Mirim, a 255 km de São Luís. No total, 1.013 pessoas estavam desabrigadas e 96 desalojadas. A cidade também decretou situação de emergência.

    Desabrigados estão sendo levados para uma escola municipal ou para as casas de parentes. — Foto: Reprodução/ TV Mirante

    Ajuda humanitária

    A Cruz Vermelha está recebendo doações para as famílias desabrigadas pelas chuvas em todo o Maranhão. De acordo com a entidade, as famílias sofrem com falta de água potável, colchões, roupas, alimentos não-perecíveis e itens básicos de higiene.

    É possível contribuir levando doações à sede da Cruz Vermelha Brasileira na Avenida Getúlio Vargas, 47, Monte Castelo, São Luís. Para tirar dúvidas, também é possível ligar nos números 3249-9712, 99136-7276 e 98145-3700.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.