Apagão nacional trouxe prejuízos incalculáveis para o Brasil e para o Maranhão
O apagão ocorrido nesta terça-feira (15), em todos os estados do Brasil, com exceção de Roraima, fez com que escolas, faculdades, repartições públicas e privadas, comércio em geral, fechassem as portas mais cedo. E por consequência, os serviços de dados e internet também pararam.
O país parou em um dos mais duradouros apagões já ocorridos em território nacional nos últimos anos.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o Ministério de Minas e Energia (MME), houve uma falha no Sistema Interligado Nacional exatamente às 08h31 da manhã de hoje.
O fornecimento de energia elétrica já teria sido restabelecido por completo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto no Norte e Nordeste ainda apresenta falhas.
Em São Luís, vários bairros ainda estão com a energia elétrica em oscilação e consequentemente sem internet. Por conta disso escolas e faculdades despacharam alunos. Feiras e vários supermercados também não funcionaram. O comércio foi o grande prejudicado, embora não se tenha dados oficiais do tamanho do prejuízo.
Entenda o caso
A eletricidade que chega em todo o país vem de um sistema interligado, o SIN. Hoje, as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e a maior parte da região Norte estão conectadas em uma única rede.
Nesta terça-feira, uma sequência de eventos provocou o maior apagão no país desde 2009. O blecaute teria começado quando uma falha operacional fez a subestação de Xingu parar de funcionar. Com isso, foram desligadas duas grandes linhas de transmissão que saem de Belo Monte.
Houve problemas também na usina de Tucuruí (PA), próximo de Belo Monte. A falha em cascata tirou do sistema uma subestação em Imperatriz, no Maranhão, o que causou interrupção da rede de transmissão entre Nordeste e Sudeste. A região Sudeste ficou sem energia suficiente e todo o Sistema Interligado Nacional caiu.
Maranhão
A Equatorial, companhia energética do Maranhão, emitiu nota de Esclarecimento sobre a recomposição do sistema no Maranhão.
Confira a seguir:
A Equatorial Maranhão informa que o Operador Nacional do Sistema – ONS liberou as cargas e a Distribuidora realizou o retorno do fornecimento da energia para 100% dos clientes do estado.
Ainda sobre o ocorrido, o ONS confirmou que nesta terça-feira, dia 15 de agosto, às 8h31m, houve uma interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional, ainda em apuração.
Por fim, a Equatorial Maranhão ressalta, que se algum cliente porventura esteja sem energia, é fundamental registrar a ocorrência na Central 116 ou por meio da assistente virtual Clara, no WhatsApp (98) 2055-0116.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Pois é… um apagão, agora imaginem os prejuízos dos 244 apagões no governo Dilma, quando a Eletrobrás era uma empresa pública?