Calem a boca, nordestinos!
A eleição de Dilma Rousseff trouxe à tona, entre muitas outras coisas, o que há de pior no Brasil em relação aos preconceitos. Sejam eles religiosos, partidários, regionais, foram lançados à luz de maneira violenta, sádica e contraditória.
Já escrevi sobre os preconceitos religiosos em outros textos e a cada dia me envergonho mais do povo que se diz evangélico (do qual faço parte) e dos pilantras profissionais de púlpito, como Silas Malafaia, Renê Terra Nova e outros, que se venderam de forma absurda aos seus candidatos. E que fique bem claro: não os cito por terem apoiado o Serra… outros pastores se venderam vergonhosamente para apoiarem a candidata petista. A luta pelo poder ainda é a maior no meio do baixo-evangelicismo brasileiro.
Mas o que me motivou a escrever este texto foi a celeuma causada na internet, que extrapolou a rede mundial de computadores, pelas declarações da paulista, estudante de Direito, Mayara Petruso, alavancada por uma declaração no twitter: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”.
Infelizmente, Mayara não foi a única. Vários outros “brasileiros” também passaram a agredir os nordestinos, revoltados com o resultado final das eleições, que elegeu a primeira mulher presidentE ou presidentA (sim, fui corrigido por muitos e convencido pelos “amigos” Houaiss e Aurélio) do nosso país.
E fiquei a pensar nas verdades ditas por estes jovens, tão emocionados em suas declarações contra os nordestinos. Eles têm razão!
Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste!
Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?
Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?
Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?
Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos… pasmem… PAULISTAS!!!
E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano.
Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.
Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura…
Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner…
E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melofias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia…
Ah! Nordestinos…
Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?
Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.
Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!
Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!!
Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário… coisa da melhor qualidade!
Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render. Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso… mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!
Minha mensagem então é essa: – Calem a boca, nordestinos!
Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.
Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.
Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”
Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos irmãos nordestinos!
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ah, o forrô e axés , é coisa melhor que sertanejo universitário, funk, pagode, faça me o favor!
Parabéns a quem escreveu este texto, uma excelente reflexão principalmente para pessoas que abrem a boca e falam besteiras sem ter noção, que se acham melhores por conta de posição, titulo, roupa, aparência, mas n passam de analfabetos, ignorantes que se perguntarem até qual a capital de seu país nem sabem responder pq n sabem história, nem geografia…passam pela faculdade, se graduam em algum curso superior mas nunca leram um livro, são completamente desinformados pq só entendem de superficialidades, modismos, futilidades, principalmente aquelas que a televisão envenena cada vez mais.
Cardoso, amei ler esse texto, sábias palavras, vc estava inspirado querido! Sempre leio o que vc escreve, mas nunca senti tanta emoção em suas palavras. Parabens!!!
CARDOSO, AGORA VOCE ESTA FALANDO A MINHA LINGUA. PARABENS, ESTA SUA MATERIA ESTÁ MUITO BOA, GOSTEI, APLAUSOS PARA VOCE. AGORA SÓ FALTA O POVO MARANHENSE SER MAIS BAIRRISTA, E VALORIZAR AS COISAS DAQUI, E DEIXAR DE TORCER POR TIMES DE FORA, DO SUL, VALORIZAR OS NOSSO POLITICOS, A NOSSA HISTORIA, NÃO DEIXAR QUE PESSOAS DE FORA, FALEM MAL DA NOSSA TERRA, POIS TEM MUITO MARANHENSE PRINCIPALMENTE DA IMPRENSA QUE FAZ QUESTÃO DE MUNICIAR OS JORNAIS DO SUL, COM NOTICIAS INFUNDADAS DO MARANHÃO, DANDO ASSIM LIBERDADE PARA QUALQUER PIÃO QUE CHEGA DE FORA, LARGAR O PAU NO MARANHENSE E NO NOSSO ESTADO. ISTO TEM QUE ACABAR, POIS TAMBÉM SOMOS NORDESTINOS, APESAR DE SERMOS DIFERENTES DO RESTO DO NORDESTE, QUE LUTA POR SEUS VALORES COMO PERNAMBUCO, BAHIA, SERGIPE, PARAIBA, QUE NÃO DEIXA NINGUEM DE FORA SE METER E OPINAR NEGATIVAMENTE SOBRE SEUS ESTADOS.O MARANHENSE TAMBÉM TEM QUE APRENDER A SER NORDESTINO DA GEMA.
Não nos iludamos. Esse movimento logicamente foi teleguiado, usando como bucha de canhão os mesmos desinformados e preconceituosos que durante a campanha espalharam o terrorismo na rede afirmando que Dilma iria fechar igrejas, liberar o casamento gay e liberar geral o aborto.
Essa é a forma que a elite tem de contestar a legitimidade do resultado eleitoral. Dizendo que o Nordeste deu a vitória a Dilma em troca de esmola.
Quanta idiotice. Foi o Serra que prometeu pagar 13º do Bolsa Família lembram? Era ele que com suas promessas eleitoreiras iria gerar gastos extras de R$ 40 bilhões. Além disso ele demonstrou antipatia à construção das 4 refinarias do Nordeste, ou seja, ele queria levar os investimentos para o Sul/Sudeste e queria aumentar o Bolsa Família. Como a gente não aceitou a proposta de esmola dele, nós somos os burros.
Conta outra.
Muito bem colocado, mais um detalhe, nós não deixamos certos comentários passarem desapercebidos…..
Quem escreveu o texto cometeu uma falha muito grande em não citar o nome da nossa Alcione. A maior artista maranhense que nunca renegou a sua origem. Uma falha lamentável.
É impressionante a aversão que o “PAULISTA” (são os preconceituosos) tem com o NORDESTINO. O que eles têm de melhor??
Será que já pararam para pensar:
“Qual é o berço da nação brasileira???”.
O que me faz rir é que muitos ainda acham que o Rio de Janeiro foi onde os Portugueses desembarcaram… Brincadeira né???
Salvador sim é o nosso berço… Como sou Pernambucano, acredito ter sido Cabo de Sto Agostinho, mas o que importa é que foi no NORDESTE…
Quem lembra da invasão holandesa??? Acho que naquela época RECIFE era a maior potência do Brasil… Me corrijam se estiver errado!
Quem lembra da era da Cana-de-açucar??? Também acho que Pernambuco era a maior potência do Brasil…
É… O mundo dá voltas e hoje, infelizmente, nosso querido Nordeste não é essa tal potência. Mas vamos voltar… Aguardem!!!
Lembrem-se, nosso PIB tem crescido mais do que qualquer outro e hoje tem “Paulista” pedindo emprego no Nordeste…
E para concluir: Nosso centro político (Brasília) foi construido por nossas mãos… E não adianta falar:
“É, e agora está esta nojeira. Político corrupto, entre outros…”
Não foram as mãos do povo que construiram estes políticos, mas a criação deles. Isso vem de berço! Será que vocês já pararam para pensar o maior número de políticos vem do SUL??
Reflitam…
O Nordeste hoje passa algumas dificuldades, mas um dia já foi nossa maior potência e hoje somos o que somos graças a eles!!!
Abraços
Parabens aos eleitores de São Paulo por elegerem um candidato analfabeto, que ainda os chamam de abestados.
NÃO VAMOS ESQUECER TAMBEM, QUE TEMOS A PRIMEIRA GOVERNADORA ELEITA E UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO MARANHÃO.
VIVA SARNEY E ROSEANA,
VIVA LUIS CARDOSO.
gostaria de saber dessa ” inteligente” se a casa em que ela mora ela sabe quem a construiu, ou se a comida que esta a mesa dela ela sabe quem a plantou e colheu,,,, se a roupa que ela veste ela sabe quem a fez ,,,, e mais sera que ela sabe ganhar o proprio pao que ela come ou tem que chamar um nordestino pra fazer pra ela ver como se alimenta ese paiz de preconceituosos burgueses que se sentem superiores , mas se ficarem sozinhos morrem de fome porque nao sabem nem de onde vem o salario que pagam sua burguesia infame e sem moral , ficam vivendo as custas de falcatruas dos pais e acham que sabem de tudo na vida ,,, belo futuro vai ter nosso pais , nas maos de gente como essa entupida psicopata que mete o pau em quem alimenta ela e seu fracassados amigos que a apoiam, em mais uma demonstraçao de que na maioria das vezes cultura nao vem de uma boa escola particular , mas de gente si,ples como nos nordestinos que felizmente dominamos ,,, todos os lugares deste amado pais,,,
Parabéns pelo texto. Vc conseguiu resumir toda a beleza do nordeste. Caramba! fiquei encantada com tamanha beleza. Na verdade, quem “manda” no país é o povo Nordestino/norte mesmo, afinal, o povo do Sul tem vindo para cá e tem explorado nossa beleza. Porque será? Não seria inveja de um povo guerreiro, que luta por seus ideais e não ficam à espera de que nosso “papai” coloque dinheiro fácil em nossas mãos? E São Paulo que teve uma prefeita nordestina? LUIZA ERUNDINA… e qual foi o presidente melhor nestes ultimos anos para ricos e para pobres? LULA-LÁ…Nordestino arretado…E se preparem, porque se ele se candidatar novamente, o nordeste vai elegê-lo com mto orgulho, sim senhor!!!
Faltou falar do Djavan, alagoano, um dos melhores da MPB.
Paulistas vocês têm que chupar um canavial de P.
Nordestinos, parabéns pelo fortalecimento que dão ao Brasil.
Paulistas continuem passando as férias no nordeste, que apesar de tudo, temos humildade e somos ‘seres humanos’.
Paulistas, chupem que é de uva!
Valeu!
Emocionadíssima com o texto! Me arrepiei diversas vezes por ver e ler tanta verdade.
Parabéns e obrigada ao autor! O NORDESTE ABRAÇA VOCÊ, que TAMBÉM é filho da terra.
Parabéns!Por essa resposta devemos mesmo calar a boca pq nao temos nada de interessante pra oferecer mesmo neh.
Por que sera que o indice de trabalhadores ai fora e do nordeste sera que esse povo do sul…Sao peguisos nao sabem ganhar dinheiro pq os nordestinos sim nao foge de trabalho seje qual ele for.
Mais o que de bom mesmo eles tem a oferecer pq nem alimentos etc… eles nao conceguem produzir pq sao burros…
Infelizmente mesmo esqueceu de citar o nome da nossa ilustri Alcione…Mais na lembraça do Maranhao ela sempre estara.
Abraço e Parabéns mais uma vez!!!!!!
Aff, que preconceito,vai queimar no mármore do inferno!
NORDESTINOS SIM SÃO PESSOAS PREPARADAS PARA TUDO QUE POSSA EXISTIR. SÃO ARRETADOS DE BOM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
0.o
muito bom artigo, mas no resto do brasil também tem coisas boas, afinal, de onde vem o maravilhoso café brasileiro???
enfim, não podemos combater xenofobia com xenofobia, racismo com racismo, etc…
ha… sentir orgulho de eleger ROSEANA SARNEY é motivo de ir no psiquiatra ou de tratamento, pois eu sentiria vergonha de eleger uma mulher tão bandida quanto o pai, donos de currais eleitorais, bandidos piores que esses traficantes, pois são eles que contribuem com a enorme desigualdade social
falou e disse!!
foi de ki do maranhão que saiu o reggae ke vcs curtem…
foi da ki do maranhão ke saiu os melhores poetas do mundo….
foi da ki ke saiu o bunba meu boi….
foi da ki brotou a terra da melancia…
foi da ki que saiu os melhores dramartugos brasileiros…
foi da ki que cresceu a felicidade….
foi da ki que a pesar das dificuldades os nordestinos vivem de cabeça ergida…
foi da ki que nasceu a felicidade…..
e tantas outras culturas ke vcs apreciam….
eeeeee da ki que sai a agua saldavél ke ti mantem
“lenções maranhenses”
(ainda duvidam que o maranhão é rico em cultura)
investigam melhor para poder falar da gente;;;;;;;;;;;
não si entimidão povão maranhence……………..
kerolayne Dutra
arari-maranhão
não andamos falando de vcs
então nao falam da gente………..
Deus está vendo……….
Cara!Que texto excepcional,falou e disse,tudo aí esta explicado de forma clara,agora,o que eu fico mais pqp é que eles nos chamam de burros por nós sermos a região que mais votou em Dilma,porem ele votaram em Tiririca,um comediante!Ahh e você se esqueceu de falar da banda Nação zumbi.
Porem só foi isso,tenho 12 anos e gostei bastante,Pernambuco,Nordeste,Brasil!