Blog do Cardoso antecipou dossiê contra o comando da PMMA
Conforme publicado em junho deste ano neste blog, um dossiê estava sendo montado contra o comando da Polícia Militar do Maranhão e da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Em alguns comentários, pessoas diziam que se tratava de invenção por parte do titular deste blog.
Eis agora, em matéria publicada pelo JP Online, as denuncias que o blog havia alertado.
Leia abaixo a matéria do JP Online:
Coronel Melo denuncia irregularidades no comando da Polícia Militar do Estado
Com farta documentação encaminhada à Procuradoria-Geral de Justiça, o coronel Francisco Melo da Silva denuncia dezenas de atos de improbidades administrativos e crimes militares e comuns supostamente cometidos tanto na Polícia Militar do Maranhão quanto na Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Segundo a denúncia, encaminhada à Procuradoria-Geral de Justiça, os atos irregulares, cometidos a partir do dia 17 de abril de 2009, vão desde o pagamento irregular de diárias a policiais militares, até a compra de passagens aéreas, com dinheiro público, para oficiais da corporação.
De acordo com a representação formulada pelo coronel Melo, o atual comandante geral da PMMA, coronel Franklin Pacheco Silva, logo que assumiu o comando da corporação, uma de suas primeiras atitudes foi utilizar o dinheiro público para comprar passagens de avião para sua esposa e seus filhos, no trecho Imperatriz – São Luís, sem qualquer previsão legal.
O coronel Melo denuncia ainda que a governadora Roseana Sarney mandou mais de 70 oficiais fazerem curso em academia particular, sendo que alguns cursos não têm previsão na legislação específica. “Em março deste ano, a governadora do Estado, desrespeitando a legislação das instituições policiais militares e a tradição na qualificação profissional, e para obter benefício político, mandou para uma academia de polícia particular, quem nem mesmo seu Estado confia que seus oficiais estudem nesta academia (Academia Coronel Walterler), em Natal-RN, sem que qualquer processo licitatório e contrato por se tratar de relação com instituição privada, mais de 70 oficiais da Polícia Militar do Maranhão, muitos deles não passaram por processo seletivo e alguns cursos não têm nem previsão legal”, afirma o coronel Melo na denúncia ao Ministério Público.
Outra irregularidade: o então secretário de Segurança Pública, Raimundo Cutrim, anulou – após o transcurso de 16 anos – o ato que excluiu o aluno Marcio de Jesus dos Santos do curso de formação de soldados. Segundo o coronel Melo, o curso teve início em maio de 1993 e término em 15 de dezembro de 1993. Ocorre que o aluno Márcio de Jesus Santos, antes do término do curso já tinha ultrapassado o limite de faltas escolares previstas no regimento interno da corporação, além de constantes faltas registradas durante o serviço probatório, sendo por estes fatos excluído em setembro de 1993, com mais de três meses para o final do curso.
Entretanto, somente agora, depois de 16 anos de sua exclusão, o aluno Márcio Santos resolveu reclamar da decisão do Estado e conseguiu retornar aos quadros da Polícia Militar do Maranhão. Pelas informações fornecidas pelo coronel Melo, fato semelhante aconteceu com Luís Jorge Marques Coelho, excluído dos quadros da PMMA em 20 de junho de 1991, sendo reincluído em 19 de outubro de 2009. Os ex-soldados foram reincluídos à PM por atos assinados pela governadora Roseana Sarney e publicados no Diário Oficial do Estado.
Dinheiro não é restituído aos cofres públicos – Outro fato que consta na representação feita pelo coronel Melo: Três oficiais superiores da PMMA que foram indicados para fazer cursos fora da corporação, na Academia Coronel Walterler, em Natal, todos foram reprovados por faltas. Para o coronel Melo, isto comprova que muitos oficiais enviados para a Academia Walterler não comparecem para frequentar o curso.
A Lei nº 4.175, de 20 de junho de 1980, prevê que policiais militares reprovados em cursos pagos pelo Estado devem restituir o dinheiro. “As reprovações” – afirma o coronel Melo – “aconteceram no ano passado e o atual comandante geral da Polícia Militar do Maranhão não abriu nem vai abrir qualquer procedimento administrativo, para apurar as responsabilidades destes oficiais. Pelo contrário, um dos oficiais reprovados continua até hoje em Natal fazendo curso. Isto não é apenas um ato de improbidade administrativa. Além disso, é um crime de prevaricação, que compromete o atual comandante geral da nossa corporação”.
Vários policiais militares estão sendo beneficiados com o recebimento de diárias pagas pela Polícia Militar do Maranhão, para realizarem algumas atividades nas Unidades Policiais Militares do interior do Estado, mas a maioria deles não comparece ao local de destino. “Este fato”, garante o coronel Melo, “está acontecendo em alguns setores da PMMA e todos têm o conhecimento e o aval do Comandante Geral, pois ele, além de Comandante, é o gestor financeiro e assina todas as notas para pagamento, não podendo alegar que não sabe. Ao contrário, faz de forma dolosa”.
Vários carros pertencentes ao patrimônio do Estado, que deveriam ter sido emplacados com placas brancas, tiveram suas placas trocadas por cinzas por determinação do comandante geral da PMMA, contrariando a legislação.
Em sua representação, o coronel Melo solicita ao Ministério Público que seja instaurada ação civil pública e abertura de inquérito policial para apurar os fatos. Ele denuncia ainda “farra de promoção de militares por bravura”, pagamento de diárias a coronéis que não comparecem ao local; a locação irregular de veículos e o fato de que o comandante geral da PMMA prevaricou no episódio da morte do Cabo Sodré.
A certeza da impunidade acarreta ‘imoralidade sem precedentes’ no Maranhão, afirma coronel
Ao tomar conhecimento da denúncia encaminhada ao Ministério Público, a reportagem do Jornal Pequeno manteve contato com o coronel Melo. Ele confirmou todas as denúncias feitas ao MP e encaminhou uma carta ao jornal externando toda a sua indignação diante do que está acontecendo no Sistema de Segurança Pública do Estado. Eis, na íntegra, o teor da carta encaminhada pelo oficial:
“Lamentamos profundamente o que estamos denunciando, mas não dá para cruzar os braços e fechar os olhos para o que estamos vendo. Na nossa visão estamos diante não apenas de uma ilegalidade, de atos de improbidade administrativa e de crimes, mas de uma imoralidade na administração pública sem precedentes. Os fatos dão conta de que eles (governadora, Cutrim, Comandante Geral….) podem tudo. Eles não respeitam as pessoas nem a lei.
Provo o que falo com o que aconteceu comigo, quando a governadora mandou me exonerar do mandato de Conselheiro do Cetran, com menos de um ano de exercício, atropelando a Lei Federal número 9.503/97, pois o CTB, assegura em seu artigo 15, parágrafos 1º, 2º e 3º que os conselheiros exercem mandatos de dois anos. Mas o TJMA declarou nulo o ato que me exonerou e me concedeu a segurança pleiteada.
Vejam só do que eles são capazes de fazer. Em 1991 e 1993, policiais militares foram excluídos (um nem chegou sequer a concluir o curso de formação de soldados), foram submetidos ao processo justo e, pasmem, somente depois de 19 anos, por meio de um requerimento ao Secretário de Segurança Pública, eles retornaram aos quadros da PMMA, por ato da Governadora, sem qualquer controle de legalidade feito pelo judiciário. Como visto, eles passaram por cima do ordenamento jurídico brasileiro, como exemplo cito: a Súmula 473 do STF, art. 54 da L 9784/98, dos princípios constitucionais da administração pública, previstos no art. 37 da CF/88, do Estado Democrático de Direito e das instituições.
A certeza da impunidade e que no Maranhão, o rei pode tudo. Só para exemplificar, o Comandante Geral da PMMA comprou passagens para seus familiares, com dinheiro público, sem previsão legal e, para se manter praticando atos ilegais, manda oficiais fazer cursos em academia particular, por conta do Estado, sem previsão em Lei, além de mandar pagar até 60 diárias para coronéis que nunca foram no local de destinado publicados no Boletim Geral da Corporação.
O que podemos esperar de um Estado onde o chefe do Executivo é o primeiro a violar a Lei e os princípios constitucionais? Certamente pouca coisa. Esses são alguns dos casos que estou pedindo apuração ao Ministério Público, com provas documentais acostadas na representação e o fiz porque por várias vezes procurei ao Comandante Geral, comunicando os fatos e pedindo providências e numa reunião de coronéis ele disse em bom tom que não iria abrir qualquer procedimento.
Assim sendo, espero que o Ministério Público, uma instituição autônoma e sem subordinação a qualquer dos poderes públicos, investigue os fatos aqui levantados e outros que venham a surgir durante os procedimentos e que os seus autores, coautores, partícipes sejam responsabilizados na medida de suas culpabilidades”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cardoso, esqueceu de dizer que o Blog do Kenard também publicou matéria nesse sentido no mesmo período, inclusive a fonte, que não devo revelar, era a mesma.
Rapaz , esse coronel Melo tá falando a verdade , por que lá no Bombeiro o Coronel Marcos mandou esse ano para Natal na academia Coronel Walterler seis oficiais. O Coronel Marcos esqueceu da tropa só quer saber do Curso Aguia e Lua de mel. Proibiu que os carros plotados com propaganda de politicos, os militares não podem entrar no bombeiro. Quer dizer se eu apoio a governadora não posso entrar com o meu proprio carro no meu serviço. Espero que depois do dia 05 quando Dr. Cutrim volte tire esse marcos do CBM
É EXATAMENTE ISSO QUE ACONTECE TODOS OS DIAS NESSE GOVERNO DA CORRUPÇÃO. E O TRE, MP, E A JUSTIÇA DO MARANHÃO NADA FAZ. DEIXA TUDO PASSAR… É ISSO QUE É CUIDAR DO POVO DO MARANHÃO?
Luis Cardoso,,
As denúncias são contundentes e não devem passar despercebidas pelas autoridades. Espero que o MPE/MA que não é lá essa Coca-Cola toda, mas tem quadros comprometidos sim, possa fazer alguma coisa.
Mas tem mais, é só procurar no DOE, lá se ver que Cutrim promoveu o reingresso às fileiras da PM de ao menos 10 militares expulsos a BEM DO SERVIÇO PÚBLICO.
Dependendo dc enfoque que se dê, isso é mais grave do que tudo que foi denunciado, APURAÇÃO JÁ
POR QUE O MUI DIGNISSIMO CORONEL MELO NÃO DENUNCIOU TUDO ISSO ANTES, QUANDO ERA ENTÃO COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR?! DE QUALQUER JEITO, ANTES TARDE, DO QUE NUNCA.
POR QUE O MUI DIGNISSIMO CORONEL MELO NÃO DENUNCIOU ALGUMA DESSAS COISAS ANTES, QUANDO ERA ENTÃO COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR?! OU ISSO NÃO ACONTECIA NA GESTÃO DELE?! DE QUALQUER JEITO, ANTES TARDE, DO QUE NUNCA.
P.S: Por gentileza desconsiderar meu primeiro post.
Cardoso,
Realmente, me lembro que vc falou, só que o pavio muito comprido, somente agora atingiu a dinamite.
Só me faltava essa!!!
quando um coronel do chega a uma atitude dessa é porque a coisa tá grave e em outras palavras se vários blogs já haviam prenunciados o que ia acontecer é porque existem irregularidades e o mais grave é que o coronel melo informou pessoalmente ao comandante geral e o mesmo informou que não tomaria nenhuma providência. só espero que esse comandante não venha essa lorota de convocar a imprensa pra dizer vai tomar providencias, a titulo de informação, esses desvios através de diarias são conhecidos e os coroneis que defedem o comandante geral é porque compartilham com a bandalheira, ontem mesmo ouvi um soldado dizendo que o coronel uchoa que é diretor ensino havia tomado a vaga de outro oficial ou seja ele faz o processo seletivo elimina o concorrente e vai no seu lugar, espero que o ministerio publico se manifeste o mais rápido possivel, pois o caso é gravissimo. e a primeira saida é afastar esse comandante.
esse negocio desses cursos e dessas diarias teve inicio quando o coronel flanklin assumiu a diretoria de ensino segundo me informou um oficial, e que o coronel melo se recusou a encaminhar policiais para essa academia causando indignação de alguns coroneis que queriam ir a qualquer custo ganhar diarias graciosas, ai tem, espero que o ministerio publico apure as irregularidades o mais rapido possivel de imediato pedindo o afastamento do comandante.
Vcs se esquecem dos verdadeiros membros da oposição falam tanto de Roberto Rocha Amigo de Fernando Sarney, do próprio Jackson que um dia já deu apoio a Roseana, a Ze Reinaldo que um dia foi do lado do Clã Sarney de Vidigal que tbm já freqüentou os membros de tal Clã…. e tantos outros o próprio Edivaldo Holanda se eu for falando aqui dos membros do que freqüentavam este grupo oligárquico a lista é grande vai de Edivaldo a Joao Castelo…. ai me pergunto e os verdadeiros membros da oposição são esquecidos porque será pq n tem mais mandato talvez…. Terezinha Fernandes e Jomar sempre foram da oposição nunca em nem um momento se curvaram a tal oligarquia o Jomar foi prefeito eleito sozinho com a forca do povo de imperatriz e de forma cruel era massacrado todos os dias pela Mirante e Blogs considerados de OPOSIÇÃO… eu digo com toda certeza a campanha de Terezinha esta crescendo e com uma interessante analise campanha de militância mesmo sem recursos financeiros esta levando o nome dela onde neste exato momento esta em 174 municipios de forma organizada….
ACHO QUE DENÚNCIAS DEVEM SER FEITAS. MAS, COM RESPONSABILIDADES. SOU HONESTO E NENGUEM PROVA O CONTRÁRIO. JÁ TIVE PROBLEMAS NO PASSADO COM O CEL FRANKLIM. NEM POR ISSO, ME APROVEITEI DE POLITICAGEM PARA JOGAR “AREIA/ PMMA” NO VENTILADOR. O QUE O MELO GANHA COM ISSO.
ELE DEVERIA É SE PREOCUPAR COM O CURSO MAL FEITO DE DIREITO, QUE NEM SEQUER IA LÁ NA FACULDADE. OS ALUNOS DA FACULDADE SÃO LUÍS SABEM DISSO, ELE GANHAVA TAMBEM, DOIS CONTRACHEQUES ILEGAIS. UM NO CPM E OUTRO NA GABINETE DO GOVERNADOR. PORQUE, UM TELHADO DE VIDRO ATIRA PEDRAS EM OUTROS TELHADOS ALHEIOS. E, EM NOME DA “HONESTIDADE”, ENVOLVE PESSOAS QUE NEM SEUQUER CONHECE.
VEJAM ABAIXO, A REPOSTA DE UM DOS OFENDIDOS PELO CEL MELO, QUE TENTANDO TOMAR A FORÇA O COMANDO DA PMMA (ELE TEVE 99% DE REJEIÇÃO QUANDO FOI COMANDANTE), E, ATINGE OS OUTROS. ACHO QUE OS OFICIAIS DE BEM DA PMMA, ASSIM COMO EU, MESMO CONTRA AMINHA VONTADE, NÃO PODERIA FICAR CALADO DIANTE DE TAL INOPORTUNISMO, ALÁS, OPORTUNISMO, NEFASTEZ E SORDIDÃO DE UM CEL, NO MÍNIMO ANTIETICO, E QUE MOSTRA DESEQUILÍBRIO, REPITO, NÃO POR FAZER DENÚNCIAS, MAS, PELA FORMA SÓRDIDA E MENTIROSA E ESPETACULISTA QUE FAZ, E COLOCA A PMMA EM CHEQUE, DEPOIS DE CONQUISTARMOS COM SUOR E SANGE, O NOSSO LOCAL DE DESTAQUE ENTRE UMA DAS MELHORES PM DO BRASIL.
VEJA O DIREITO DE RESPOSTA DO CEL WALTERLER DE NATAL (HOMEM RENIOMADO E CONHECIDO DA SOCIEDADE INTELECTUAL DO RIO GRANDE DO NORTE).
_____________________________________
DIREITO DE RESPOSTA
José Walterler,TC PM/RN
Senhor Redator,
A edição do JORNAL PEQUENO do dia 12.09.10, trouxe a baila denuncias formuladas por um cidadão que, por razões que a própria razão desconhece, ESTÁ Coronel na Polícia Militar do Maranhão. ESTÁ? Sim, porque quando um cidadão realmente É CORONEL PM, ele constrói, semeia exemplos de ética, lealdade, consciência profissional, respeito à dignidade da pessoa humana, fidalguia, decência, grandeza interior e profissional, contribuindo com seu exemplo, para disciplinar e regular os costumes institucionais, a moral e a conduta daqueles que integram a instituição castrense, em especial, dos seus subordinados.
Quando se É CORONEL PM não se vive a semear a discórdia, colhendo informações distorcidas e inverídicas para divulgar declarações indecorosas, inexatas e falaciosas, expondo pessoas e instituições à execração pública, acusando sem provas, julgando sem ser juiz, com o exclusivo objetivo de fomentar a intriga e tentar desestabilizar seus semelhantes, na vã esperança de amanhã poder sensibilizar futuros governantes, para usufruir de funções para as quais não tem capacidade moral nem profissional de exercê-las.
No afã de atingir seus vis objetivos, o cidadão que ESTÁ CORONEL não respeita o ordenamento jurídico vigente e, na extensão de sua mente doentia, vai além das barreiras perimetrais de sua circunscrição, para TENTAR atingir a honra alheia e é exatamente por esse motivo, Senhor Redator, que aqui estou, pedindo a Vossia que me assegure o direito de me apresentar à digna sociedade maranhense, em defesa do meu nome, da minha honra e da minha família.
No ano de 1998 dei o primeiro passo para criar a ASSOCIAÇÃO ACADEMIA CORONEL WALTERLER, entidade que tem suporte legal no Art. 5º, XIX e ss da CF/88; Art. 53 e ss do Código Civil; é registrada no 2º Ofício de Notas da Comarca de Natal, na Secretaria Nacional da Receita Federal, portadora de CNPJ nº 08.314.434/0001-78, Inscrição estadual nº 167.160-0; cadastrada na Secretaria Municipal de Tributação, apta a emitir Nota Fiscal dos serviços prestados; inclusa no Cadastro Geral de Fornecedores do Estado do Maranhão; reconhecida como de Utilidade Pública pela Lei estadual nº 8.932, de 29.12.06, além de que todos os seus cursos são cadastrados na SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE sob o nº 0027910-1/2008 – PGE 477756/2008-1.
Trabalhamos com um corpo docente constituído por inquestionáveis profissionais civis e militares, Especialistas, Mestres e Doutores dos mais diversificados ramos dos saberes científicos, seguindo a metodologia definida na Lei federal nº 9.394/96 (LDB).
A ACADEMIA CORONEL WALTERLER é a única entidade detentora de personalidade jurídica de direito privado neste Estado e quiçá, em todo o País, especializada no ensino castrense, presidida por um TENENTE CORONEL que É conhecedor do verdadeiro sentido do que é ser militar e não por marionetes que pouco ou nada fazem para o crescimento de suas instituições.
No alto de sua ignorância e pusilanimidade, o denunciante dá um tom pejorativo ao nosso trabalho, ao dizer: “ … mandou para uma Academia de policia particular que nem mesmo seu Estado confia que seus oficiais estudem nessa Academia Coronel Walterler”.
De se esclarecer que a Academia Coronel Walterler hoje contabiliza mais de dois mil Alunos entre Oficiais e Praças PM e BM de 17 Estados brasileiros, Oficiais e Praças do Exército, Marinha, Aeronáutica, Fuzileiros Navais, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Universidade Federal/RN e Advogados. Da Polícia Militar/RN, temos mais de 100 Oficiais e Praças alunos do Curso de Polícia Judiciária Militar, criado pelo signatário, o que comprova que esse cidadão que ESTÁ CORONEL na PM do Maranhão, no mínimo, está mal assessorado e incorre no mundo da falácia.
O reconhecimento desse trabalho está materializado nos títulos honoríficos representados pela “Medalha Mérito Policial Militar” da PM de Sergipe; “Medalha Forte São Joaquim” da PM de Roraima; “Medalha Brigadeiro Falcão”, da PM do Maranhão; “Medalha do Mérito Coronel Fontoura” da PM do Pará; “Medalha Mérito Policial Militar”, da PM do Rio Grande do Norte e o Título de Cidadão Roraimense, todos em decorrência dos relevantes serviços prestados na área do ensino castrense. Tivesse esse senhor o mínimo respeito e decência, iríamos convidá-lo para acompanhar a delegação do nosso Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar que em breve estará embarcando para Viagem de Estudos a Europa (Portugal, França e Espanha), o que comprova a seriedade do nosso trabalho e a motivação e responsabilidade dos nossos discentes.
De se chamar a atenção para a necessidade de se ler, pelo menos, a legislação da PMMA, onde se ver que existe permissibilidade legal para a corporação firmar convênio com órgãos públicos e privados, onde se inclui a Academia Coronel Walterler e assim, não se perder tempo denunciando aleivosias e falácias, o que só reforça e mostra nítida frustração pessoal.
É com essa visão que o atual comando da PMMA envia seus oficiais e praças para cursarem na Universidade do Maranhão, na Academia Coronel Walterler e em outras instituições públicas e privadas, postura ética, legal, coerente e necessária para interagir e lapidar saberes, com competência técnica, ética e humanística, criando-se um espaço de reflexão coletiva sobre as necessidades e caminhos de interação transformadora das instituições e da sociedade.
Somente quem não enxerga tais fins é aquele que vive cego pela inveja, pela frustração e pela revolta em ser considerado persona non grata por mais de 80% dos membros da sua própria corporação. Lamentável, mas é a realidade.
Certa vez, Cleópatra caminhava pelos jardins de seu palácio, em Alexandria, quando, inadvertidamente, um Soldado bateu em seu braço; incontinenti, a bela pegou a sua espada e decepou a cabeça do Soldado. Vendo isso, o general reclamou e nesse momento aproximou-se Julio César, a quem a Rainha disse ter ficado constrangida com a reclamação. O Imperador diz pro seu comandante: “um homem prá reclamar de algum ato da Rainha Cleópatra, precisa primeiro conquistar o mundo, como eu fiz” e com um golpe certeiro, decepou a cabeça do general.
Guardadas as devidas proporções digo a esse senhor que ofendeu gratuitamente a minha reputação, dignidade pessoal e profissional, que para achincalhar meu nome precisa primeiro concluir três Graduações universitárias, seis Especializações, um Mestrado, ser Doutor, Advogado, Professor universitário, autor de quatro livros e finalmente, ter a admiração e o respeito de mais de 2000 oficiais e praças ex-alunos nesse imenso e amado Brasil, onde se inclui a gloriosa POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO. Adsumus. Prof. MsC. Dr. José Walterler. [email protected].
ACHO QUE DENÚNCIAS DEVEM SER FEITAS. MAS, COM RESPONSABILIDADES. SOU HONESTO E NENGUEM PROVA O CONTRÁRIO. JÁ TIVE PROBLEMAS NO PASSADO COM O CEL FRANKLIM. NEM POR ISSO, ME APROVEITEI DE POLITICAGEM PARA JOGAR “AREIA/ PMMA” NO VENTILADOR. O QUE O MELO GANHA COM ISSO.
POR FIM, ELE DEVERIA É SE PREOCUPAR COM O CURSO MAL FEITO DE DIREITO, QUE NEM SEQUER IA LÁ NA FACULDADE. OS ALUNOS DA FACULDADE SÃO LUÍS SABEM DISSO, ELE GANHAVA TAMBEM, DOIS CONTRACHEQUES ILEGAIS. UM NO CPM E OUTRO NA GABINETE DO GOVERNADOR. PORQUE, UM TELHADO DE VIDRO ATIRA PEDRAS EM OUTROS TELHADOS ALHEIOS. E, EM NOME DA “HONESTIDADE”, ENVOLVE PESSOAS QUE NEM SEUQUER CONHECE.
VEJAM ABAIXO, A REPOSTA DE UM DOS OFENDIDOS PELO CEL MELO, QUE TENTANDO TOMAR A FORÇA O COMANDO DA PMMA (ELE TEVE 99% DE REJEIÇÃO QUANDO FOI COMANDANTE), E, ATINGE OS OUTROS. ACHO QUE OS OFICIAIS DE BEM DA PMMA, ASSIM COMO EU, MESMO CONTRA AMINHA VONTADE, NÃO PODERIA FICAR CALADO DIANTE DE TAL INOPORTUNISMO, ALÁS, OPORTUNISMO, NEFASTEZ E SORDIDÃO DE UM CEL, NO MÍNIMO ANTIETICO, E QUE MOSTRA DESEQUILÍBRIO, REPITO, NÃO POR FAZER DENÚNCIAS, MAS, PELA FORMA SÓRDIDA E MENTIROSA E ESPETACULISTA QUE FAZ, E COLOCA A PMMA EM CHEQUE, DEPOIS DE CONQUISTARMOS COM SUOR E SANGE, O NOSSO LOCAL DE DESTAQUE ENTRE UMA DAS MELHORES PM DO BRASIL.
VEJA O DIREITO DE RESPOSTA DO CEL WALTERLER DE NATAL (HOMEM RENIOMADO E CONHECIDO DA SOCIEDADE INTELECTUAL DO RIO GRANDE DO NORTE).
_____________________________________
DIREITO DE RESPOSTA
José Walterler,TC PM/RN
Senhor Redator,
A edição do JORNAL PEQUENO do dia 12.09.10, trouxe a baila denuncias formuladas por um cidadão que, por razões que a própria razão desconhece, ESTÁ Coronel na Polícia Militar do Maranhão. ESTÁ? Sim, porque quando um cidadão realmente É CORONEL PM, ele constrói, semeia exemplos de ética, lealdade, consciência profissional, respeito à dignidade da pessoa humana, fidalguia, decência, grandeza interior e profissional, contribuindo com seu exemplo, para disciplinar e regular os costumes institucionais, a moral e a conduta daqueles que integram a instituição castrense, em especial, dos seus subordinados.
Quando se É CORONEL PM não se vive a semear a discórdia, colhendo informações distorcidas e inverídicas para divulgar declarações indecorosas, inexatas e falaciosas, expondo pessoas e instituições à execração pública, acusando sem provas, julgando sem ser juiz, com o exclusivo objetivo de fomentar a intriga e tentar desestabilizar seus semelhantes, na vã esperança de amanhã poder sensibilizar futuros governantes, para usufruir de funções para as quais não tem capacidade moral nem profissional de exercê-las.
No afã de atingir seus vis objetivos, o cidadão que ESTÁ CORONEL não respeita o ordenamento jurídico vigente e, na extensão de sua mente doentia, vai além das barreiras perimetrais de sua circunscrição, para TENTAR atingir a honra alheia e é exatamente por esse motivo, Senhor Redator, que aqui estou, pedindo a Vossia que me assegure o direito de me apresentar à digna sociedade maranhense, em defesa do meu nome, da minha honra e da minha família.
No ano de 1998 dei o primeiro passo para criar a ASSOCIAÇÃO ACADEMIA CORONEL WALTERLER, entidade que tem suporte legal no Art. 5º, XIX e ss da CF/88; Art. 53 e ss do Código Civil; é registrada no 2º Ofício de Notas da Comarca de Natal, na Secretaria Nacional da Receita Federal, portadora de CNPJ nº 08.314.434/0001-78, Inscrição estadual nº 167.160-0; cadastrada na Secretaria Municipal de Tributação, apta a emitir Nota Fiscal dos serviços prestados; inclusa no Cadastro Geral de Fornecedores do Estado do Maranhão; reconhecida como de Utilidade Pública pela Lei estadual nº 8.932, de 29.12.06, além de que todos os seus cursos são cadastrados na SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE sob o nº 0027910-1/2008 – PGE 477756/2008-1.
Trabalhamos com um corpo docente constituído por inquestionáveis profissionais civis e militares, Especialistas, Mestres e Doutores dos mais diversificados ramos dos saberes científicos, seguindo a metodologia definida na Lei federal nº 9.394/96 (LDB).
A ACADEMIA CORONEL WALTERLER é a única entidade detentora de personalidade jurídica de direito privado neste Estado e quiçá, em todo o País, especializada no ensino castrense, presidida por um TENENTE CORONEL que É conhecedor do verdadeiro sentido do que é ser militar e não por marionetes que pouco ou nada fazem para o crescimento de suas instituições.
No alto de sua ignorância e pusilanimidade, o denunciante dá um tom pejorativo ao nosso trabalho, ao dizer: “ … mandou para uma Academia de policia particular que nem mesmo seu Estado confia que seus oficiais estudem nessa Academia Coronel Walterler”.
De se esclarecer que a Academia Coronel Walterler hoje contabiliza mais de dois mil Alunos entre Oficiais e Praças PM e BM de 17 Estados brasileiros, Oficiais e Praças do Exército, Marinha, Aeronáutica, Fuzileiros Navais, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Universidade Federal/RN e Advogados. Da Polícia Militar/RN, temos mais de 100 Oficiais e Praças alunos do Curso de Polícia Judiciária Militar, criado pelo signatário, o que comprova que esse cidadão que ESTÁ CORONEL na PM do Maranhão, no mínimo, está mal assessorado e incorre no mundo da falácia.
O reconhecimento desse trabalho está materializado nos títulos honoríficos representados pela “Medalha Mérito Policial Militar” da PM de Sergipe; “Medalha Forte São Joaquim” da PM de Roraima; “Medalha Brigadeiro Falcão”, da PM do Maranhão; “Medalha do Mérito Coronel Fontoura” da PM do Pará; “Medalha Mérito Policial Militar”, da PM do Rio Grande do Norte e o Título de Cidadão Roraimense, todos em decorrência dos relevantes serviços prestados na área do ensino castrense. Tivesse esse senhor o mínimo respeito e decência, iríamos convidá-lo para acompanhar a delegação do nosso Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar que em breve estará embarcando para Viagem de Estudos a Europa (Portugal, França e Espanha), o que comprova a seriedade do nosso trabalho e a motivação e responsabilidade dos nossos discentes.
De se chamar a atenção para a necessidade de se ler, pelo menos, a legislação da PMMA, onde se ver que existe permissibilidade legal para a corporação firmar convênio com órgãos públicos e privados, onde se inclui a Academia Coronel Walterler e assim, não se perder tempo denunciando aleivosias e falácias, o que só reforça e mostra nítida frustração pessoal.
É com essa visão que o atual comando da PMMA envia seus oficiais e praças para cursarem na Universidade do Maranhão, na Academia Coronel Walterler e em outras instituições públicas e privadas, postura ética, legal, coerente e necessária para interagir e lapidar saberes, com competência técnica, ética e humanística, criando-se um espaço de reflexão coletiva sobre as necessidades e caminhos de interação transformadora das instituições e da sociedade.
Somente quem não enxerga tais fins é aquele que vive cego pela inveja, pela frustração e pela revolta em ser considerado persona non grata por mais de 80% dos membros da sua própria corporação. Lamentável, mas é a realidade.
Certa vez, Cleópatra caminhava pelos jardins de seu palácio, em Alexandria, quando, inadvertidamente, um Soldado bateu em seu braço; incontinenti, a bela pegou a sua espada e decepou a cabeça do Soldado. Vendo isso, o general reclamou e nesse momento aproximou-se Julio César, a quem a Rainha disse ter ficado constrangida com a reclamação. O Imperador diz pro seu comandante: “um homem prá reclamar de algum ato da Rainha Cleópatra, precisa primeiro conquistar o mundo, como eu fiz” e com um golpe certeiro, decepou a cabeça do general.
Guardadas as devidas proporções digo a esse senhor que ofendeu gratuitamente a minha reputação, dignidade pessoal e profissional, que para achincalhar meu nome precisa primeiro concluir três Graduações universitárias, seis Especializações, um Mestrado, ser Doutor, Advogado, Professor universitário, autor de quatro livros e finalmente, ter a admiração e o respeito de mais de 2000 oficiais e praças ex-alunos nesse imenso e amado Brasil, onde se inclui a gloriosa POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO. Adsumus. Prof. MsC. Dr. José Walterler. [email protected].
QUE VERGONHA QUE BOM QUE AINDA EXISTEM JORNALISTAS COMO VC PRA DENUNCIAR ESSAS MAZELAS,PARABENS SENHOR CARDOSO,VOCE ASSIM COMO O JORNALISTA FERNANDO ATALLAIA DE SAO JOSE DE RIBAMAR SAO UMA VITORIA DO POVO MARANHENSE.CONTINUE ASSIM.
Esse é o nosso Brasil cheio de gente corrupta,safados isso tudo é revoltante, enquanto isso não temos segurança agora imagina a vergonha que essa criatuara passa para familia enquanto isso os probres sofre, isso é pouco agora isso ja não é novidade pois e o retrato o povo do poder não tem mais vergonha são os piores ladrões que existe, é na segurança saúde educaçaõ tanto faz executivo legislativo judiciario fazer o q? quem vai prender? os pobres que se acab em. tudo isso da nojo.
Cardoso O Fernando Atallaia tambem escreve nesse Blog? Adoro as matérias dele,queria vê textos dele ou pelos menos videos no blog abraço enorme
Essas irregularidades acontecem há muito tempo e só agora este cel. vem a publico denunciar.antes tarde do que nunca.
Gostaria de saber pq não se faz uma auditoria mais intensa junto aos batalhões e companhias,pois os desmandos e uso indevido de verbas já se tornaram corriqueiros e até nenhuma medida foi tomada.A 8. companhia é exemplo disso.A verbas direcionada aos pelotões nunca chegaram ao seu destino , os DPMś só conseguem sobreviver pois os governos municipais financiam: prédio,combustivel,material de limpeza entres outros.
Seria interessante se fazer uma auditoria formada de civis para não cairmos no “corporativismo”.
é amigos, a coisa sempre esteve feia pro lado dos soldadinhos, pois os oficiais até pra visitar uma unidade recebem diarias, enquanto os pracinhas viajam dia e noite a serviço da nossa brilhosa policia miliatr, e nao recebem diaria nem pra comprarem uma balinha, sob alegaçao de que a instituiçao nao dispoe de dinheiro, onde estar a controladoria que nao vê essas viagens sem a devida remuneraçao das diarias que os pracinhas tem direito? enquanto isso tem comandantes de unidades do interior enricando cada vez mais, ho meu deus onde vai parar essa ganancia?
todas as vezes em que se aproxima o pleito eleitoral surgem uma gama de denuncias em especial contra aqueles que de certa forma estao no poder por que nao as fazem fora desse perío é medo do povo nao lembrar nas urnas, todos sabem em que o cl melo é pré candidato a veriador de sao lauis e logo le precisa de voto para se eleger so que esse nao é o melhor caminho
todas as vezes em que se aproxima o pleito eleitoral surgem uma gama de denuncias em especial contra aqueles que de certa forma estao no poder por que nao as fazem fora desse período é medo do povo nao lembrar nas urnas, todos sabem em que o cel melo é pré candidato a veriador de sao lauis e logo ele precisa de voto para se eleger so que esse nao é o melhor caminho. Enquanto o Maranhao viver em prol de uma politica de picuinha nunca vamos alcançar o caminho pleno o pior é que ainda existem blogueiro que apoia tais baixarias, é preciso sim que nos unmos em prol de um Maranhao melhor e mais justo onde a sociedade seja a grande anfitrian.