O deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade) apresentou requerimentos, junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, pedindo votações em regime de urgência para os projetos de Lei 442/2023 e 92/2024, que tratam sobre reajustes de salários para servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) e do Ministério Público do Maranhão (MPE). O parlamentar fez também um apelo, da tribuna, durante a sessão desta terça-feira (15), para que os PLs entrem na pauta o mais rápido possível.

No primeiro requerimento, o deputado justifica a urgência para discutir o projeto de Lei 442/2023, que dispõe sobre o reajuste do vencimento-base dos cargos efetivos de carreira de especialistas do TCE-MA. Ressaltou que o PL, que corrige os salários em 6%, já se encontra na Casa há mais de um ano sem que a Mesa Diretora o coloque em pauta. Chamou a atenção para a importância de valorizar a categoria e evitar perdas.
O deputado ressaltou que o Tribunal de Contas tem uma função muito importante para a sociedade: a de prevenir a má utilização dos recursos públicos. “Essa é uma função muito importante. Além disso, aprecia e julga a aplicação dos recursos públicos, por agentes públicos, como um todo, entre eles secretários municipais, presidentes de Câmaras, prefeitos, secretários de Estado, governador, assim como o Poder Judiciário e os demais órgãos que administram recursos públicos.
No segundo requerimento, o deputado justifica também a urgência, para que seja discutido e votado o PL 92/2024, que repõe em 6% as perdas inflacionárias dos servidores do Ministério Público do Maranhão. Segundo o parlamentar, são também de suma importância as funções do Ministério Público que defende os interesses da sociedade, monitora a boa aplicação do recurso público; fiscaliza os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. “Então, essas instituições têm que estar fortalecidas e valorizadas”, frisou.
Na tribuna, Othelino Neto disse que ligou para o conselheiro e ex-deputado Marcelo Tavares, presidente do Tribunal de Contas do Estado, e como haveria uma assembleia dos servidores do TCE para, inclusive, deliberar sobre uma possível greve, o presidente da corte disse esperar que o PL 442/2023 seja apreciado o quanto antes. Quanto ao Ministério Público, o deputado disse que também conversou com o procurador-geral de Justiça, Danilo Castro, que afirmou estar aguardando a Assembleia pautar o PL 92/2024 para ser apreciado o quanto antes.
“Então, eu quero dizer às senhoras e aos senhores que nós deveríamos tirar essa responsabilidade dos deputados estaduais e das deputadas estaduais. A informação que me chegou é de que há uma orientação do governador Carlos Brandão, para que a Casa não aprecie esses dois projetos de lei. Agora, o governador pode exercer as suas atribuições e pode vetar o reajuste dos servidores do TCE e do Ministério Público, mas ele exigir que a Assembleia não aprecie, ele está exorbitando em suas atribuições. Ele não quer que o aumento seja concedido, mas não quer também o ônus de ter que usar a prerrogativa dele de sancionar ou de vetar?”, comentou Othelino Neto.
Na tribuna, Othelino Neto questionou sobre as razões e sobre o medo do governador para barrar a apreciação dos projetos em plenário. “Será que ele teme um Tribunal de Contas forte, atuante ou o Ministério Público com os servidores cada vez mais estimulados? Só teme órgão de controle externo, como o Tribunal de Contas; órgão de defesa da sociedade, como o Ministério Público, quem está fazendo alguma coisa errada – e no governo Brandão se faz, aliás, muitas coisas erradas são feitas – eu não tenho dúvidas. Agora esse medo de fortalecer essas instituições tão importantes é algo que nós devemos reprovar com muita veemência”, afirmou.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

No interior do veiculo, havia duas crianças menores de cinco anos, que não utilizavam qualquer dispositivo ...
Operação NONSENSE investiga grupo criminoso por inflar matrículas no EducaCenso para desviar quase R$ 200 milhões ...
O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, refutou com veemência recentes notícias falsas e especulações que têm ...
O deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade) apresentou requerimentos, junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, pedindo ...
NOTA A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informa que o caso envolvendo o delegado é investigado ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.