O incêndio de gigantescas proporções ocorrido na madrugada desta última quarta-feira (8) no Km 244 da Estrada de Ferro Carajás, no município de Alto Alegre do Pindaré, em vagões de trem da Vale, suspendeu a circulação do transporte ferroviário de carga e de passageiros até o próximo domingo.

Incêndio em vagões de trem da Vale no Maranhão

Mais de 20 vagões que transportavam combustível de São Luís para o município de Açailândia e sudeste do Pará, foram consumidos pelo fogo após o trem descarrilar.

O local foi muito afetado, provocando sérios danos ambientais e uma enorme devastação. As causas do incidente estão sendo apuradas.

A Vale se comprometeu em investigar danos ambientais e às comunidades que vivem na área. Porém, o Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, notificou a mineradora que terá 30 dias para apresentar as ações já realizadas e planejadas para reparação dos danos ambientais ocorridos. A Vale poderá ser autuada devido aos prejuízos.

Confira a nota do IBAMA sobre o caso:

A Superintendência do IBAMA no Maranhão informa que, no exercício de suas atribuições, por meio do seu Núcleo de Emergências Ambientais (NUPAEM), acompanha e diligencia acerca do ocorrido no Km 244 da Estrada de Ferro Carajás, com o incêndio de vagões do trem da Vale, na altura do município de Alto Alegre do Pindaré – MA, na madrugada do dia 08/11/23.

Com o comunicado oficial que a empresa Vale disponibilizou no Sistema Nacional de Emergências Ambientais – SIEMA, sobre o incêndio na Estrada de Ferro Carajás, procedemos com uma análise preliminar e o acompanhamento das informações disponibilizadas no Sistema.

Atendendo às normas regulamentares, uma equipe de técnicos do IBAMA foi mobilizada para realizar o atendimento à ocorrência, remetendo-se ao responsável pelas ações de emergência.

Ressalta-se que, em caso de emergências com incêndios, a primeira ação é apagar o fogo, respeitando-se o isolamento da faixa quente. Em seguida, vêm os atendimentos de praxe das autoridades e órgãos competentes.

Após as providências iniciais, nossa equipe seguiu para a área e está realizando a vistoria in loco, sobrevoando com drones a região, ouvindo a população sobre possíveis danos e realizando os levantamentos técnicos para elaboração do respectivo laudo de constatação.

A partir dessas providências, a empresa Vale será notificada para, em 30 dias, apresentar as ações já realizadas e planejadas para reparação dos danos ambientais ocorridos.

Neste momento, a equipe do IBAMA está em campo e poderá autuar a empresa, em caso de flagrante ocorrência de infrações
ambientais.

Informamos ainda que a Superintendência do IBAMA, constantemente, realiza ações de fiscalização e prevenção a esses riscos, junto à empresa Vale, inclusive notificando-a a cumprir e melhorar os planos de atendimento às emergências.

Em julho deste ano, estivemos no local e solicitamos da Vale o incremento de ações de prevenção e mitigação de possíveis danos causados nesta área.

Reforçamos, por fim, que estamos atentos e a postos para fiscalizar e autuar, se for o caso, por flagrantes de danos ou degradações ambientais.

Flávia Alves
Superintendente do IBAMA no Maranhão


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na última terça-feira (30), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa ...
Na manhã da última quarta-feira (01), a Prefeitura de Santa Rita, sob comando do Prefeito Dr ...
Com um quadro delicado de saúde e internada há aproximadamente uma semana no UDI Hospital, em ...
Gestor tem recorrentemente excedido valor de despesas com servidores Em Ação Civil Pública ajuizada em 29 ...
Desde o último quadrimestre de 2020, Município tem desrespeitado Lei de Responsabilidade Fiscal Devido ao excesso ...
Morreu o passageiro baleado durante um assalto a ônibus registrado na noite dessa quarta-feira (1º), na ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.