Quem não gostou de ter ficado do lado de fora da reabertura são os donos de self-service, rodízios e praças de alimentação de shoppings, enquanto os bares e restaurantes já reabrem as portas neste sábado, dia 27.
Ocorre que a Vigilância Sanitária ainda quer avaliar melhor os riscos de aumento de casos da covid-19 com esses estabelecimentos vetados possam causar.
Quem também não ficou completamente contente imaginando que iriam faturar um extra com apresentações musicais, foram os proprietários de bares onde rola um som com atrações ao vivo. A medida também vale para restaurantes.

Marcelo Tavares afirmou que é impensável neste momento, liberar apresentações artísticas em bares e restaurantes, pois vai gerar aglomeração e naturalmente pode vir a surgir uma nova explosão de casos. O chefe da Casa Civil, lamentou o fato de já ter empresário programando festas em bares e restaurantes, pois isso pode levar a um novo fechamento de setores do comércio e serviços do Maranhão.

Os bares e restaurantes só vão poder funcionar até meia-noite e as padarias até ás 20h, que na opinião de Marcelo Tavares é um horário razoável. No entanto, vai haver fiscalização mais dura por parte da Polícia Militar e Procon, e quem exceder ou descumprir as normas sofrerá punições severas. O chefe da Casa Civil lembrou, que também parte da consciência de cada um, evitar exageros.

Os bares e restaurantes devem também restringir a presença de quatro pessoas por mesa, assim como orientar a não entrada de pessoas com idade superior a 60 anos e com fatores de risco.

De acordo com o apurado, se não houver aumento de casos do novo coronavírus, as praças de alimentações de shoppings centers devem ser liberados nas próxima semana. Já, atrações culturais não possuem previsão para liberação.

O presidente da Abrasel, Gustavo Araújo, informou que ainda não foi notificado das decisões do Governo do Maranhão e está sendo surpreendido com as novas determinações, pois diversos empresários já tinham feitos grandes investimentos.

Na capital maranhense, bares como o Azeite e Sal na Península já estavam anunciando uma programação com dj´s ao longo de sábado e domingo. Pela norma do Governo, eles terão que cancelar as atrações culturais.

Nos últimos finais de semanas, restaurantes chegaram a ser denunciados por realização de festas e “resenhas”, caso do Romero na região do Calhau.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O município de Tuntum através da Secretaria Municipal de Educação alcançou, no último dia 30 de ...
Em uma cerimônia realizada neste sábado (04), ao lado de aliados, o deputado estadual Othelino Neto ...
A Polícia Federal está participando das ações emergenciais de apoio às comunidades afetadas em meio às ...
Na manhã desta sexta-feira(3), a Polícia Civil, por intermédio da 16ª Delegacia Regional de Bacabal, deu ...
Também foram apreendidos, na ocasião, veículos de luxo, carregadores de pistola, munições e celulares Nove pessoas ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.