O mandato Coletivo Nós (PT), mais uma vez, marcou história na Câmara Municipal de São Luís ao realizar uma detalhada prestação de contas das atividades do Projeto Ilha em Movimento. O projeto é executado pela Fundação Justiça e Paz se Abraçarão (JPA), utilizando recursos de emendas parlamentares impositivas destinadas pelo mandato.

A Procuradora de Justiça e Ouvidora Geral do Ministério Público Sandra Elouf, falou da felicidade de ver um mandato da Câmara Municipal de São Luís realizando prestação de contas da sua emenda. “É uma satisfação absoluta ver um mandato como o Coletivo Nós executando o seu trabalho com seriedade, preocupado em prestar contas da destinação da sua emenda. Isso aqui é um fato inédito. A fundação e o mandato que destina sua emenda juntos prestando contas, precisa ser registrado e divulgado”, ressaltou.

Durante a plenária que apresentou o relatório das atividades do Projeto Ilha em Movimento, a Fundação JPA expôs todas as prestações de contas referentes às emendas de 2021 a 2023. Elivânia Estrela, superintendente da fundação, explicou os desafios enfrentados durante o processo: “É importante ressaltar que os percalços da burocracia pública impediram que esse momento acontecesse antes. Estávamos aguardando o aval de todas as declarações por parte da Secretaria de Governo do Município para podermos realizar essa prestação de contas, e até agora só recebemos a confirmação de uma.”

Até o momento, o projeto já beneficiou mais de 800 famílias nos polos de atuação do Coletivo Nós. O vereador Eni Ribeiro, ao discursar na tribuna, enfatizou as oportunidades oferecidas pelo Projeto Ilha em Movimento às crianças e adolescentes: “Em 2005-2006, tive uma oportunidade que mudou minha vida por meio de um projeto social da Pastoral do Menor. Hoje, através do nosso mandato, conseguimos impactar mais de 800 crianças e adolescentes em nossos bairros, oferecendo oportunidades às nossas meninas e meninos das periferias e da Zona Rural de São Luís. Infelizmente, poucas emendas chegam à ponta como a nossa, mas queremos ser referência para esta cidade, e é prestando contas que isso será possível.”

Além do Covereadores do Mandato, o painel contou com a participação de Jailson Rocha, presidente da Fundação JPA em 2023; Tenente Coronel Thiago Paiva, diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão; Arionildes Silva, diretora da APAE de São Luís; Vilsanira Mendes, coordenadora do serviço comunitário de fortalecimento de vínculos da SEMCAS; e Bianka Melo, secretária executiva do Fórum DCA.

Conheça o Projeto Ilha em Movimento

O Projeto Ilha em Movimento, executado pela Fundação JPA, nasceu da destinação de emenda parlamentar impositiva do mandato do Coletivo Nós. Essa parceria tem transformado a vida de muitas pessoas nas comunidades atendidas.

Iniciado em agosto de 2021, o projeto tem como foco o desenvolvimento integral e a construção da cidadania de crianças, adolescentes e jovens de São Luís, através de atividades esportivas, artísticas, culturais, sociais e turísticas. Essas ações são realizadas em parceria com instituições como PEADS, Gume, Associação Recreativa e Beneficente do Bairro Matinha Maracanã, Centro Educacional Cuidando da Vida, Clube de Mães Caiane Mateus e União de Moradores do Sol e Mar. Os polos de atuação estão localizados nos bairros Cidade Operária, Zona Rural, Sacavém, Itaqui-Bacanga e Vila Luizão.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: coletivonos.com.br/ilhaemmovimento

Assista ao painel completo: 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rildo Amaral foi eleito prefeito de Imperatriz pelo Partido Progressista (PP), com 55,7% dos votos válidos, ...
No Maranhão, dois grandes hospitais receberam a certificação ONA: Dr. Carlos Macieira e o Hospital de ...
O município de Cedral-MA vai ganhar uma rodovia recuperada. A obra já foi iniciada e atende ...
procedimentos jurídicos, neste caso específico, mas que podem ser mudados. A juíza entendeu que, objetivamente, por ...
O prefeito Fernando Pessoa anunciou a construção de 100 casas populares em Tuntum, fruto de uma ...
Movimentando dezenas de milhões em venda de decisões judiciais no STJ, quadrilha que atuava na Corte ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.