Feira Internacional de Turismo da América Latina não tem a presença do Maranhão
O Maranhão, definitivamente, aos olhos do mundo, não existe. Nem mesmo quando começou, neste sábado (3), a 17ª Feira Internacional de Turismo da América Latina – FIT 2012, em Buenos Aires, na Argentina.
Leia também:
Flávio Dino é eleito um dos 10 mais influentes do turismo no Brasil
Isto sem contar que temos os dois maiores representantes do setor na esfera federal: o ministro do Turismo, Gastão Dias Vieira; e o presidente da Embratur, Flávio Dino. É tudo questão de vontade política, quando se quer avanços para nossa terra.
Da feira participam operadores de turismo, representantes de hotéis, firmas especializadas em turismo e de tecnologia no setor. Diversos países da América Latina estão presentes.
Os únicos estados do Brasil que foram promover seus pontos turísticos na FIT Argentina, até agora, são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
A FIT é considerada como uma vitrine mundial de destinos e produtos turísticos, e representa um canal de valorização e potencialização da atividade, no qual são realizados o acompanhamento e a divulgação das ações do setor, visando a sua expansão.
O Maranhão, que tem o maior parque de lençóis do mundo, não comparecerá. Perde uma grande oportunidade para se mostrar ao mundo.
O Blog do Luís Cardoso não tem conhecimento se o ministro do Turismo, Gastão Vieira, ou o presidente da Embratur, Flávio Dino, estarão por lá, no evento que se encerra na próxima terça-feira (6).
Ainda se estivessem, seria para promover somente outros Estados. Lamentavelmente, o Maranhão não existe. Deve fazer parte da geografia marciana.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ALGUEM PODERIA REPASSAR A INFORMAÇAO PARA O SECRETERIO ALUIZIO MENDES DE QUE BARRA DO CORDA ESTÁ SENDO TOMADA POR TRAFICANTES E QUE QUANDO A POLICIA MILITAR PRENDE OS TRAFICANTES ALGUNS AGENTES DA POLICIA CIVIL LIBERA E O MESMO VOLTA A PRATICA DO CRIME NOVAMENTE,DEIXANDO A POPULAÇAO REVOLTADA, ALO SECRETARIO TRAFICANTES DE DROGAS ESTAO COM ESQUEMA COM ALGUNS POLICIAS EM BARRA DO CORDA E ARRECADANDO ARREGO PARA FAZER VISTA GROSSA . ESTAMOS DE MAOS AMARRADAS !!!! POR VARIAS VEZES JÁ POSTAMOS NO FACEBOOK E NAO TEMOS NENHUMA RESPOSTA,TALVEZ SEJA PORQUE A MIDIA NAO IRÁ LUCRAR NADA COM ESSE POST.
Isso demonstra o quanto o Flávio Dino trabalha pelo turismo do Maranhão.
Francamente Luis Cardoso, dizer que o Maranhão não está representado e utilizar a imagem do ministro do turismo é achar que os leitores não estam atentos aos acontecimentos. Não seria melhor colocar a foto do secretario de Turismo do estado, JURA FILHO. Afinal Gastão Vieira como ministro do turismo está a serviço do país, e só a sua presença ja dignifica o nosso Estado.
Cuidado com as cartas marcadas em suas postagens, mas mesmo assim, sou leitor assiduo do seu blog pelo belo trabalho informativo que vem desempenhando.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A respeito de matéria publicada no Blog Luís Cardoso, intitulada Feira Internacional de Turismo da América Latina não tem a presença do Maranhão, esclarecemos:
1. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, desembarcou na capital argentina na última sexta-feira (02), quando participou da abertura oficial do evento junto com o ministro do Turismo da Argentina, Enrique Meyer. O Brasil é o país convidado da FIT 2012 e possui um pavilhão exclusivo de 550 m², onde estão distribuídos stands de várias cidades brasileiras com informações sobre os principais destinos. Gastão Vieira ficou em Buenos Aires até a tarde deste sábado (03), quando cortou a fita de abertura oficial da FIT ao lado de Enrique Meyer, seu parceiro argentino;
2. Os estados expositores, de acordo com a Embratur/MTur, são: Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Sergipe, Paraíba, Amazonas, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Santa Catarina, Ceará, Alagoas, Rio de Janeiro e Pernambuco;
3. Gastão Vieira visitou ainda o stand do Maranhão e foi recebido pelo secretário-adjunto de Turismo do Estado, Carlos Martins. Esteve ainda com Daina Barbosa, representante da Taguatur Turismo. O ministro recebeu a revista Brasil Maranhão, com informações sobre as atrações turísticas do estado em espanhol;
4. O Ministério do Turismo reforça sua disposição em prestar esclarecimentos e informações para todos os veículos de comunicação impressos, digitais, entre outros. O blog citado, não pela primeira vez, não entrou em contato com a assessoria de comunicação da pasta para checar as informações publicadas, o que infringe as regras do bom jornalismo;
5. O Ministério do Turismo está à disposição para qualquer esclarecimento adicional.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério do Turismo
(61) 2023.7079
[email protected]
Obs: Foi enviado um email com texto semelhante e fotografias para o email sugerido neste blog.
Não sei em que engrandece o Maranhão o fato de Gastão Vieira estar como titular do Ministério do Turismo. Alguém aí consegue falar com ele? Apenas acordos políticos. Em que nosso Turismo está ganhando? Nem pelo Estado nem pelo Município. Apenas festas para elite gorda esbanjar. A portas fechadas, diga por sinal. Só quem ganha com isso é a Companhia Barrica, a única que viaja daqui pra lá, de lá pra cá, com os recursos do Governo do Estado, sem mais espaço pra ninguém. Quando a entidade não pode viajar ou as verbas raspadas estacionam pros lados da Rua Portugal ou da Pedro II, não vai ninguém. E há várias expressões artísticas querendo e em condições de representando nosso Maranhão. Mas, eles não se mobilizam. Não aparece nossa cultura popular, artesanato, engenharia, arquitetura, culinária, hotelaria, empreendimentos, empresariado, nada. Para dizer que não há nada, tem um stand vazio. E assim vendeu a imagem de um Maranhão que (ainda ) não existe, como disse bem o outro rapaz.
Nenhuma dessas “explicações” da Embratur convencem.