Durante o tiroteio ocorrido em meio a uma audiência no Fórum Desembargador Sarney Costa, na manhã desta quinta-feira (31), um agente, de identidade não revelada e um detento foram atingidos por disparos de arma de fogo.
Tudo começou quando o preso, ainda não identificado, tomou a arma de um agente que fazia escolta e tentou fugir. Ele foi perseguido e houve troca de tiros. Os dois foram atingidos e ambos estão internados em estado grave.
Veja as imagens divulgadas no Blog do Luis Pablo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
O burburinho tomou conta dos moradores da área nobre do Park das Águias, na região do ...
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) iniciou na última segunda-feira (18) uma inspeção ...
Inquérito instaurado pelo Ministério Público apura o suposto envolvimento de servidores municipais em desvio de verbas ...
O deputado estadual Wellington do Curso anunciou publicamente que votará contra a proposta de aumento de ...
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Estado ...
Apresentação será no Ceprama (Madre Deus), no dia 7 de dezembro, com a turnê Celebrating life ...
Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
Fórum Desembargador Sarney CostaPolicial baleadoSão Luís
Antigamente era comum presos fugirem do Fórum ou tentarem tomar armas de agentes penitenciários, mas há mais ou menos 6 anos foi criado o GEOP, grupo especializado em escolta de presos treinado pela força nacional.
Porém o secretário atual, Uchôa, determinou que esse grupo não mais fizesse escolta e colocou alguns (não são todos) agentes penitenciários que não usavam arma e que não sabem fazer escolta prisional para fazerem o trabalho que o GEOP fazia. Infelizmente deu no que deu.
Mais um erro de gestão: o GEOP foi treinado para fazer escolta de presos e atuar contra distúrbios. Não está fazendo nem uma coisa nem outra. A Força Nacional e o Choque da PM estão dentro dos presídios e o GEOP agora só faz policiamento nas unidades. O resultado do erro logo aparece…
Os verdadeiros culpados são os juízes qdo os policiais chegam com os presos algemados, eles dão maior bronca nos policiais, no dia q um preso pegar pelo pescoço de juiz, nunca mas eles vão deixar o preso ser ser algemado.
Corroboro com as duas opiniões acima…o grande erro foi do Secretario da SEJAP, que investiu em um pequeno grupo de agentes Penitenciários, o qual denominou de GEOP, em detrimento de uma grande maioria, que já foi bastante penalizada e, ao meu ver, a intencionalidade é para que a mesma seja extinta…..homens que vão para a escolta de presos, devem, no mínimo, ter um treinamento e reciclagens constantemente, porém, na prática, não é isso que se observa.O que vemos, são pessoa (Agentes) sendo jogadas para qualquer tipo de função, sem a menor qualificação ou qualquer tipo de investimento.Enquanto isso, o tão famoso “GEOP”, DESCANSA EM BERÇO EXPLÊNDIDO, sendo exaltado pela Secretaria, como grupo de ouro, para não fazer m…nenhuma….vai entender????