Mais um ouro para as mulheres do Brasil. Depois de Beatriz Souza (judô) e Rebeca Andrade (ginástica artística), Duda e Ana Patrícia sobem ao lugar mais alto do pódio. A dupla do vôlei de praia, líder do ranking mundial, venceu a dupla canadense formada por Melissa Paredes e Brandie Wilkerson, por 2 a 1, parciais de 26/24, 12/21 e 15/10, na final dos Jogos de Paris, e conquistou o ouro. Recentemente, a dupla do Brasil já havia vencido a mesma parceria do Canadá na final dos Jogos Pan-americanos de Santiago-2023 por 2 a 0, levando o título inédito.

Tanto Duda quanto Ana Patrícia dão a volta por cima: elas estiveram em Tóquio-2020 com duplas diferentes. Ao lado de Ághata, Duda foi às oitavas-de-final, e Ana Patrícia, com Rebecca, teve melhor desempenho pelo país, terminando nas quartas-de-final.

Logo na primeira participação como dupla nos Jogos Olímpicos, em Paris-2024, as brasileiras entraram para o seleto grupo de campeãs da modalidade, além de terem quebrado um tabu de 28 anos. As últimas e únicas medalhistas de ouro entre as mulheres eram Jaqueline Silva e Sandra Pires, em Atlanta-1996, na estreia da modalidade no programa olímpico.

Após o fim da partida, Jackie comentou sobre a conquista de Ana Patrícia e Duda. Muito emocionada com o título, a medalhista de ouro passou o bastão para as mais novas campeãs olímpicas do vôlei de praia.

— As Olimpíada de Atlanta-1996 foi muito importante para o esporte feminino do Brasil. Foi a primeira em que as mulheres subiram no pódio. Eu e Sandra fomos as primeiras medalhistas de ouro da história. E agora, 28 anos depois, passamos o bastão para essas meninas maravilhosas, Ana Patrícia e Duda. Elas precisavam disso acontecendo — disse Jackie.

Além disso, as jogadoras voltam a ganhar um título com chancela olímpica após dez anos. É que quando jogaram pela primeira vez juntas, na época do juvenil, elas sagraram-se campeãs dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim-2014 (venceram uma dupla do Canadá também). Nesta época, também foram bicampeãs mundiais sub-21 em 2016 (Suíça) e em 2017 (China).

Ana Patrícia contou ao GLOBO que quase desistiu do esporte após eliminação e Tóquio e ataques nas redes sociais. Disse que foi Duda quem a ajudou. Juntas para este ciclo de Paris-2024, elas colecionaram títulos: estão há mais de dois anos no topo do ranking mundial, foram bicampeãs do Circuito Mundial, medalhistas de prata e ouro no Mundial, bateram o recorde de vitórias do Campeonato Brasileiro, foram campeãs pan-americanas e venceram a grande maioria das etapas internacionais disputadas.

O Globo


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rildo Amaral foi eleito prefeito de Imperatriz pelo Partido Progressista (PP), com 55,7% dos votos válidos, ...
No Maranhão, dois grandes hospitais receberam a certificação ONA: Dr. Carlos Macieira e o Hospital de ...
O município de Cedral-MA vai ganhar uma rodovia recuperada. A obra já foi iniciada e atende ...
procedimentos jurídicos, neste caso específico, mas que podem ser mudados. A juíza entendeu que, objetivamente, por ...
O prefeito Fernando Pessoa anunciou a construção de 100 casas populares em Tuntum, fruto de uma ...
Movimentando dezenas de milhões em venda de decisões judiciais no STJ, quadrilha que atuava na Corte ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.