Polícia Civil do Maranhão prende nove pessoas por roubo de carga e combustíveis durante segunda fase da Operação Tanque Cheio

    Também foram apreendidos, na ocasião, veículos de luxo, carregadores de pistola, munições e celulares

    Nove pessoas foram presas preventivamente, na manhã desta sexta-feira (3), em São Luís, durante a segunda fase da Operação Tanque Cheio, que investiga roubo de carga de combustíveis no Maranhão.  A ação do Sistema de Segurança Pública do Estado foi executada pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).

    Além das prisões, os policiais deram cumprimento a quatro mandados de busca, que resultaram na apreensão de quatro veículos de luxo, entre eles, um Corolla, uma Hilux, uma S10 e uma SW4 – sendo este último, alvo, inclusive, de um mandado de sequestro expedido pela Justiça. Carregadores de pistola, munições 9mm, cartões e celulares dos investigados também foram apreendidos.

    Imagem de parte do material aprendido na ação policial.

    “Entre os presos de hoje, alguns são receptadores, alguns são assaltantes e outros faziam a intermediação entre os assaltantes e os receptadores dos postos que recebiam esse combustível roubado não só aqui em São Luís, mas, também, no interior do estado. Tivemos registros, por exemplo, em Miranda do Norte, São Mateus e Bacabeira”, explicou o delegado Jorge Pacheco, chefe do DCRC e superintendente interino da Seic.

    O delegado geral da Polícia Civil, Jair Paiva, disse que a maioria dos indivíduos presos nesta segunda fase da Operação Tanque Cheio tinha sido alvo de mandados anteriormente. “Alguns dos investigados cumpriam medida cautelar com uso de tornozeleira eletrônica. Agora, esses indivíduos vão responder pelo crime de organização criminosa, roubo majorado e, possivelmente, com o curso das investigações, por lavagem de capitais também”, informou.

    Outras pessoas envolvidas em roubo de cargas de combustíveis no Maranhão, suspeitas de integrarem a mesma organização, também já foram identificadas e terão pedido de prisão representado à Justiça. “Além desses presos, acreditamos haver outras pessoas envolvidas. Por isso, as investigações continuarão para que possamos chegar até elas e desarticular de vez esse grupo”, pontua o delegado geral da Polícia Civil do Maranhão.

    A segunda fase da Operação Tanque Cheio contou com o apoio operacional de policiais do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), Departamento de Combate a Roubo a Instituições Financeiras (DCRIF), Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD), Departamento de Operações Táticas Especiais (DOTE), Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT) e da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc).

    Operação Tanque Cheio

    A operação foi deflagrada, pela primeira vez, em julho do ano passado. À época, a Polícia Civil do Maranhão contou com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina, haja vista que um dos investigados estava residindo no município de Palhoça. Inclusive, ele é um dos que teve mandado de prisão preventiva cumprido nesta sexta.

    Naquela ocasião, as investigações levaram a 10 integrantes da organização, entre assaltantes e receptadores. Quatro pessoas, no entanto, foram presas mediante mandado de prisão temporária. Veículos de luxo, munições e celulares também tinham sido apreendidos.

    A investigação que motivou a operação se iniciou a partir do roubo de uma carga de combustível avaliada em, aproximadamente, R$ 105.000,00, da empresa Gilmar de Sousa Franco Eirele, ocorrido no dia 26 de janeiro de 2023, em São Luís.

    Fique por dentro

    Em 2023, o Maranhão foi o segundo estado do país com maior redução no índice de roubo de cargas, apontou o Mapa da Segurança, elaborado pelo Ministério da Justiça. O levantamento revelou que a redução, em relação a 2022, foi de 78%, saindo de 145 para 32 registros, um reflexo do trabalho que vem sendo executado pelo Sistema de Segurança Pública para combater este tipo de crime em todo território maranhense.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito Wallas Rocha e comitiva prestigiam a tradicional feira da agricultura familiar que bate recorde de participação em São Benedito do Rio Preto (MA)

    No dia 1º de maio, Dia do Trabalho, o prefeito Wallas Rocha e sua comitiva participaram de uma caminhada que registrou um número recorde de participantes. Mais de 1.500 pessoas percorreram as ruas do município em direção ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) de SBRP-MA.

    A gestão municipal vem trabalhando para fomentar a agricultura familiar e o produtor rural, agindo em parceria, oferecendo corte de terra, sementes, assistência técnica e participação em programas em nível municipal e estadual para compra garantida da produção, de modo que transforme a vida no campo dando oportunidade de crescimento e desenvolvimento social e econômico para esta e futura gerações.

    A programação foi repleta de atrações, exposição de produtos agrícolas e comidas típicas; danças folclóricas; concursos das quebradeiras de coco e de beleza; e o grande bingão de R$ 3.500,00, em três batidas.

    A gestão municipal vem trabalhando para fomentar a agricultura familiar e o produtor rural, agindo em parceria, oferecendo sementes, assistência técnica e participação em programas em nível municipal e estadual para compra garantida da produção, de modo que transforme a vida no campo dando oportunidade de crescimento e desenvolvimento social e econômico para esta e futura gerações.

    (SLZMA)

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    O levante popular do Cruzeiro do Anil contra Braide

    O prefeito de São Luís Eduardo Braide tem experimentado, desde que começou as suas intervenções de trânsito na região da Cohab/Cruzeiro do Anil, a revolta popular por conta de uma obra que não deu certo e piorou o engarrafamento na localidade. Mas ontem, ele viu se formar um levante que varou a noite contra a retirada de parte da Igreja de São Sebastião para dar lugar a um retorno.

    Prefeito Eduardo Braide

    As redes sociais do prefeito foram inundadas de críticas pela falta de diálogo de Braide com a população do bairro. A intervenção quase que ditatorial está sendo impedida por um motim de moradores que não aceitam que a centenária igreja seja alvo das máquinas do prefeito, principalmente para consertar um projeto mal-executado desde sua concepção.

    A pouco mais de 100 dias das eleições, Braide vê sua popularidade derreter com atos intransigentes que vão desde invasão de terrenos para construção de retornos, até blitz corriqueiras para tomar motos, principalmente daqueles que mais precisam, e multas por câmeras espalhadas por toda a cidade na sanha de arrecadação em pleno ano eleitoral.

    Surfando em uma aprovação que seus aliados fazem achar que ele tem, Braide escorrega quando confrontado com o povo que vive os problemas reais da cidade, não o faz de conta do Instagram do prefeito.

    E vai abrindo flancos perigosos de isolamento que podem custar a sua já difícil reeleição.

    (Jorge Vieira)

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Oportunidade: Grupo Equatorial Energia abre inscrições para o Programa Escola de Eletricistas 2024

    Em parceria com o Senai, programa de qualificação gratuita vai oferecer 450 vagas para cursos que visam formar profissionais para atuação no setor de distribuição de energia elétrica em seis estados.

    O Grupo Equatorial Energia abriu inscrições para a edição 2024 do programa Escola de Eletricistas, que oferece formação gratuita para quem deseja atuar no setor de distribuição de energia elétrica. Ao todo, são 450 vagas abertas, em seis estados, para os cursos que serão ministrados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai). O edital já está disponível no site escoladeeletricistaseqtl.com.br e as inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 02 de maio.

    A formação é direcionada para homens e mulheres maiores de 18 anos, que possuam diploma de conclusão de ensino médio e carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B definitiva, dentro do prazo de validade. As vagas serão abertas em 18 municípios dos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul e Goiás. Ao todo, serão disponibilizadas 25 vagas por turma, sem vínculo empregatício, a partir da aprovação em todas as etapas do processo seletivo

    De acordo com Alessandra Silvestre, o principal objetivo do projeto é preparar profissionais para ocuparem posição no setor de energia elétrica e contribuir para a transformação na vida das pessoas por meio da educação, geração de emprego e renda. “O projeto tem um impacto enorme na vida das pessoas, pois impulsiona e potencializa a empregabilidade dos participantes, promovendo a educação e qualificação profissional, para que as pessoas tenham chance de desenvolver o seu potencial, afirma Alessandra Silvestre, Superintendente de Atração, Desenvolvimento e Cultura.

    A qualificação possui carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112 horas de curso comportamental, que visa apoiar o aluno no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e estruturação do Projeto de Vida. A duração aproximada do programa é de quatro meses e, durante esse período, será ofertada uma ajuda de custo mensal para auxiliar o aluno na conclusão da formação.

    O processo seletivo será realizado em etapas, sendo todas de caráter eliminatório e/ou classificatório. A divulgação da lista de candidatos aptos para a realização da prova objetiva, tendo como critério o atendimento aos requisitos estabelecidos no Edital, será divulgada no site escoladeeletricistaseqtl.com.br de acordo com o cronograma previsto no Edital de cada município

    Etapas da seleção

    No Maranhão, as inscrições acontecem nos dias 02 de maio a 30 de maio de 2024 para São Luís e 02 de maio a 15 de julho de 2024 para as cidades de Bacabal e Balsas. Serão 75 vagas disponibilizadas, sendo 25 vagas por turma. Os links para inscrições serão disponibilizados nos canais de comunicação da Equatorial Maranhão e do SENAI. É importante salientar que as vagas são limitadas, nesse caso, o período de inscrições pode ser encerrado antes do previsto caso atinja o limite de 200 inscrições aptas por localidade.

    Os primeiros 200 inscritos aptos no processo seletivo da Escola de Eletricistas, serão convocados para a etapa da prova objetiva, desde que atendam aos critérios estipulados no edital. A prova objetiva será aplicada de forma on-line e ao vivo na plataforma do Microsoft Teams e avaliará conhecimentos de português e matemática dos candidatos. A datas de realização das provas consta no próprio edital. É necessário que o(a) candidato(a) tenha acesso à internet banda larga e o conhecimento de procedimentos simples para acesso ao ambiente virtual de inscrição e avaliações. O regulamento completo está disponível no site: escoladeeletricistaseqtl.com.br

    Resultados:
    Desde o início do projeto, em 2022, o Escola de Eletricistas já formou 1.134 novos profissionais para atuar no setor elétrico. Destes, 317 são mulheres. O presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, destaca a importância desta iniciativa, que contribui para a transformação na vida das pessoas e impulsiona a promoção do desenvolvimento social. “Estamos muito entusiasmados com esta iniciativa, pois visa não apenas criar oportunidades de emprego, mas também gerar renda ao capacitar novos profissionais para setor elétrico. Nosso objetivo é ir além do desenvolvimento técnico, incorporando também habilidades comportamentais essenciais e valorizadas no atual mercado de trabalho. Esta abordagem é fundamental para preparar esses futuros profissionais, garantindo que estejam prontos para integrar-se de forma imediata e eficaz ao mercado de trabalho”, afirma.

    A Trainee Técnico, Ana Leia Telles Dutra, como egressa do programa, conta sobre a mudança de sua vida após a qualificação. “O Escola de Eletricistas foi um divisor de águas em minha vida. Agradeço a Equatorial por essa oportunidade. Após a conclusão do curso novas portas se abriram para mim, participei de um processo seletivo e logo fui aprovada. Atualmente, trabalho na Equatorial Maranhão e me sinto realizada com o que eu faço. Trabalhar todos os dias para levar qualidade de vida por meio da energia é muito gratificante”, relata Ana Leia.

    Sustentabilidade – O Escola de Eletricistas é um programa que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o 4 que visa promover educação de qualidade, mas também atende aos Objetivos 1 (erradicação da pobreza), 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (redução das desigualdades), até 2030. Todos esses compromissos reforçam o objetivo maior do Grupo Equatorial em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e um futuro cada vez melhor.

    Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Mesmo com piso acima do nacional, Prefeitura de Paço do Lumiar propõe novo reajuste aos profissionais da Educação

    Após reunião com líderes da administração, a Prefeita Paula Azevedo(PCdoB) e a secretária de Educação Kênia Guimarães, lançaram nota oficial anunciando um novo aumento para os profissionais da Educação.

    O Projeto de Lei de nº 13/2024, que trata do tema será enviado para Câmara Municipal nesta sexta-feira(03). O PL vai garantir um reajuste de 3,62% na Tabela Nacional dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, com efeitos retroativos a 1º de janeiro deste ano.

    O novo reajuste reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização dos profissionais da educação em Paço do Lumiar. Desde 2020, a gestão tem implementado medidas para melhorar os salários dos educadores, incluindo aumentos significativos nos últimos anos. Em 2022, foi concedido um aumento impressionante de 33,24%, seguido por um adicional de 15% em 2023. Agora, em 2024, o Executivo propõe reajuste de 3,62%, demonstrando a contínua prioridade em valorizar o setor educacional.

    A prefeita Paula Azevedo enfatizou a importância de obter o apoio da Câmara Municipal para a aprovação deste projeto de lei. “O reajuste contribuirá significativamente para a valorização dos educadores e para o fortalecimento do sistema educacional do município,” declarou.

    É importante destacar que desde 2019, o piso salarial dos professores em Paço do Lumiar tem superado o piso nacional. Atualmente, o menor salário da categoria corresponde a R$ 5.122,76, garantindo uma remuneração justa e competitiva para nossos educadores.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Wellington do Curso solicita gratuidade no transporte para estudantes e concurseiros no dia da prova do CNU

    Na última terça-feira (30), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para fazer referência às indicações nº 457/2024 e 458/2024, de sua autoria. As solicitações foram protocoladas desde o dia 17 de abril e buscam garantir a gratuidade no transporte público no próximo dia 05 de maio aos candidatos inscritos no Concurso Nacional Unificado (CNU). As propostas foram encaminhadas tanto ao Governo do Estado quanto à Prefeitura de São Luís.

    Como fundamento, Wellington citou dificuldades financeiras enfrentadas por muitos candidatos e ressaltou que a gratuidade no transporte público já foi adotada em outras ocasiões, a exemplo do carnaval.

    “Encaminhei indicação tanto ao Governo do Estado quanto à Prefeitura solicitando que adotem providências para garantir a gratuidade no transporte público no dia 05 de maio. Tal ação tem como principal objetivo incentivar que as pessoas compareçam ao local de prova e que nenhuma dificuldade financeira seja capaz de impedi-las de participar do certame. Ressalto que em outras ocasiões tal medida já foi adotada, a exemplo do que aconteceu no carnaval”, disse Wellington.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Santa Rita: Dr. Hilton Gonçalo realiza a maior Festa do Trabalhador de sua gestão

    Na manhã da última quarta-feira (01), a Prefeitura de Santa Rita, sob comando do Prefeito Dr. Hilton Gonçalo, celebrou a maior festa do trabalhador de suas gestões.

    Organizada pelas Secretarias Municipais, o evento ocorreu no Centro de Convenções, com mais de 2 mil trabalhadores e trabalhadoras Santa-Ritenses.

    Na mesma manhã, o Prefeito Dr. Hilton, acompanhado da primeira dama Prefeita Fernanda Gonçalo, do Deputado Estadual Ariston, do Presidente do SEBRAE-MA Dr. Celso Gonçalo, vice-prefeito, secretários, vereadores e lideranças, entregaram a nova Base Descentralizada do SAMU de Santa Rita.

    Com mais de 200 prêmios para sortear entre os trabalhadores, música ao vivo, café da manhã, almoço, Gonçalo ainda anunciou ordens de serviço, a construção de um Aeroporto, aquisição de uma Escavadeira Hidráulica e um Carro Pipa para o município.

    Com mais de 80% de aceitação popular, Dr. Hilton iniciará agora no mês de abril, uma maratona de inaugurações por todo o município, que é destaque em construção de obras com recursos próprios no Maranhão.

    Com um trabalho exemplar, compromissado e destaque entre os políticos Maranhenses, Dr. Hilton segue fazendo uma gestão diferenciada em Santa Rita, e não terá dificuldade para eleger seu sucessor em outubro vindouro.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    É grave o estado de saúde da professora e fitoterapeuta Terezinha Rego, internada no UDI

    Com um quadro delicado de saúde e internada há aproximadamente uma semana no UDI Hospital, em São Luís,  a professora maranhense e fitoterapeuta Terezinha Rêgo está sedada. Ela foi vítima de queda da própria altura e sofreu uma trauma na face, além de ser diagnosticada com pneumonia.

    Professora Terezinha Rêgo

    Com 91 anos de idade, a docente, referência em pesquisas fitoterápicas, segue hospitalizada mas seu estado é considerado gravíssimo.

    Hoje, circularam notícias falsas sobre sua morte. Procurada por O INFORMANTE a família desmentiu o óbito.

    ( O Informante)

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.