O jornalista Marco Silva comemorou nesta quarta-feira (24) duas importantes vitórias judiciais contra tentativas de censura por parte de aliados do empresário Chiquinho FC. As decisões, proferidas em instâncias diferentes, reforçam o direito à liberdade de expressão e à informação.

A primeira decisão foi da Desembargadora Substituta Rosaria de Fátima Almeida Duarte, que derrubou uma liminar concedida pela 12ª Vara Cível de São Luís. A liminar havia determinado a retirada de oito postagens do site do jornalista, que tratavam de denúncias de rachadinhas no gabinete do deputado estadual Francisco Nagib. A desembargadora destacou que o direito à informação deve prevalecer e considerou que não há ilegalidade nas matérias publicadas.

A segunda vitória judicial ocorreu em um processo movido pelo partido Solidariedade, presidido por Roberto Cobel, aliado próximo de Chiquinho FC. O partido solicitou a exclusão de uma matéria sobre a doação de um caminhão novo, adquirido pela Codevasf, para o Instituto FC, de propriedade do empresário Chiquinho FC. O Juiz Eleitoral Iran Kurban Filho indeferiu o pedido do partido, garantindo mais uma vez a manutenção da publicação.

Essas decisões judiciais representam uma importante reafirmação do compromisso da justiça com a liberdade de imprensa e o direito da sociedade de ser informada sobre assuntos de interesse público.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTA DE ESCLARECIMENTO O Diretório Municipal do PRTB de Codó esclarece à população codoense que o ...
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) começou a julgar na tarde desta quarta-feira (02), as ...
De acordo com Dhebora, as agressões teriam ocorrido ao longo de várias horas, e o irmão ...
Jornalista, locutor e apresentador estava internado em um hospital em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, ...
Na noite desta quarta-feira (02), uma grande multidão tomou as ruas do povoado Ipu-Iru a “Capital ...
A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) publicou uma portaria que vai restringir a venda, ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.