São Luís ficou entre as cinco capitais da Região Nordeste que superou a meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde contra a gripe Influenza. Até sexta-feira passada (31), último dia da campanha, a capital maranhense conseguiu alcançar 91,37% do público-alvo, superando a meta prevista para o município que era de imunizar pelo menos 90% da população incluída entre os grupos prioritários.

O resultado positivo da vacinação na capital é fruto do trabalho intensivo de mobilização desenvolvida na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. Com a superação da meta, desde esta segunda-feira (3), a vacinação contra a gripe está disponível a toda a população da capital até o fim do estoque. Com a ampliação do serviço, quem não faz parte do público-prioritário também pode se vacinar contra a Influenza.

Numa comparação entre as nove capitais do Nordeste, São Luís ficou entre as cinco da região a atingir a meta, depois de salvador (96%), Recife (94,3%) e Maceió (94,2%). Na quinta posição vem Natal com 90,2%. As demais capitais nordestinas não cumpriram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

“Empreendemos muitos esforços para que a população que integra o grupo prioritário fosse imunizada e nossa meta não só foi alcançada como superada graças às estratégias realizadas por nossa gestão e o empenho e dedicação de toda a equipe de saúde da Prefeitura. Montamos postos volantes, realizamos dois Dias D e fizemos buscas ativas em escolas e também disponibilizamos vacinação domiciliar para quem tem dificuldades de locomoção. Tudo para proporcionar à população da capital mais prevenção e saúde”, disse o prefeito Edivaldo.

De acordo com dados da Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), São Luís ultrapassou a meta de cobertura vacinal em quase todos os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério. Na população de idosos, por exemplo, foram imunizados 85.237 pessoas de 79.874 previsto, ou seja, 106,71% de cobertura, número bem acima do que havia sido estabelecido. O mesmo pode ser observado no grupo de pessoas com doenças crônicas, como diabéticos e hipertensos, por exemplo. Nesse universo foram vacinadas 30.627 pessoas de 26.483 (115,65%).

Também o grupo de profissionais da educação teve resultado positivo na mobilização contra a doença, pois do total de 13.728 profissionais previstos foram imunizados 15.985 (116,44), ou seja, superou a meta estipulada para essa categoria. Número expressivo de vacinação foi conquistado também entre as mulheres puérperas com até 45 dias após o parto. Nesse grupo foram vacinadas 2.057 mulheres de um universo de 1.964 (104,74%).

A secretária municipal de Saúde em exercício, Natália Mandarino, comemorou o resultado obtido pela capital na mobilização nacional contra a gripe. “Com ações de conscientização e iniciativas pontuais para levarmos até a população-alvo a vacinação, alcançarmos o objetivo de proteger a nossa população contra a gripe. O prefeito Edivaldo, que não mede esforços no trabalho de prevenção à saúde da comunidade, mobilizou toda a rede de saúde para que pudéssemos encerrar a campanha com o êxito que obtivemos”, observou Natália Mandarino.

Com um universo de 232.955 pessoas vacinadas do total de 254.958 indivíduos pertencentes aos grupos prioritários em São Luís, a gestão do prefeito Edivaldo empreende agora esforços para vacinar todos que buscarem pelo serviço, disponibilizando nas 54 salas de imunização da rede municipal de saúde doses da vacina contra a gripe. A medida é uma determinação do Ministério da Saúde.

ESTRATÉGIAS

Para atingir os bons resultados da cobertura vacinal na capital, a Prefeitura de São Luís desenvolveu uma série de estratégias de atuação com iniciativas pontuais para abranger os públicos-alvos da campanha. Entre as ações executadas com essa finalidade estão a criação de postos volantes instalados em escolas, creches, órgãos públicos e em locais de grande concentração popular, como shoppings e bairros com densidade populacional, por exemplo.

Além dessas iniciativas, a Prefeitura também realizou Dias D municipal e nacional de vacinação contra a gripe, abrindo as salas de imunização da rede também nos dois sábados para oportunizar à população o acesso à vacina. Também ampliou as estratégias de atuação do serviço aos batalhões do Exército, policiais militares e bombeiros, que foram incluídos entre os grupos prioritários por determinação do Ministério da Saúde. A escolha do público prioritário no Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) por serem grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

INFLUENZA

Neste ano, até 11 de maio, foram registrados 807 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza em todo o país, com 144 mortes. Até o momento, o subtipo predominante no país é o vírus influenza A (H1N1) pdm09, com registro de 407 casos e 86 óbitos.

A vacina deste ano protege contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B. A contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.

A gripe Influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A e B. O vírus A está associado a epidemias e pandemias. É um vírus de comportamento sazonal e tem aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias, podendo haver anos com menor ou maior circulação do vírus. Habitualmente em cada ano circula mais de um tipo de influenza concomitantemente (exemplo: influenza A (H1N1)pdm09, influenza A (H3N2) e influenza B).

A influenza inicia-se em geral com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, por exemplo, necessitando de internação hospitalar. Devido aos sintomas em comum, pode ser confundida com outras viroses respiratórias causadoras de resfriado.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Blog do Antônio Marcos As guarnições da Força Tática (FT) e Agência Local de Inteligência (ALI) ...
A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que é irmã do também complicado ministro das Comunicações, ...
Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São ...
A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...
Imperatriz/MA - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 18/04/2024, no município de Imperatriz/MA, a OPERAÇÃO ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.