Qualquer pessoa, em qualquer área, precisa de um ponto de partida. Ninguém nasce sabendo, e mesmo depois de estudar, precisamos tirar nossas ideias da teoria e colocar em prática.

Imagem: freepik

Plataformas muito complexas tornam muito difícil a missão de praticar seu conhecimento, e plataformas pagas podem ser um desperdício de dinheiro caso não saiba como usá-las.

Para a área jornalística, muitas vezes se torna essencial conhecer alguns meios de produção, dentre eles, edição de vídeo, que por vezes é exigido na área, principalmente no início da carreira.

A área de jornalismo é um dos pilares da comunicação, transformando pessoas em profissionais que produzem conteúdos informativos.

Mesmo com as mudanças que vem passando devido à internet, o jornalismo ainda é de extrema importância para a população, divulgando aquilo que deve ser do conhecimento de todos, movimentando opiniões e ensinando que a vida sem informações imediatas é uma escuridão.

Pensando em você, jornalista que nos acompanha por aqui, e em todos com interesse em produzir vídeos, separamos 4 editores online e grátis que podem te ajudar a iniciar seus trabalhos:

Filmora

Filmora é uma plataforma de edição de fato para iniciantes. Com ferramentas e funções não muito complexas, fáceis de entender e rápidas de usar.

É gratuito e online, serve para diversas alterações, dentre elas cortar, unir, dividir, etc. Para aqueles que já fizeram uso do Movie Maker (software do Windows), ela irá parecer um

Serviços que não exijam muito detalhamento, o Filmora é a plataforma perfeita.

Canva

A famosa plataforma que usamos para edição de imagem, designs básicos e uso de imagens gratuitas, também possui o serviço de edição de vídeo.

Simples e prático, o Canva atrai profissionais e amadores para criar vídeos com edição de alta qualidade, sendo completo em suas funções mesmo servindo para iniciantes.

O Canva é grátis, mas possui a opção de serviço pago, que amplia as opções para os editores.

Invideo

A InVideo é mais uma plataforma que cumpre o que promete.

Completa em todos os quesitos, ela permite a criação e edição de vídeos de forma simples e rápida, além de ser um movie maker ideal para edição de entrevistas e documentários independentes criados pelos jornalistas.

Também possui uma biblioteca com milhares de vídeos que não estão sob direitos autorais, podendo ser usados para inspiração ou base em seu trabalho.

A Invideo é online e grátis, para aqueles que pretendem se lançar pela primeira vez no ramo, ou para os experientes que buscam ferramentas avançadas para um bom desenvolvimento.

Da Vinci Resolve

Online, grátis e simples. O Da Vinci Resolve pode servir para diversos objetivos em edição e criação de vídeo, tais como: vídeos pessoais, divertidos, profissionais e destinados para estudo ou ensino, ideal para professores.

A plataforma não requer experiência para ser usada, e auxilia caso falte criatividade com sua ampla biblioteca de vídeo-base.

O editor possui as versões gratuita e por assinatura.

Uma boa plataforma não é o suficiente

Tendo conhecido essas 4 plataformas interessantes para iniciar-se, é importante lembrar que usar a cabeça é parte fundamental de uma boa produção.

Usar sua criatividade, entender as ferramentas para poder usufruir de forma mais ágil, ter boas ideias em mente, são alguns pontos importantes que, juntamente com o uso de um bom editor de vídeo irão complementar seu desempenho e torná-lo sempre positivo.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.