“O ex-médico encontrado morto implantou silicone nas nádegas”, diz o Globo na edição de hoje, domingo, dia 24. “Ex-médico Jorge farah andava vestido de mulher antes de morrer, dizem os vizinhos”, emenda na capa o G1, um dos maiores sites de notícias do país. A grande imprensa nacional, inclusive a TV Globo ,deu cobertura total ao suicídio do médico Farah Jorge Farah, que cortou a veia femoral em sua casa, na zona sul do São Paulo. Se fosse no blog do Luis Cardoso…

 

Os números de suicídios no pais aumentam de forma surpreendente e o blog tem cobrado políticas públicas para a questão, como a instalação de Centro de Valorização a Vida, ao menos um em cada estado. No Maranhão, até hoje, nunca existiu.

Com o intuito de ajudar a prevenir e evitar as ações suicidas, ainda sim o blog tem sido criticado, inclusive por setores da imprensa local de que as publicações estimulam os gestos extremos. E mais: expõe a vida pessoal da vítima. E tem até que chegue ao absurdo de sustentar que as publicações podem levar a um suicídio coletivo, uma catástrofe.

Ora, os dois últimos idosos que se deram cabo à vida em um povoado em Grajaú, no dia 22 deste, nunca tiveram acesso às informações do blog. Talvez aos noticiários da TV Globo sobre suicídios de famosos.

Desde o dia (22 deste) em que o médico que esquartejou sua paciente e amante recorreu ao suicídio cedo da manhã, que os noticiários da grande imprensa nacional repercutem até hoje. E quase todos expondo a vida íntima da vítima. Se fosse o Blog do Luis Cardoso…

Existe uma convenção extra oficial no jornalismo que aconselha a não publicação dos suicídios, quando deveria apontar para uma abordagem menos dolorida às famílias. E deixa livre uns tais de chamados casos especiais, geralmente os de celebridades.

Enquanto isso, o número de mortes por suicídios cresce no Maranhão, os casos de depressão não são tratados como doença, e o poder público finge que se sensibiliza com o problema.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.