A prefeita de Presidente Sarney, Valéria Moreira, orientada por sua equipe médica, foi pioneira no enfrentamento ao coronavírus na região da baixada. Adotou como regra desde o início de março o protocolo do Ministério da Saúde.

Preventivamente, aos primeiros sintomas da Covid, fez a distribuição de kits de medicamentos com ivermectina, zinco, vitamina D, azitromicina e anti térmico a todos os pacientes. Após testados positivamente, também garantiu aos integrantes dessa família assistência, medicamentos e monitoramento diário. Esses fatores esses permitiram uma demanda bem menor por leitos hospitalares.

Agora, com contaminação comunitária em pleno crescimento nas cidades menores, adotou o sistema de Mutirões de Saúde.

O objetivo é ir em busca dos pacientes e acionou todos os integrantes das 09 equipes de Saúde da Família e num trabalho conjunto, consultam, fazem exames laboratoriais, batem raio X, fazem ELetro Cardiograma e distribuem kits de medicamentos de combate ao vírus. São esses fatores que irão inibir em muito o processo de transmissão comunitária num espaço de tempo bem mais curto se não forem adotadas essas medidas preventivamente, o que certamente levará o frágil sistema de saúde dos municípios ao colapso.

Com essas medidas, aquisição de equipamentos, medicamentos, gratificação aos servidores e a compreensão e colaboração da população está sendo possível esse enfrentamento com consequências bem mais amenas. A prefeita conta ainda com o apoio de seu esposo, o ex deputado Penaldon Jorge, à frente da pasta da saúde interinamente.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.