A Prefeitura de Santa Rita celebrou com o Hospital Universitário, um convênio para ofertar um canal de comunicação para ajudar no enfrentamento do novo coronavírus. Trata-se de um Chatbot (robô de conversação), que é um assistente que interage com as pessoas por meio de mensagens de texto automatizadas. O programa chamado de Sofia (antigo NUTS ), está sendo instalado em Santa Rita em parceria com a UFMA.
De acordo com o prefeito Hilton Gonçalo, “iremos fazer a comunicação online entre as UBS´s e o Hospital Municipal de Santa Rita e a UFMA, aqui já poderá ser acessado pelo link, onde facilitará as pessoas entenderem o problema do vírus”, explicou.
A equipe de desenvolvimento do NTS HUUFMA, desenvolveu o SOFIA Bot, ferramenta na modalidade de chat bot (conversa com robô) para, a partir dos sintomas dos pacientes, elaborar uma classificação de risco para com COVID19. A ferramenta encontra-se no endereço: http://sofia.huufma.br/chatbot e está disponível para a população em geral, para todo o Brasil.
O Sofia, além de fazer a classificação de risco, orienta se o paciente deve permanecer em casa, se deve procurar uma UBS ou uma UPA de acordo com o risco presumido. Nos dois últimos casos, a ferramenta também oferece a localização das referidas unidades de saúde (UBS ou UPA), no “Google maps” com a possibilidade de elaborar rotas para chegar até a unidade mais próxima do seu endereço.
“Ciente do nosso papel social nessa pandemia, solicitamos que divulguem para o maior número de pessoas, com a certeza de que essa ferramenta poderá evitar aglomerações nas unidades de saúdes do pais trazendo tranquilidade para os que a usarem”, argumentou Hilton Gonçalo.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.