Promovida pela equipe de Residência Multiprofissional em Neonatologia do Governo do Estado, a programação contou com palestras e mesa-redonda; a unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Em São Luís (MA), o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos é referência em atendimento materno-infantil e garante assistência especializada em neonatologia. Na terça-feira (19/11), o auditório da unidade recebeu profissionais, pesquisadores e estudantes de saúde para debater o tema do cuidado interdisciplinar com bebês prematuros no II Seminário da Prematuridade.

A prematuridade ainda é o principal fator de óbito de muitos recém-nascidos no mundo. O hospital dispõe da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso, o Método Canguru, que melhora a qualidade da atenção prestada à gestante, ao recém-nascido e sua família, e conta com equipe multiprofissional que garante atendimentos aos bebês nascidos prematuros regulados pela Rede Estadual de Saúde, com Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidado Intermediário Convencional (UCINCo) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).

O seminário contou com a participação de profissionais da unidade que atuam diretamente na assistência neonatal e convidados que debateram práticas e saberes sobre temas interdisciplinares. Entre os temas foram discutidas a atenção emocional nos cuidados com o bebê que nasce antes do tempo esperado de gestação, com fala da psicóloga Alice Parentes; as intervenções em neuroproteção, com a enfermeira Luciana Melo; a prevenção de hipotermia, com a médica Marynea Vale; aplicabilidade de colostroterapia, com a enfermeira Iranildes Costa; controle da dor com medidas não-farmacológicas, com a terapeuta ocupacional Ana Polliane Ribeiro, e os efeitos da oxigenoterapia em recém-nascidos pré-termo, com a fisioterapeuta Melissa de Almeida.

Para o diretor do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Edson Cunha, a humanização da assistência no ambiente neonatal é uma prática da equipe da unidade. “O bebê prematuro precisa ter essa atenção especializada, com a presença dos pais. É uma atenção compartilhada entre os profissionais de saúde e a família”, afirmou.
O bebê que nasce prematuro é atendido inicialmente na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Depois, segue para Unidade de Cuidado Intermediário Convencional (UCINCo) onde as mães acompanham a dieta e outros cuidados até o bebê ganhar peso. Por fim, a terceira etapa é Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), onde são estimulados o vínculo materno e o desenvolvimento completo do bebê.

Roama Paulo, coordenadora da Residência Multiprofissional em Neonatologia, explica que o objetivo do evento é trocar informações sobre a importância da prática multiprofissional no ambiente neonatal que tem garantido mais qualidade de vida aos bebês nascidos prematuros. “Este é o segundo seminário que realizamos também em alusão ao Mês da Prematuridade. O cuidado multidisciplinar tem garantido mais sucesso no atendimento pós-parto do bebê. Mais de 340 mil partos prematuros são realizados no Brasil. É um índice muito alto e cada vez mais aperfeiçoamos essa assistência, com uma tecnologia mais leve e com menos impacto para a saúde do bebê”, disse Roama.

Gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Juvêncio Mattos é uma das unidade de saúde que recebe profissionais residentes que integram o Programa de Residência Multiprofissional com Atenção em Neonatologia do Governo do Estado. Selecionados por meio de processo seletivo público, 12 profissionais de saúde, nas áreas de Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia integram o programa, com orientação de preceptores e carga horária de 60 horas semanais. Em dois anos, os residentes passam por um circuito de assistência neonatal que inicia no pré-parto e passa pelo parto, centro cirúrgico, UTI Neonatal, cuidados intermediários, follow-up e atendimento na Unidade Básica de Saúde. Além do Juvêncio Mattos, integram o programa as Maternidades de Alta Complexidade do Maranhão e Benedito Leite e o Centro Ninar.

Mês da Prematuridade – Novembro é considerado o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade e 17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade. O objetivo é alertar sobre o crescente número de partos prematuros, como preveni-los e informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade.

A programação do Mês da Prematuridade prossegue com atividades nos dias 21 e 22 de novembro. Na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão será promovido o Curso de Sensibilização do Método Canguru de atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso. O evento contará com exposição dialogada, problematizações de casos, atividades práticas, oficinas de cuidados e uma plenária.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.