Foram realizados 75 atendimentos, com testes de PSA, glicemia, aferição de pressão, teste rápido de sífilis e pesagem; a unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

No Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro (MA), usuários e colaboradores têm à disposição, durante todo o mês de novembro, atividades de prevenção ao câncer de próstata e informações sobre o autocuidado e saúde integral do homem. A abertura da programação, que marca o Novembro Azul, foi realizada na quarta-feira (13/11) e prossegue com ações até dia 22.

Gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a unidade oferece, durante a campanha, o exame de PSA para câncer de próstata, como explica a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital, Nayhane Cunha. “Esse ano a gente conseguiu estender a oferta desse exame para os acompanhantes, funcionários e pacientes homens, a partir dos 50 anos de idade”, disse.

O teste de PSA (sigla em inglês para Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata em tradução para o português) serve para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. O exame mede a concentração dos antígenos no sangue para verificar a presença dessa e de outras doenças. Ele só é recomendado após consulta médica. A forma mais comum do diagnóstico ainda é o exame de toque retal.

Além dos testes, diariamente, a equipe da unidade de saúde leva orientações com a distribuição de material informativo, com dados sobre o que é o câncer de próstata, os riscos e formas de prevenção. Cada participante recebe um laço azul simbolizando a adesão à campanha. Ao todo foram realizados 75 atendimentos somente na abertura da campanha, incluindo testes de glicemia, aferição de pressão, teste rápido de sífilis e pesagem.

“A campanha Novembro Azul é também uma oportunidade para que os homens possam mudar hábitos de saúde e prevenir doenças, para além do câncer de próstata. Por esse motivo, incluímos os outros testes incentivando a importância da alimentação saudável, prática de atividades físicas e evitar o consumo excessivo de fumo e álcool”, destacou a coordenadora de enfermagem, Luize Melo.

Dia D – A unidade de saúde vai promover, nesta terça-feira (19), o Dia D da campanha, que tem como tema “Homem seja consciente, cuide-se!”. Pela manhã, serão realizados testes, orientações e solicitação de exames a serem realizados ao longo da semana. À tarde, a programação inclui uma palestra sobre saúde do homem e prevenção do câncer de próstata com a enfermeira Fernanda Landwy. Na quarta-feira (20), as atividades prosseguem com palestra sobre o tema. E nos dias 21 e 22 de novembro serão realizadas coletas de exames PSA.

O câncer de próstata é o segundo mais frequente em homens, no Brasil, após os tumores de pele. O objetivo da campanha é conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde porque, estatisticamente, são mais vulneráveis às doenças, sobretudo no que se refere a enfermidades graves e crônicas.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O vereador Magno aliado de primeira ordem do pré-candidato a prefeito de Tuntum, Cleomar Tema criticou ...
Um comentário inesperado nos corredores da Assembleia Legislativa trouxe à tona os bastidores da política maranhense ...
O Instituto Inop apresenta nesta quinta-feira, 28 de março, novos números da corrida eleitoral para a ...
Difusora Segundo o Caged, o estado fechou fevereiro com saldo negativo de -1.220 empregos com carteira ...
São Luís/MA - Na manhã desta quinta-feira (28), data em que a Polícia Federal comemora os ...
Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.