Unidade recebe crianças reguladas pela Rede Estadual de Saúde e ampliou os serviços com atendimento ambulatorial pós-cirúrgico; o hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Crianças com cardiopatia congênita assistidas pelo Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), na capital maranhense, têm à disposição o acompanhamento regular ambulatorial, após a readequação dos serviços oferecidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica Pediátrica. O acompanhamento é uma etapa posterior ao procedimento cirúrgico e inclui consultas e monitoramento da saúde dos pacientes.

Gerenciado pelo Instituto Acqua Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o hospital é referência em atendimentos de média e alta complexidade. Na estrutura da UTI Cardiológica Pediátrica, os usuários contam com cinco leitos para atendimento a crianças com cardiopatia congênita e quatro leitos de atendimento geral.

Maria Cecília Ferreira Pereira, de 1 ano e 2 meses, foi a mais recente criança a ter alta do hospital, nesta terça-feira (19/11). Com quatro meses de idade ela foi diagnosticada com a cardiopatia congênita mais comum, que é a Comunicação Interventricular (CIV), caracterizada por uma abertura ou orifício na parede (septo) que divide os ventrículos (câmaras que bombeiam o sangue) direito e esquerdo. Assim, permite a passagem do sangue de uma câmara a outra, quando este fluxo não deveria existir.

“É uma cardiopatia muito comum, como se fosse um buraquinho dentro do coração, no qual o cirurgião faz a correção com a inclusão de um retalho. A recuperação é bem tranquila e rápida. Após uma semana ela volta para o retorno ao ambulatório, depois no mês seguinte, e continua o acompanhamento a cada três meses com cardiopediatra clínico”, explicou a coordenadora médica da UTI, Natália Moreira.

O procedimento cirúrgico foi realizado no dia 5 de novembro. “Ela primeiro foi internada em outro hospital e veio encaminhada para cá, por conta do serviço da UTI cardiológica. Só que no dia previsto para a cirurgia ela teve gripe e não pôde operar. Internamos novamente no dia 16 de outubro”, falou Rosiane Ferreira Pereira, mãe de Maria Cecília.

Atendimento humanizado – Mãe e filha são moradoras do município Governador Eugênio Barros, distante 365,9 km da capital maranhense. No leito de terapia intensiva, as duas permaneceram juntas 24 horas em quarto privativo. Na mudança para enfermaria, as crianças encontram outras famílias em convivência durante o período de internação. A rotina compartilhada promove encontros e amizades. Outras duas crianças também tiveram alta no mês de outubro na UTI cardiológica pediátrica.

O Hospital Dr. Carlos Macieira conta com quatro Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para adultos e crianças. Até outubro deste ano, mais de 1.160 pessoas passaram por internação nas UTI’s. O trabalho de melhoria na humanização da assistência é acompanhado por uma comissão específica, formada por colaboradores da unidade de saúde, que implantaram o serviço nas UTI’s, com o propósito de tornar estes ambientes um lugar de inclusão do acompanhante nos tratamentos dos pacientes.

A Comissão de Humanização acompanha as visitas e informa os procedimentos de orientação dos acompanhantes. Uma cartilha produzida pelo Instituto Acqua é distribuída a partir das 7h30 da manhã, diariamente, aos acompanhantes. Nela, constam informações sobre o que os acompanhantes podem fazer dentro da UTI e em casos de emergência e urgência.

“Nosso trabalho é construir com o paciente e o acompanhante uma aliança terapêutica, tornando a UTI um espaço de cura com tecnologia de ponta. Pesquisas confirmam que a presença do acompanhante reduz os sintomas da ansiedade e distúrbios mentais que podem surgir na internação”, finalizou Rosiane Pinheiro Campos, presidente da Comissão de Humanização do HCM.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.