Ação integrou colaboradores e usuários com a oferta de serviços de beleza, palestra sobre o diagnóstico precoce em prevenção ao câncer de mama e a coleta de exames citopatológicos

As unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde no Maranhão têm promovido neste mês diversas atividades em alusão à campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama. No Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, no município de Pinheiro, serviços de embelezamento, coleta de exames e palestra integraram atividades nos dias 18 e 22 de outubro.

Consultoria de beleza, serviços de maquiagem, limpeza de pele e sorteio de brindes incentivaram usuários e colaboradores a cuidar também da autoestima. “Achei interessante a gente se maquiar porque se sente outra pessoa, mais renovada”, disse a estudante Samia Raquel Barros Costa, 28 anos, em tratamento médico na unidade.

Já a funcionária do setor de Ouvidoria do hospital, Caroline Karla Cruz Peixoto, 34 anos, ressaltou que as atividades não promovem somente ações de cuidado e bem-estar e que a campanha tem foco na prevenção. “Outubro Rosa é importante para valorizar primeiro a saúde da mulher e incentivar para que elas possam se prevenir, resgatando esse lado sensível e incentivando a todos fazerem seus exames, valorizando o indivíduo”, refletiu.

As atividades foram organizadas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital que conta com uma equipe multidisciplinar. De acordo com a coordenadora do NEP, Nayhane Ferreira Cunha, a programação mobiliza sensibilização. “Levamos informações sobre o autocuidado e também formas de prevenção ao câncer de mama, por meio de consultas, coleta de preventivo e palestra”, disse Nahyane.

Palestra e exames – Com o tema “A importância do diagnóstico precoce”, a mastologista Vanessa Pollyanna Campos levou informações sobre o que é o câncer de mama, dados estatísticos, sinais e sintomas. Segundo a especialista, quanto mais cedo se tem o diagnóstico, mais são as chances de tratamento e cura da doença.
“O diagnóstico precoce é o ponto chave da campanha. Quando a doença é descoberta no início chega a 95% de chances dessa paciente ter cura”, falou Vanessa Campos.

As usuárias e colaboradoras do Hospital Dr. Jackson Lago participaram de consultas com a médica, especializada em mastologia, além de exames e ultrassonografias. Ao todo, durante a ação, foram realizadas 60 consultas, 28 ultrassonografias e 55 mamografias.

Gerenciado pelo Instituto Acqua, o hospital oferece consultas e exames regulares aos pacientes da região da Baixada Maranhense. “Nós incentivamos nossos pacientes a realizarem a mamografia aqui mesmo na unidade, a partir dos 40 anos. Temos disponível ainda os serviços de ultrassonografia e realizamos também a cirurgia de tumores benignos. Os caso mais complexos são encaminhados para a rede especializada no tratamento de câncer”, finalizou a especialista.

Outubro Rosa – Com o tema “Transforme seu amor próprio em cuidado e prevenção”, as unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua organizaram atividades para intensificar o alerta sobre cuidados que o público feminino deve adotar para realização de exames preventivos no combate ao câncer de mama. No dia 31 de outubro será oferecido um mutirão de mamografia, das 8h às 17h.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que é irmã do também complicado ministro das Comunicações, ...
Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São ...
A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...
Imperatriz/MA - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 18/04/2024, no município de Imperatriz/MA, a OPERAÇÃO ...
São Luís/MA - A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 18/04, a Operação Hygeia, com ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.