Unidade atende 13 municípios da região; atenção materno-infantil praticada pelo hospital é referência para a Organização Pan-Americana da Saúde

Colaboradores, direção, equipes de enfermagem, médicos, pacientes e acompanhantes comemoraram, nesta sexta-feira (20/09), os dois anos de funcionamento do Hospital Regional de Balsas (MA), além de mais de 630 mil atendimentos realizados. A unidade é referência na oferta de serviços de saúde para 13 municípios da região sul do estado. Uma programação especial com corte de bolo e presença de autoridades estaduais e municipais, além de depoimentos de acompanhantes de pacientes atendidos pela unidade, marcou a data.

A diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, destacou a relevância da data e o empenho dos colaboradores nos dois anos de prestação de serviços de saúde. “Quando entramos no Hospital Regional de Balsas notamos o brilho nos olhos de cada colaborador em atender e prestar este serviço à população. O Instituto Acqua  agradece a todos pela oportunidade de concretizarmos essa parceria que tem salvado vidas. O sorriso e o depoimento de cada paciente motivam e nos fortalece nessa defesa pelo SUS. Vamos sempre ofertar serviço com qualidade”, pontuou.

Referência – Em dezembro de 2018, a unidade tornou-se referência no atendimento às gestantes ao conseguir atingir marca de 365 dias sem registrar morte materna. Desde o período, várias instituições como Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Instituto Acqua, Prefeitura, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e Conselho de Secretários de Saúde (Conass) têm trabalhado em conjunto e adotado de forma periódica estratégias para fortalecimento à mulher.

Os resultados desse trabalho que prioriza a qualidade de vida da mulher têm reflexo ainda nos dias de hoje. O parto da terceira filha de Glécia Rodrigues Alves, 21 anos, moradora de Balsas, realizado na madrugada do último dia (19/09), exemplifica o cuidado e acolhimento das equipes do Hospital Regional de Balsas. A paciente explica como foi o atendimento e que sentia dores ao dar entrada no hospital.

“Cheguei com 9 centímetros de dilatação e fui logo atendida. Aqui no Hospital Regional de Balsas os profissionais de saúde são ótimos e atendem super bem, com muito amor e carinho”, contou a mãe da pequena Rayssa Manuella, de apenas dois dias.

Números – Desde a inauguração, em setembro de 2017, a unidade realizou 633.642 atendimentos entre consultas médicas, de enfermagem, procedimentos ambulatoriais, partos, mutirões, cirurgias e internações. Os procedimentos ambulatoriais somam 151.669, enquanto consultas realizadas pela equipe multiprofissional foram 149.942. Os Serviços Auxiliar e Diagnóstico e Terapia (S.A.D.T) fecharam agosto em 273.647 e consultas médicas em 40.246.

No ano de 2018, os números também são positivos. Durante todo o ano passado foram 380.596 atendimentos dos mais diversos tipos, sendo 86.420 procedimentos  ambulatoriais, 101.894 consultas realizadas pela equipe multiprofissional, S.A.D.T com 159.649 e consultas médicas chegaram a 22.434.

“Temos nesses dois anos vários avanços, entre os quais podemos destacar. Ficamos mais de 400 dias sem óbitos maternos e 60 dias sem óbitos neonatais. Chegamos a realizar 23 partos em um único dia. O Regional de Balsas foi o primeiro da região a ser inaugurado com quartos PPPs (pré-parto, parto e pós-parto), tudo  para que possamos sempre avançar no cuidado e acolhimento de nossas gestantes e demais pacientes.  Nosso intuito é servir com acolhimento humano e avançando sempre”, destacou o diretor-geral Eliabe Wardeley da Silva Aguiar.

A recepcionista Lívia Kelly Castro Silva, 39 anos, expressou o sentimento dos funcionários em integrar  a equipe  do regional de Balsas. “A recepção é o coração do hospital. Pela recepção passa tudo, desde a gestante ao idoso que requer muito cuidado e atenção. Me sinto muito orgulhosa em fazer parte dessa equipe que formamos no hospital, do porteiro ao auxiliar de serviços gerais procuramos atender bem para que nossos clientes se sintam bem”, recordou a colaboradora que trabalha na unidade há 1 ano e 10 meses.

Prestigiaram o evento o vice-prefeito de Balsas Celso Henrique Soraya Limar, diretora do Hemonúcleo de Balsas, além de vereadores, representantes da sociedade civil,  fornecedores e colaboradores de vários setores.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.