Tua saúde

A gripe é uma doença causada por vírus que gera sintomas como dor de garganta, tosse, febre, nariz escorrendo, podendo interferir no dia-a-dia da pessoa.

O tratamento para a gripe pode ser feito com o uso de remédios indicados pelo médico, no entanto há maneiras de aliviar os sintomas mais rapidamente, sendo as 7 principais dicas:

1. Ficar de repouso

Ficar em repouso é essencial para diminuir os sintomas da gripe e do resfriado, pois permite que o corpo use toda a sua energia para combater a doença. Fazer qualquer atividade física quando se está doente diminui as defesas do corpo, aumenta o risco de exposição a outros agentes infecciosos e retarda a cura.

2. Beber muitos líquidos

Os líquidos, especialmente a água, são ainda mais importantes se a gripe causar febre, uma vez que poderá ocorrer desidratação. Além do mais, os líquidos, como sucos de fruta, chás, vitaminas e sopas, podem proporcionar os nutrientes necessários quando a pessoa está muito doente e não consegue comer.

3. Usar remédios

Caso existam muitos sintomas, o médico pode recomendar o uso de alguns medicamentos, como Aspirina ou Ibuprofeno, para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação.

4. Fazer gargarejos com água e sal

Os gargarejos com água e sal ajudam a diminuir o desconforto e inflamação da garganta que podem acontecer na gripe, além de serem eficazes na remoção de secreções ali presentes.

5. Aumenta a umidade do local

Aumentar a umidade do local em que se está, como no quarto ou em uma sala de estudo, por exemplo, ajuda a diminuir o desconforto da tosse e do ressecamento do nariz. Para isso, basta deixar um balde com água no cômodo.

6. Usar bolsa de água quente

Em alguns casos, pode haver também dor muscular, por isso, utilizar uma bolsa de água quente sobre os músculos ajuda a diminuir o desconforto muscular, pois ajuda a relaxar os músculos devido à vasodilatação que provoca.

7. Aquecer os pés

Mergulhar os pés em água morna ajuda a diminuir as dores de cabeça e o nariz entupido.

Ao seguir estas dicas é possível diminuir de forma significativa os sintomas da gripe. Apesar da gripe ser uma doença simples, não se deve demorar a tomar as providencias necessárias para combatê-la, pois pode haver complicações. Além de seguir as dicas, um médico deve ser consultado para a intervenção mais adequada ao paciente.

Confira no vídeo a seguir algumas dicas para combater mais rápido a gripe:


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.