Semana Municipal de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial promovida pela gestão do prefeito Edivaldo se estende até sexta-feira nas unidades de saúde da capital

Quem chega nesta semana para qualquer atendimento em unidades municipais de saúde como o Centro de Saúde Dr. Paulo Ramos tem a oportunidade de aferir a pressão logo na entrada. A iniciativa faz parte das atividades da Semana Municipal de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, que foram intensificadas nesta quarta-feira (24), data escolhida pelo Centro de Saúde Dr. Paulo Ramos como Dia D da ação. A iniciativa é incentivada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, que ao longo da gestão vem concentrando investimentos e esforços para a melhoria dos serviços públicos de saúde.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, enfatiza que a Semana Municipal de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é mais uma iniciativa de cuidado com a saúde do cidadão ludovicense na área da atenção básica. “A gestão do prefeito Edivaldo vem investindo nos serviços públicos de saúde e há um trabalho especial na área da atenção primária. Ações como essa da Semana Municipal de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial integram  um conjunto de estratégias desenvolvidas para a prevenção de doenças, ampliando os cuidados voltados à saúde da população”, ressaltou o secretário.

Até esta sexta-feira (26), Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial, outras 53 unidades da rede municipal de saúde estão promovendo rodas de conversa, dinâmicas e outras atividades educativas com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde. Também nas unidades de saúde estão sendo realizados procedimentos para rastreamento de pessoas que, mesmo sem sintomas aparentes, apresentam alterações na pressão arterial.

A coordenadora da Saúde do Adulto e do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Kardene Rodrigues, explica a proposta das atividades da Semana Municipal de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. “É importante que as pessoas cultivem o hábito de verificar a pressão, considerando que a hipertensão arterial é uma doença crônica e silenciosa. Com essas ações, conseguimos alcançar as pessoas que possuem a doença, mas que ainda não foram diagnosticadas, além de ampliar o alcance das orientações para a prevenção da doença”, disse a coordenadora.

A lavradora Rosenilce Santos, 45 anos, estava passando pelo Centro de Saúde Dr. Paulo Ramos e resolveu verificar a pressão. “É mais uma oportunidade para a gente cuidar da saúde. Hoje, minha pressão deu normal, mas faço sempre esse acompanhamento, pois às vezes ela dá alterada. A minha preocupação é manter esse cuidado e uma ação como essa ajuda a gente que não tem como estar sempre no posto de saúde”, contou.

Também na unidade de saúde que atende não só moradores do Centro e bairros vizinhos, como também pessoas de toda a São Luís, foram realizadas palestras sobre a importância dos hábitos saudáveis para a prevenção da doença. “O nosso foco é especialmente na prevenção e no diagnóstico precoce. Tentamos enfatizar o quanto as atividades físicas e uma boa dieta são importantes para evitar a doença. Essa orientação é rotina na unidade, mas em uma ação como essa conseguimos alcançar e reunir um público maior”, disse a palestrante e enfermeira da estratégia de Saúde da Família, Carmen Santos.

Dados do E-SUS apontam que, em 2018, foram atendidos individualmente, nas unidades básicas municipais, 65.171 pessoas com problemas relativos à hipertensão arterial. As estatísticas mostram ainda que, de 1º de janeiro deste ano a 31 de março último, foram feitos 13.612 atendimentos voltados para diagnóstico de hipertensão.

“Esse é um trabalho contínuo, permanente nas unidade de saúde. No Paulo Ramos, faz parte da rotina das nossas equipes de estratégias de Saúde da Família. Mas é através de ações como essa que conseguimos alertar a população e atrair a atenção para a importância dos cuidados”, conta a diretora geral do Centro de Saúde Dr. Paulo Ramos, Ana Emília Castelo Branco.

TRATAMENTO

Caso seja detectada a pressão alta no procedimento de aferição e haja suspeita da doença, é sugerido ao paciente o acompanhamento da pressão por sete dias. No caso de diagnóstico de hipertensão, será aplicado tratamento à base de medicamentos, associado à terapia não medicamentosa (TNM), que envolve medidas nutricionais, prática de atividades físicas, suspensão do uso do fumo e controle do estresse, dentre outras ações que ofereçam ao paciente condições de viver com mais qualidade.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neto Ferreira A deputada estadual Mical Damasceno (PSD) reagiu mal ao tomar conhecimento da nota do ...
Blog O Estado O empresário e pré-candidato a prefeito de Paço do Lumiar Fred Campos bloqueou ...
Ato, organizado pela Fetaema, em ação conjunta com todos os 214 sindicatos filiados à entidade, contou ...
Mandado de busca e apreensão foi cumprido na cidade de Grajaú/MA; Grajaú/MA. A Polícia Federal deflagrou, na ...
O fato é triste e preocupante, mas São Luís tem dois dias sem vacina para a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.