A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta quinta-feira (14), no Plenário Nagib Haickel, sessão solene em homenagem aos 50 anos de criação da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM). O deputado César Pires (PSD), autor da proposição, presidiu a solenidade, que contou, também, com a presença dos deputados Roberto Costa (MDB) e Zito Rolim (PDT).

Presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão, Gilberto Câmara

Compuseram a mesa dos trabalhos o procurador geral de Justiça do Estado do Maranhão, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau; o presidente da AMPEM, Gilberto Câmara França Júnior; o vice-presidente da AMPEM, Reinaldo Campo Castro Júnior, e o presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Maranhão (ADPEMA), Cristiano Matos de Santana.

Em defesa da democracia

Foto Divulgação

César Pires fez um breve histórico da trajetória de luta da AMPEM e ressaltou o trabalho da atual gestão, comandada por Gilberto Câmara. “A Ampem é um agente da democracia e tem participado de todas as lutas e conquistas do Ministério Público brasileiro. Parabenizo a todos que fizeram e fazem dela uma trincheira de luta na defesa e construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária. Que siga firme em sua trajetória”, salientou.

Por sua vez, Eduardo Jorge destacou a importância da entidade para a valorização e o fortalecimento da categoria. “A AMPEM é forte porque defende nossos promotores de justiça. É uma entidade mais do que necessária para a garantia do cumprimento da missão do Ministério Público no Estado Democrático de Direito”, acentuou.

Agradecimento e reconhecimento

Foto Divulgação

O presidente da AMPEM, Gilberto Câmara, disse ser motivo de júbilo receber a homenagem e o reconhecimento da Assembleia. “Nossa gratidão ao Parlamento Estadual. Somos uma entidade vitoriosa porque temos a sociedade do nosso lado. Somos fortes porque temos lutado juntos. Temos um histórico de lutas e conquistas efetivas em defesa dos direitos humanos. A AMPEM será mais forte na medida em que nos mantivermos unidos. Temos ajudado a distribuir a justiça para a sociedade maranhense”, salientou.

O procurador de Justiça aposentado Raimundo Ferreira Marques, um dos fundadores e ex-presidente da AMPEM, destacou a importância da iniciativa da Assembleia. “O reconhecimento da Assembleia a esse órgão, que é a AMPEM, representa o respeito e consideração ao trabalho do Ministério Público Estadual”, pontuou.

“Essa iniciativa entrelaça as instituições estaduais e reconhece o trabalho prestado pelo Ministério Público em favor do Maranhão. Sentimo-nos orgulhosos e agradecidos pelo reconhecimento da Assembleia, que é uma parceria de todas as horas do nosso trabalho”, afirmou o promotor aposentado, Celso Corrêa Pinho.

A AMPEM tem feito um brilhante trabalho em prol do Ministério Público e, consequentemente, em favor da sociedade maranhense. Não poderíamos deixar de prestar essa merecida homenagem”, afirmou Zito Rolim.

Roberto Costa enfatizou o papel fundamental desempenhado pela Ampem em defesa dos interesses e dos direitos do povo maranhense e a parceria que sempre manteve com o Poder Legislativo Estadual.

História da AMPEM

A Associação do Ministério Público do Maranhão (AMPEM) foi fundada em 4 de janeiro de 1971 por um grupo de aguerridos promotores e promotoras de justiça, procuradores e procuradoras. Dentre eles, Helena Barros Heluy, Aderson Carvalho Lago, Dionisio Rodrigues Nunes, Néa Bello de Sá e José Bento Nogueira Neves.

Seu primeiro presidente foi José Bento Nogueira Neves, no biênio 1971/1972. Desde então, 19 presidentes e suas diretorias comandaram a entidade, sendo quatro mulheres.

A Ampem é uma entidade representativa da classe dos membros do Ministério Público Estadual e tem por finalidade, dentre outras, promover a defesa judicial e extrajudicial dos interesses e direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos de seus associados e defender os interesses gerais do Ministério Público.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.